Como abrir uma administradora de condomínios? Confira aqui os primeiros passos.
Como em qualquer negócio, para abrir uma administradora de condomínios, será necessário muito trabalho e dedicação, além de uma estratégia vencedora.
Por isso, neste artigo, vamos compartilhar com você os primeiros passos para te ajudar a montar uma administradora de condomínios de sucesso.
Confira!

Primeiros passos para abrir uma Administradora de Condomínios
1. Faça uma pesquisa de mercado
Existem mais de 550 mil condomínios no Brasil e para cada um deles, é bem provável que exista alguém que está perdendo a cabeça e precisando da sua ajuda.
Isso quer dizer que o mercado para administradoras de condomínios no Brasil está repleto de oportunidades!
Sendo assim, os dados coletados na pesquisa de mercado ajudarão você a identificar oportunidades, descobrir em quais serviços se concentrar no começo e quanto cobrar por eles.
Além disso, com a ajuda da tecnologia certa, você poderá criar uma administradora de condomínios de grande sucesso e ter clientes em qualquer lugar do Brasil.
Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para você que está pensando em abrir uma administradora de condomínios.
2. Invista em conhecimento
Se você deseja abrir uma administradora de condomínios, precisará ter bastante conhecimento sobre o mercado.
Pensando nisso, criamos uma lista de cursos e livros que vão te ajudar antes de criar uma administradora de condomínios.
Cursos
Formação de Síndico Profissional e Gestão de Condomínios - Unieducar
O curso online certificado Formação de Síndico Profissional e Gestão de Condomínios tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem como Síndicos Profissionais de Condomínios.
Formação de Síndico Profissional - Sindiconet
Esse curso online SíndicoNet proporciona ao aluno conteúdo teórico e prático dos principais conceitos de administração condominial de acordo com a legislação vigente.
Você aprenderá a fazer a gestão de equipes de trabalho, organizar o regulamento interno do condomínio e elaborar planos de manutenção e modernização das áreas comuns.
Livros

Revolucionando o condomínio
Com as informações presentes nesta obra, o síndico, mesmo iniciante, será capaz de realizar uma gestão mais eficiente, tranquila e segura. Já os moradores terão condições de avaliar se a administração está sendo eficaz e se a legislação que envolve o condomínio está sendo cumprida.

Ser síndico não é padecer no condomínio
Elaborada por advogados especialistas com larga experiência profissional, a presente obra é indispensável para todos aqueles que se interessam pelas questões que envolvem esse importante assunto.

Os dez mandamentos de uma gestão predial: Desvendando os segredos e os bastidores da administração de condomínio
Com conteúdo inédito dos demais autores do gênero, esta obra é de extrema importância na aprendizagem e conhecimento nas áreas prediais, sendo uma contribuição relevante aos leitores em geral.

Quórum no condomínio: o poder do voto nas assembleias
Novo aliado de gestores e moradores de condomínio, esta obra única no mercado reúne, de maneira didática, informações úteis sobre QUORUM em condomínio.

Gestão de condomínio: direto ao assunto
Com conteúdo de fácil compreensão, tem sua aplicabilidade identificada com formulários que servem de referência, respondendo eventuais dúvidas que são comuns a quem não possui familiaridade com a linguagem das áreas de administração, contabilidade e finanças.

Facilitador do condomínio: versão simplificada da legislação condominial
Uma nova maneira de explicar a legislação do condomínio, reunindo 36 diferentes leis que trazem regras sobre condomínios.
Além dos cursos e livros, pode ser interessante buscar um bom mentor na hora de criar a sua administradora de condomínios.
Os anos de experiência de um síndico profissional, por exemplo, serão uma fonte de aprendizado muito valiosa.
3. Defina um posicionamento de marca
O posicionamento de marca diz respeito à maneira como a sua administradora de condomínios será percebida pelo seu público-alvo, influenciando diretamente em suas estratégias de marketing.
O objetivo é fazer com que a sua administradora de condomínios se destaque no mercado, com base na percepção do consumidor.
Por isso, o foco da estratégia deve estar na percepção dos potenciais clientes.
Para te ajudar a definir um posicionamento para sua administradora de condomínio, separamos algumas perguntas para você refletir:
- Quem é sua persona (seu cliente ideal)?
- Quais problemas sua administradora de condomínios vai resolver?
- Qual será a proposta de valor da sua administradora?
- Quais serão seus diferenciais em relação à concorrência?
- Como você quer que sua administradora seja reconhecida?
Depois de responder estas perguntas, você precisará desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.
Isso inclui a criação de um logotipo e um slogan para o seu negócio.
Você usará isso em todos os seus materiais de divulgação, incluindo seu site, banners, redes sociais, cartões de visita, panfletos e papelaria.
4. Estabeleça networking
A chave para o sucesso em qualquer mercado é conhecer, de forma estratégica, o máximo de pessoas possível.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é se envolver com grupos e associações que estão direta, ou indiretamente, relacionadas ao mercado de condomínios.
Confira alguns dos principais portais e associações exclusivas para administradoras de condomínios:
ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios
ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
Além do networking, fazer parte destas comunidades ajudará você a se manter atualizado com as notícias do mercado.
5. Conte com a ajuda de um software de gestão para administradoras de condomínios
Imagina ter que se comunicar com centenas de condôminos, fazer a gestão financeira dos condomínios, solicitar manutenções e ainda realizar outras milhares de tarefas todos os dias.
Não dá pra fazer tudo isso de forma 100% manual, como era antigamente.
Você, provavelmente, precisaria abdicar de muitas coisas para dar conta de tudo. Além disso, sua administradora estaria limitada aos condomínios da sua cidade.
Será que valeria a pena todo esse esforço?
A boa notícia é que já se foi o tempo em que as administradoras de condomínios tinham que arquivar tudo em um espaço físico, ou se limitar a atender clientes locais.
Agora, você pode gerenciar sua administradora de condomínio de seu computador ou smartphone.
Com o sistema de gestão para administradora de condomínios uCondo é possível atender clientes de qualquer lugar do Brasil.
Além disso, os mais de 30 recursos disponíveis no aplicativo ajudarão você a economizar tempo e dinheiro, pois otimizam e automatizam processos, permitindo que você gerencie vários condomínios com eficiência, mesmo com uma equipe pequena.
Assim, ao abrir a sua administradora de condomínios, você não estará limitado a prospectar clientes apenas da sua cidade.
Como você já deve ter percebido, abrir uma administradora de condomínios de sucesso exigirá muito trabalho, mas mais do que isso exigirá estratégia. E a verdade é que não dá pra pensar em estratégia quando o seu tempo está 100% focado no operacional.
Se você estiver muito ocupado fazendo seu negócio funcionar, quem fará ele crescer?
Baixe um guia exclusivo que preparamos para mostrar o passo a passo completo sobre como criar uma administradora de condomínios lucrativa do zero.
