5 dicas de gestão para administradoras de condomínios
Executar a gestão de uma administradora de condomínios de forma eficaz não é tarefa fácil. Muitas vezes, essa tarefa pode ser complicada e exaustiva.
Atender clientes, lidar com os colaboradores, cuidar das finanças, buscar formas de alavancar as vendas, analisar a concorrência... tudo isso faz parte do dia a dia.
Além disso tudo, é preciso cuidar para que os serviços atendam os padrões de qualidade necessários para garantir a satisfação do cliente.
Executar tantas atividades pode parecer uma tarefa quase impossível. Por isso, hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas que vão ajudar a descomplicar processos de gestão nas administradora de condomínios.
Índice:
- 1. Faça um bom planejamento
- 2. Mensure os resultados
- 3. Conheça muito bem os seus clientes
- 4. Valorize os seus colaboradores
- 5. Invista na melhoria contínua dos seus serviços
1. Faça um bom planejamento
O primeiro passo para conseguir gerenciar a sua administradora de condomínios é estabelecer um planejamento estratégico. Um planejamento é uma ferramenta de gestão que vai mapear o caminho para atingir objetivos em sua empresa.
Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna:
O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.
Funciona como um roteiro que contemplará as seguintes as respostas para as seguintes perguntas:
- Onde a sua empresa está?
- Aonde você quer chegar?
- Quais as ações necessárias para cumprir essa jornada?
Quando a estratégia que a sua administradora de condomínios deve seguir for estabelecida, será possível definir um plano de ação, os responsáveis pela execução do plano e quais recursos serão necessários para atingir as metas que você deseja alcançar.
2. Mensure os resultados
Estabeleça indicadores e defina metas que auxiliarão a gerenciar com mais eficiência os serviços prestados, analisar o desempenho e traçar planos de trabalho.
Os indicadores devem contemplar principalmente a área de vendas, finanças, sucesso do cliente (atendimento) e os colaboradores.
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3. Conheça muito bem os seus clientes
Em relação aos clientes, é preciso saber quem são e quais são suas preferências. Depois disso, é preciso classificar estes clientes em grupos que possuam semelhanças.
Para isso, tente coletar informações relevantes sobre os condôminos de cada condomínio, como:
- Classe social;
- Faixa etária;
- Localização;
- Necessidades;
- Desejos;
- Medos;
- Frustrações;
- Hábitos de compra.
Enfim, todas as informações que possam ajudar a identificar um perfil de cliente ideal dentro da carteira de clientes da sua administradora de condomínios.
Essa organização permitirá que o seu relacionamento com o cliente seja personalizado. Assim, você poderá oferecer soluções adequadas às necessidades de cada um deles.
Lembre-se que oferecer um tratamento exclusivo na prestação de serviços será um diferencial que pode fazer a sua administradora se destacar da concorrência.
4. Valorize os seus colaboradores
Invista em cursos e treinamentos, promova o bem estar e proporcione um ambiente agradável e participativo para as pessoas que trabalham em sua administradora de condomínios.
Além disso, tente adotar ações que façam com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa. E não estamos falando de motivação financeira.
O dinheiro é um motivador de curto prazo e não garante uma satisfação plena no ambiente de trabalho.
Separamos algumas medidas simples de serem aplicadas, mas que serão fundamentais para fazer a sua equipe se sentir motivada e valorizada:
- Agradeça seus funcionários: Pode parecer óbvio, mas um simples obrigado é uma ótima maneira de reconhecer quando um trabalho foi realizado.
- Peça por favor: Pedir a um colaborador educadamente para realizar uma tarefa terá uma resposta muito melhor do que mandar fazê-la.
Converse com seus colaboradores: Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso atravessar a fronteira entre o social e o pessoal para ter uma conversa amigável. Um bate-papo de corredor sobre qualquer assunto, que não seja trabalho, já mostrará aos funcionários que você não está apenas interessado nas tarefas que eles realizam.
- Desenvolva um plano de carreira: Os trabalhadores tendem a se sentir desvalorizados quando não enxergam nenhum futuro em sua carreira. Sendo assim, um plano de carreira ajudará a direcionar essas pessoas a manterem seus objetivos e se sentirem valorizadas.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, mais de 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego, mesmo em tempos de crise.
5. Invista na melhoria contínua dos seus serviços
Um dos maiores desafios de uma administradora de condomínios é que os serviços oferecidos, muitas vezes, não são algo tangível.
Portanto, oferecer um serviço inovador é uma ótima forma de fidelizar clientes e construir um diferencial competitivo para sua administradora.
Sendo assim, busque sempre aperfeiçoar o seu conhecimento e ficar atento às tendências para o mercado de condomínios para aplicar na sua empresa.
Gestão nas administradoras de condomínios
Como você pôde observar, gerenciar uma administradora de condomínios pode ser um grande desafio.
Afinal, será necessário entender não apenas sobre o mercado, vendas ou relacionamento com o cliente, mas da gestão de todas as áreas da empresa.
Por isso, saber a melhor forma de gerenciar uma administradora de condomínios e conseguir agregar valor aos serviços que você oferece será fundamental para alcançar o sucesso.
Por fim, separamos um vídeo que também vai te ajudar bastante. Assista:
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