5 tendências para condomínios em 2021
Redigido por Redação uCondo
Confira quais são as principais novidades para o mercado de condomínios
Nesse post, você irá conferir todas as principais tendências para o mercado de condomínios em 2021.
As tendências para condomínios em 2021 variam desde mercados, até as principais tecnologias que estão inovando e transformando a vida dos moradores, entregando mais praticidade, comodidade e segurança.
Confira a lista abaixo:
1 - Mercados em condomínios
Antes, ter um mercado em condomínio era algo difícil de imaginar, mas hoje a tendência avançou e ganhou espaço com a pandemia. Poder contar com uma loja de conveniências no próprio condomínio, se tornou uma ótima alternativa nesse momento de isolamento social e essa tendência promete crescer ainda mais entre os condomínios em 2021.
Um exemplo do sucesso nesse segmento de mercados em condomínios, foi a startup Market4U, que em fevereiro de 2020 instalou sua primeira unidade em um condomínio em Curitiba e hoje se encontra em crescimento exponencial, ampliando seu negócio para outros Estados.
Entre os produtos do mercado, estão disponíveis desde carnes a bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de alimentos perecíveis e não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e até mesmo sorvete.
A empresa instala as unidades em cada condomínio, com projetos personalizados de acordo com o espaço disponível e os moradores conseguem comprar diversos produtos do dia a dia, tendo essa comodidade disponível 24h por dia.
O modelo de autosserviço dispensa a necessidade de funcionários no local e facilita o processo de compra através de um aplicativo, onde os moradores podem realizar o pagamento.
E o melhor: o síndico não precisa se preocupar com nada, pois a startup fica responsável pelo controle de estoque, que é realizado automaticamente através do aplicativo, além da reposição de produtos e a limpeza do local.
2- Energia solar em condomínios
O uso de energia solar finalmente se transforma em realidade para condomínios residenciais e comerciais. A energia solar além de ser uma alternativa mais sustentável, também contribui para a redução do valor da conta de luz em condomínios.
Vantagens:
- Redução da conta de luz em condomínios
- Valorização do imóvel
- Facilidade para conseguir financiamento com bancos
- Baixa necessidade de manutenção
De acordo com o portal Síndiconet, um condomínio com despesa de R$ 2 mil por mês em energia elétrica, teria que investir cerca de R$ 80 mil em energia solar. A instalação do sistema de energia solar se pagaria em 4 anos e geraria energia pelos próximos 25 anos.

3 - Portaria remota em condomínios
A pandemia aumentou a busca por soluções como portaria remota para condomínios.
Em tempos de isolamento social, a portaria remota se tornou uma alternativa mais segura para os moradores, uma vez que o serviço é realizado remotamente.
A tecnologia substitui colaboradores presenciais: porteiros e agentes de segurança e dessa forma, aumenta a segurança e reduz custos.
Condomínios com esse sistema possuem vigilância 24 horas e contam com o controle de portaria e garagem, tudo realizado de forma remota. Condomínios que implantaram a solução, chegaram a reduzir cerca de 50% da taxa condominial.
4 - Economia colaborativa em condomínios
A economia colaborativa amplia o acesso a patrimônios e serviços, sendo um modelo alternativo de consumo sustentável, que vem ganhando força nos últimos anos.
No caso dos condomínios, os novos empreendimentos estão seguindo essa nova tendência de modelo de consumo e investindo em espaços como coworking e lavanderia compartilhada.
A economia colaborativa em condomínios vai além e ainda busca divulgar o serviço de profissionais autônomos dentro do condomínio. Para isso, síndicos estão implantando o uso de app para condomínios, que permite divulgar esses serviços com facilidade e sem ruídos.
Saiba mais sobre o app para condomínio.
5 - App para condomínio
Um app para condomínio permite centralizar toda a parte financeira e de comunicação do condomínio.
Conheça abaixo alguns dos benefícios de usar um app para condomínio:
Avisos: os grupos de WhatsApp estão trazendo muitos riscos para a gestão de condomínios, inclusive, está crescendo o número de processos por conta do seu uso: saiba mais. Por esse motivo, síndicos optam pelo uso de um app para condomínio exclusivo, para evitar ruídos na comunicação.
Com um app para condomínio, é possível selecionar para quem enviar os avisos: todo o condomínio, apenas um bloco, apartamento ou morador específico.
Reservas: com um app para condomínio, os moradores têm autonomia na hora de reservar áreas comuns do condomínio.
Todas as datas e horários, assim como as regras, ficam disponíveis no app e a taxa é cobrada automaticamente na taxa condominial do próximo mês.
Chamados: para síndicos que enfrentam problemas com reclamações de moradores em horários inoportunos, um app para condomínio é a solução ideal!
No app para condomínio todos os chamados são formalizados e centralizados na plataforma e os moradores podem inserir sugestões, reclamações, dúvidas, manutenções ou solicitações e ainda acompanhar o status do atendimento com facilidade.
Automação financeira para condomínios:
Gerenciar o financeiro do condomínio é provavelmente a atividade que mais tira o sono de muitos síndicos. Por isso, a automação financeira é a tendência que mais cresce no mercado de condomínios.

Um app para condomínio tem muitas vantagens:
- Boletos registrados em até 2 segundos;
- 0 tarifas para emissão e alteração de boletos;
- 2ª via automática de boletos;
- Planilhas atualizadas em tempo real: balancete, extrato, composição de receitas, inadimplentes, adimplência, acordos, demonstrativo financeiro, comprovantes de despesas e consumos;
- CRM exclusivo para controle de inadimplentes
- E muito mais!
Síndicos e administradoras de condomínios estão apostando nessa tecnologia para melhorar a comunicação com moradores, além de facilitar todo o processo de gestão do condomínio.
Clique e conheça o app para condomínio.