Tempo estimado de leitura:

Comunicado aos moradores: como melhorar a comunicação no condomínio?

Na hora de dar um aviso importante e urgente, o síndico ou gestor de um condomínio precisa de um sistema eficiente e efetivo. Isso é essencial para melhorar a comunicação em todo tipo de condomínio.

Por exemplo: um sinistro acabou contaminando a caixa d’água e, por consequência, toda a água consumida pelo seu condomínio.

O síndico precisa comunicar todos os condôminos e garantir que eles estejam cientes da situação.

Qual a solução para este problema? Acompanhe o novo post do blog uCondo para entender como resolver esse e qualquer problema de comunicação no seu condomínio.

Índice:

emitindo um comunicado aos condôminos pelo notebook
Saiba como fazer um comunicado aos condôminos de forma eficiente.



Qual a forma de comunicação dos moradores do prédio?

Os moradores de um condomínio utilizam várias formas de comunicação para interagir entre si e com a administração do condomínio. 

As formas mais comuns de comunicação em um condomínio incluem:

  1. Grupos de Mensagens: Muitos condomínios têm grupos de mensagens em aplicativos como WhatsApp, Telegram ou outros, onde os moradores podem trocar informações, discutir questões do condomínio e se manter informados sobre eventos e avisos.

  1. Quadro de Avisos: Um quadro de avisos físico ou digital em áreas comuns pode ser usado para compartilhar informações relevantes, comunicados da administração e eventos.

  1. E-mails: A administração do condomínio pode enviar e-mails para os moradores com atualizações, notícias importantes e informações sobre eventos.

  1. Livro de Ocorrências: Alguns condomínios possuem um livro de ocorrências onde os moradores podem registrar reclamações, sugestões ou problemas relacionados à manutenção e infraestrutura do condomínio.

  1. Redes Sociais: Alguns condomínios podem ter grupos em redes sociais ou fóruns online onde os moradores podem interagir, compartilhar informações e discutir assuntos do condomínio.

  1. Aplicativos de Condomínio: Existem aplicativos projetados especificamente para condomínios, que permitem que os moradores entrem em contato com a administração, agendem áreas comuns, acessem documentos e muito mais. O melhor exemplo é o app uCondo.

A forma de comunicação em um condomínio pode variar com base nas preferências dos moradores, nas práticas da administração e nas tecnologias disponíveis. 




O que é essencial para uma boa comunicação?

A comunicação é a base de todas as relações. Na gestão de um condomínio, existem diversas situações em que uma boa comunicação representa o começo da resolução de qualquer tipo de problema.

Ao emitir um comunicado para os moradores de um prédio, é importante considerar os seguintes pontos:

  1. Identificação clara: é importante que o comunicado seja emitido por uma fonte autorizada e que seja claramente identificada, de modo a garantir a confiabilidade da informação.

  1. Objetividade: o comunicado deve conter apenas informações relevantes e necessárias, sem exageros ou detalhes desnecessários.

  1. Clareza: é importante que o comunicado seja redigido de forma clara e concisa, de modo a ser compreendido facilmente por todos os moradores.

  1. Respeito: o comunicado deve ser redigido de forma respeitosa e considerando os direitos e as necessidades de todos os moradores do prédio.

  1. Ações necessárias: o comunicado deve especificar quais são as ações necessárias a serem tomadas pelos moradores em relação à informação transmitida.

  1. Prazos: caso sejam necessárias ações a serem tomadas pelos moradores, é importante especificar os prazos para que elas sejam realizadas.

  1. Contato: o comunicado deve conter informações de contato para que os moradores possam entrar em contato com a fonte do comunicado caso tenham dúvidas ou precisem de mais informações.

Leia também: Como fazer lives no seu condomínio?



Como emitir um comunicado para o condomínio?

Emitir um comunicado para o condomínio pode ser feito de várias maneiras, dependendo das preferências e das ferramentas de comunicação disponíveis no condomínio.

Com o tempo, o síndico pode fazer testes para entender qual meio utilizado é mais efetivo. Além disso, ele pode explorar diversas opções e combinar diversos meios para obter mais sucesso ao entregar uma mensagem.

Existem algumas maneiras de emitir um comunicado para os moradores de um condomínio e podemos dividir os comunicados em três tipos: impressos, sonoros e digitais.

Comunicados impressos

  • Utilize o mural do condomínio: Muitos condomínios possuem um mural onde é possível colocar avisos e comunicados para os moradores. Se esse for o caso do seu condomínio, basta escrever o comunicado e fixá-lo no mural.
  • Entrega de folhetos: Outra opção é imprimir folhetos com o comunicado e entregá-los pessoalmente nas residências dos moradores.

Comunicados sonoros

  • Utilize o sistema de som do condomínio: Alguns condomínios possuem um sistema de som que permite emitir comunicados para todos os moradores. Se esse for o caso do seu condomínio, basta gravar o comunicado e reproduzi-lo pelo sistema de som.
  • De porta em porta: O síndico pode apelar para a forma mais antiga de se entregar um comunicado: batendo de porta em porta e contando com o popular “boca a boca”. Neste caso, aumenta a chance do conhecido “telefone sem fio”, já que a comunicação verbal está mais suscetível a ruídos.
  • Utilize o interfone: Para prédios que possuem interfone, é possível realizar uma ligação para cada morador. Por este meio, é possível avisar todos os moradores que estão em seus apartamentos e que atenderem o interfone.

Comunicados digitais

  • Envie um e-mail: Outra opção é enviar um e-mail para todos os moradores do condomínio. Para isso, é preciso ter uma lista de e-mails de todos os moradores.
  • Utilize um aplicativo de mensagens: Se o seu condomínio possui um grupo de mensagens no aplicativo WhatsApp, por exemplo, é possível enviar o comunicado por lá.
  • Utilize um aplicativo de gestão: A opção mais eficiente, com certeza, é utilizar um aplicativo de gestão condominial. Pelo app uCondo, por exemplo, é possível centralizar a comunicação com os condôminos e garantir que a mensagem seja entregue (leia abaixo).

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo e entenda como tornar a comunicação mais eficiente no seu condomínio:




Como comunicar uma emergência?

Para exemplificar a importância de um sistema eficiente e efetivo, vamos pensar em uma situação hipotética.

Um sinistro no terraço do prédio acabou contaminando a caixa d’água e todo o seu conteúdo. A água, que é consumida por todos os moradores, segue nos canos e chegando nos apartamentos.

Só fechar o registro geral e os registros individuais de cada unidade não basta, já que a água que está nos canos não é mais potável e precisa ser descartada. 

O prédio tem 23 andares e 138 apartamentos. Os meios impressos não são instantâneos e nem todo mundo ficará sabendo. O sistema de som atinge apenas as áreas comuns. Indo de porta em porta, o comunicado pode levar muito tempo.

Entre todas as opções citadas acima, apenas o software de gestão condominial pode atingir todos os moradores em instantes.




Como fazer uma comunicação eficiente?

Para tornar a comunicação no condomínio totalmente eficiente, o síndico ou administradora precisará contar com a ajuda da tecnologia.

Com acesso ao app uCondo, por exemplo, o síndico acessa a aba “Avisos”, clica em “enviar aviso”, seleciona um bloco específico ou todos o condomínio, acrescenta a mensagem e em poucos segundos, todos os moradores selecionados são notificados do problema.

O síndico ou gestor ainda pode acrescentar uma imagem do problema, explicando a situação com o auxílio de uma “ilustração real”.

A notificação é enviada para todos os aparelhos cadastrados no aplicativo uCondo e em poucos minutos, todos ou a grande maioria já terá ciência do problema.




Quais os principais comunicados do condomínio?

A situação acima é hipotética e representa um caso em que o comunicado é urgente, representando a eficiência do sistema.

A mesma funcionalidade do app uCondo também é efetiva para situações cotidianas, tornando claras e transparentes todas as ações realizadas no dia a dia.

Confira alguns exemplo onde a mesma funcionalidade pode ajudar a gestão:

  • Reunião ou Assembleia: um comunicado informando a data, hora e local de uma reunião ou assembleia de condomínio, assim como o assunto que será discutido.
  • Mudança: um comunicado informando sobre mudanças que serão realizadas no condomínio, como reformas, instalação de novos equipamentos, etc.
  • Evento: um comunicado informando sobre eventos que serão realizados no condomínio, como festas, churrascos, etc.
  • Emergência: um comunicado informando sobre situações de emergência no condomínio, como incêndios, vazamentos, etc., e as medidas que devem ser tomadas pelos moradores.
  • Cobrança: um comunicado informando sobre cobranças de taxas condominiais, multas, etc. O lembrete da data de vencimento das faturas também ajuda a reduzir a inadimplência.
  • Regras ou regulamento: um comunicado informando sobre alterações no regulamento do condomínio ou lembrando aos moradores sobre regras existentes.
  • Segurança: um comunicado informando sobre medidas de segurança que estão sendo implementadas no condomínio ou lembrando aos moradores sobre medidas de segurança existentes.
  • Serviços: um comunicado informando sobre serviços disponíveis no condomínio, como limpeza, manutenção, etc.

Quer saber mais sobre o que o sistema uCondo pode oferecer? Assista o vídeo:

Quer saber como implantar o sistema no seu condomínio? Cadastre-se no formulário abaixo:

Postado em  

February 20, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.