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Como motivar a equipe de vendas em sua administradora de condomínios?

Uma equipe de vendas motivada é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Para administradoras de condomínios, é fundamental que a equipe de vendas esteja motivada.


Afinal, o desempenho do time de vendas impacta diretamente nos índices de produtividade e lucratividade da sua administradora. Além disso, a equipe reflete o espírito da empresa e de como ela está sendo administrada.


Sendo assim, motivar os colaboradores que atuam na área comercial garantirá que eles trabalhem com satisfação, determinação e comprometimento. O resultado disso é uma administradora de sucesso, com boa lucratividade.


Então, como incentivar os colaboradores da sua administradora a vender mais e melhor?


Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas de como manter a sua equipe de vendas sempre motivada. Confira!

Índice:


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Benefícios da motivação para o time de vendas em administradoras de condomínios


A motivação dos colaboradores é um dos principais combustíveis para o sucesso de empresas em qualquer segmento, principalmente no setor comercial.


Um membro desmotivado pode ter problemas de produtividade e ainda influenciar negativamente o clima organizacional da empresa.


Portanto, empresas devem estar atentas a motivação dos colaboradores, porque uma equipe motivada trás diversos benéficos:

Diminuição da rotatividade


Colaboradores motivados vão se sentir mais satisfeitos e produtivos, dessa forma, não terão uma inclinação grande para procurarem outras oportunidades de emprego.

Aumento da produtividade


Motivação e produtividade andam juntas. Profissionais que se sentem motivados definitivamente serão mais produtivos e confiantes, além de se empenharem mais para alcançar resultados cada vez melhores.

Maior proatividade 


Um colaborador motivado adota uma postura positiva e prestativa, passando a atuar de forma mais eficiente em seu ambiente de trabalho.


Como você pode ver, existem diversas vantagens de investir na motivação das pessoas que trabalham em sua administradora.


Contudo, a real dúvida é como motivar sua equipe de vendas de modo a conquistar melhores resultados.


Dicas de como motivar a equipe de vendas da sua administradora de condomínios

1. Estabeleça metas inteligentes


Definir metas pode parecer uma tarefa simples, mas demandam muita observação, estudo e planejamento. Uma meta mal planejada pode ser muito ineficiente.


A melhor forma de fazer isso é elaborando uma meta SMART. Este é um método de definição de metas que se baseia em cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).


A inicial de cada um destes fatores forma o termo SMART, que em inglês significa inteligente.


Agora que você já sabe o seu significado, vamos falar um pouco mais sobre cada um destes 5 critérios.

Específica (Specific)


Os objetivos precisam ser específicos para suas metas terem o impacto que você deseja em sua administradora de condomínios. Desta forma, os envolvidos terão um maior entendimento do que se trata.


Portanto, para garantir que uma meta será específica, você precisa tentar responder algumas perguntas:


  • o que eu quero alcançar com essa meta?

  • quem será ou quem serão os responsáveis por ela?

  • onde ela será realizada?

  • como ela será conquistada?

  • por que ela precisa ser seguida?

Fazendo isso, ficará claro para a equipe de vendas da sua administradora o que eles precisarão fazer e a importância deles para o sucesso da empresa.

Mensurável (Mensurable)


Segundo Peter F. Drucker, um dos pais da administração moderna:


Se você não pode medir, não pode gerenciar.


Sendo assim, uma meta inteligente precisa ser capaz de ser medida e avaliada, periodicamente, a partir de indicadores. Assim, será possível acompanhar o desempenho de todas as ações realizadas.


Para isso, ela deve responder às seguintes questões:


  • Qual é o resultado previsto?

  • Quanto tempo será necessário para alcançar esta meta?


Desta maneira, os membros da equipe de vendas da sua administradora de condomínios terão informações valiosas para a gestão do tempo e dos resultados.

Atingível (Attainable)


Apesar de parecer óbvio, muitas empresas acabam estabelecendo metas que são quase impossíveis de serem alcançadas.


Quando isso acontece, o efeito que gera é exatamente o oposto. Porque em vez de se sentirem incentivados, a sensação será de desmotivação por parte da equipe comercial.


Portanto, ao estabelecer uma meta, verifique se ela envolve as seguintes perguntas:


  • Com base no histórico da administradora, a meta é possível de ser batida?


  • Os colaboradores também acreditam que a meta é atingível? 



Desta forma, você precisará fazer uma análise para entender se o resultado esperado realmente é possível dentro do prazo determinado ou se é necessário reavaliar a meta.

Relevante (Relevant)


A partir da definição da meta e seus responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados. 


Uma meta relevante deve envolver os principais números da empresa, como o faturamento, total de clientes e lucro.


Ao envolver indicadores fundamentais para o crescimento do negócio, devem ser tratadas como prioridade. 


Sendo assim, as metas do setor comercial são algumas das mais relevantes para a sua administradora de condomínios.


Temporal (Time based)


O último critério que você precisa definir para uma meta inteligente (SMART) é o tempo.

Você precisará determinar um um prazo para que as metas estabelecidas sejam cumpridas. Desta forma, facilitará a análise dos resultados e o alinhamento da equipe de vendas. 

Sem um prazo predeterminado, a realização das metas ficará indefinida.

Por isso, quando for estabelecer uma meta usando o método SMART é necessário informar o período em que as ações necessárias para o atingimento das metas serão executadas.

Agora que você já sabe como estabelecer metas inteligentes para motivar a equipe de vendas em sua administradora, vamos para as próximas dicas.

2. Ofereça benefícios 


Recompensar a equipe de vendas pelas metas alcançadas é uma ótima maneira de incentivá-los a continuar desempenhando um bom trabalho.


Porém, ao contrário do que muitos pensam, o incentivo financeiro não é a única forma de motivar uma pessoa. Portanto, procure conhecer as necessidades dos seus colaboradores para que você possa oferecer benefícios mais assertivos.


3. Forneça feedbacks construtivos


É muito importante para o vendedor saber se ele está no caminho certo ou se ele precisa melhorar.


O mais comum em muitas empresas, é oferecer feedbacks apenas quando é identificado algum problema ou quando uma meta não é atingida.


Porém, isso deve ser feito da melhor maneira possível. Ao destacar os pontos negativos, dê também uma dica de melhoria para que o colaborador se desenvolva e se torne mais produtivo.


Mas lembre-se que feedbacks positivos também são uma forma de incentivar e reconhecer uma equipe de vendas. Ao destacar os pontos positivos, demonstre como aquela meta foi fundamental para a empresa.


4. Crie oportunidades de desenvolvimento


Dê oportunidades para que os vendedores aprimorem suas habilidades e se desenvolvam na carreira.


Treinamentos e cursos são uma boa forma de promover esse desenvolvimento. Outra forma que pode ser muito interessante é elaborar um plano de carreira em sua administradora de condomínios.


Sem dúvida, os colaboradores se sentirão muito mais motivados se conseguirem enxergar um futuro para poderem crescer em sua profissão.

Conclusão


Por mais importantes que sejam os resultados, sem a motivação das pessoas que fazem parte da equipe de vendas da sua administradora, as chances de sucesso serão muito pequenas.


Por isso, saber como incentivar uma equipe de vendas deve ser um dos principais objetivos da sua empresa. Afinal, sem colaboradores engajados e satisfeitos, muito provavelmente nenhuma meta será alcançada.


Assim, se você deseja expandir o seu negócio, nunca deixe de focar nas pessoas que fazem ele acontecer. 


No final das contas, o maior patrimônio da sua empresa são seus colaboradores.


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Postado em  

July 3, 2023

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