Tempo estimado de leitura:

‍Manutenção predial: laudo de inspeção e normas vigentes

Por mais novo e bem planejado que seja um prédio, é importante que sejam feitas precauções para garantir sua durabilidade e evitar acidentes. E é por isso que a manutenção predial é tão importante.

Esse tipo de procedimento funciona como um investimento na vida útil de construções, além de evitarem acidentes e deteriorações.

É papel do gestor do condomínio garantir que a manutenção predial esteja em dia durante todo o período de sua gestão.

A regulamentação sobre gestão da manutenção predial varia de acordo com a legislação de cada município, mas o assunto ganhou força com a publicação das normas da ABNT sobre o tema em 2012.

Para ajudar a tirar dúvidas e servir como um guia para gestores de condomínio, reunimos dicas importantes sobre como planejar a manutenção predial em condomínios.

Índice:

Manutenção predial no condomínio: laudo de inspeção e normas vigentes.



O que é a manutenção predial?

A manutenção predial é uma medida tomada para verificar as condições da edificação, bem como implantar correções e manutenções preventivas.

Qualquer prédio construído possui um período de vida útil e é importante que a manutenção predial seja feita de forma rigorosa para garantir a durabilidade da edificação.

Além disso, esse processo é uma das principais formas de evitar acidentes em prédios, pois antecipa qualquer problema na estrutura e trabalha para solucionar as possíveis falhas na infraestrutura.

Uma das etapas mais importantes da manutenção predial é a inspeção.




Quais são os tipos de manutenção?

A manutenção predial é uma atividade crucial para garantir a conservação, funcionalidade e segurança de edifícios e instalações.

Existem diversos tipos de manutenção predial, cada um focando em aspectos específicos do imóvel. Aqui estão os principais tipos de manutenção predial:

  • Manutenção Preventiva: Envolve a realização regular de inspeções, limpeza, ajustes e substituição de componentes antes que apresentem problemas. O objetivo é prevenir falhas e prolongar a vida útil dos sistemas e equipamentos.
  • Manutenção Corretiva: É realizada após a identificação de um problema ou falha. Pode ser emergencial, quando uma situação coloca em risco a segurança ou funcionalidade do edifício, ou não emergencial, quando o problema não requer intervenção imediata.
  • Manutenção Preditiva: Baseia-se em monitoramento e análise contínuos de parâmetros específicos, como vibrações, temperatura, pressão, etc. O objetivo é prever falhas com base em padrões identificados nos dados coletados.



O que é a inspeção predial?

A inspeção predial faz parte gestão da manutenção predial. Por isso é importante que seja realizada com periodicidade para detectar problemas em várias áreas do condomínio.

Ela também ajuda a evitar riscos para a construção, mantendo o condomínio conservado e os moradores em conforto e segurança.

O síndico deve saber que é importante ter a norma ABNT como referência para o profissional que vai realizar a inspeção predial.




Quais as normas técnicas vigentes para inspeção predial?

A norma contempla questões fundamentais de conservação do condomínio, como vazamentos, trincas, rachaduras e problemas nas instalações elétricas.

Os profissionais indicados para realização da inspeção predial são engenheiros e arquitetos, mas conforme a necessidade da inspeção, existem casos onde engenheiros eletricistas também são envolvidos no trabalho.

Antes de tudo é preciso verificar se existe alguma legislação sobre a regulamentação e inspeção predial na sua cidade. 

Em algumas cidades do Brasil, existem leis que obrigam a presença de laudos técnicos para a manutenção predial.




O que é um Laudo Técnico de inspeção predial?

A norma ainda não é uma lei, mas é de máxima importância que os síndicos cumpram com o laudo técnico de inspeção predial.

Acredite, a gestão da manutenção predial é essencial para diminuir custos futuros com manutenções corretivas.

  • Não é preciso esperar que apareça algum problema, como fissuras e trincas nas paredes do condomínio. Mantendo a gestão da manutenção predial em dia, o síndico evita problemas avançados na estrutura do condomínio e contribui para a saúde, segurança e conforto dos condôminos.
  • No caso de elevadores, por exemplo, é importante levar em consideração que eles precisam de manutenção preventiva constantemente, para evitar manutenções corretivas.
  • Todos os equipamentos do condomínio, por mais que sejam resistentes, como os do sistema de aquecimento de água, precisam estar dentro do plano de gestão da manutenção predial.

O que o síndico deve fazer antes de contratar o laudo técnico de inspeção predial?

Antes de tudo, é preciso realizar uma assembleia com os condôminos para alinhar os pontos.

Após a assembleia inicial, é preciso fazer a verificação documentos do condomínio e a inspeção predial.

Ao finalizar o laudo técnico de inspeção predial, é importante compartilhar as informações com os condôminos, para isso o síndico pode fazer outra assembleia online. 

Leia também: Como fazer manutenção em elevadores?



Qual a frequência da realização de uma inspeção predial?

A inspeção predial deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, mas a gestão da manutenção predial é um trabalho que deve ser mantido e atualizado constantemente.

Em geral, esse trabalho é realizado de acordo com as necessidades e particularidades de cada condomínio.

O gerenciamento de itens como limpeza de calhas, da caixa d’água e a manutenção da fachada, pode variar, assim como manutenções extras em condomínios maiores ou com outros equipamentos que carecem de correções.




Como elaborar um plano de manutenção?

A manutenção predial é uma das partes mais importantes do trabalho do síndico ou gestor responsável pelo condomínio.

É somente através desse trabalho que as edificações do condomínio estarão seguras e acidentes ou deterioração serão evitadas.

Para elaborar um plano de manutenção:

  1. Faça uma análise do estado dos equipamentos e instalações do condomínio.
  2. Crie um plano de ação para ser seguido na manutenção de edificações.
  3. Atualize o calendário de manutenção de edificações e defina as datas em que serão realizadas as manutenções preventivas - conte com a ajuda de um aplicativo de gestão para condomínios que vai te ajudar na organização e comunicação interna do condomínio.
  4. Mantenha o histórico da gestão da manutenção predial atualizado, assim ficará mais fácil acompanhar o estado dos equipamentos e instalações do condomínio.

Para te ajudar, a uCondo ainda disponibiliza uma planilha de Análise de Orçamentos. Para baixar, é só preencher o formulário no link abaixo (clique na imagem):

planilha de análise de orçamentos


Postado em  

August 31, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.