Tempo estimado de leitura:

O que é previsão orçamentária condominial e como fazer?

Apesar de burocrático e cheio de detalhes técnicos, o controle da previsão orçamentária condominial precisa ser um dos principais focos de síndicos e gestores.

Apesar de não ser considerado como uma empresa, o condomínio deve ser administrado como tal. Afinal, a administração deve trabalhar com a contabilidade do condomínio com a mesma seriedade e inteligência que é aplicada em uma empresa privada.

E é por isso que é tão importante organizar o planejamento dos gastos anuais do condomínio. Esse planejamento é conhecido como Previsão Orçamentária.

O encarregado da administração precisa entender tudo sobre essa relatório, que pode definir o bem estar financeiro do condomínio. Acompanhe o novo artigo do blog uCondo para conhecer todos os detalhes da Previsão Orçamentária.

Índice: 

Síndico (ou gestor) do condomínio é o responsável pela previsão orçamentária anual.



O que significa previsão orçamentária?

A previsão orçamentária é um processo de planejamento financeiro que envolve estimar as receitas e despesas de uma organização para um período futuro específico, geralmente um ano. 

Para criá-la, são utilizados dados históricos, projeções de negócios, custos operacionais, mudanças na economia e outras variáveis relevantes para estimar seus fluxos de caixa futuros. 

Com base nessas estimativas, os gestores podem tomar decisões informadas sobre como alocar recursos e priorizar projetos para alcançar seus objetivos financeiros. 

É importante destacar que esse é um processo contínuo, e os resultados reais são monitorados ao longo do tempo para ajustes e melhorias no planejamento financeiro.




O que é previsão orçamentária em condomínio?

A previsão orçamentária do condomínio planeja as despesas e receitas futuras. E é com base na previsão orçamentária que a taxa condominial anual é definida.

De forma geral, a previsão orçamentária deve representar o planejamento dos gastos anuais do condomínio. Conforme o Código Civil, ela deve ser elaborada e apresentada durante assembleia geral:

"Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger o substituto, alterando o regimento interno"

Para que serve a previsão orçamentária?

A previsão orçamentária visa ordenar as despesas do condomínio, as parcelas pagas por cada morador e os demais dados que serão importantes para a estimativa de orçamento do condomínio.

A previsão orçamentária ajuda a garantir que os recursos financeiros estejam disponíveis para atender às necessidades operacionais e estratégicas da organização.




Quem faz a previsão orçamentária?

A previsão orçamentária de um condomínio é geralmente elaborada pelo síndico, que é responsável pela administração do condomínio.

Em alguns casos, ela também pode ser elaborada por uma empresa administradora de condomínios contratada para prestar esse serviço.

Leia mais: Regimento interno de condomínio: O que é?



Como fazer uma previsão orçamentária de condomínio?

Existem duas formas de fazer a previsão orçamentária: com o auxílio de um sistema de gestão condominial ou de forma manual.

Para detalhar a elaboração deste documento, a uCondo traz mais um vídeo especial em seu canal do YouTube. Assista:

Como mencionado anteriormente, a previsão orçamentária do condomínio é apresentada em assembleia ordinária geral e os condôminos decidem em relação a obras, melhoramentos e até mesmo em relação à contratação de mais colaboradores. 

Com base nos itens necessários para manter o condomínio em boas condições, a previsão orçamentária deve apresentar as contribuições mensais (taxa condominial) de cada condômino, que tem como base a divisão das despesas, como:

  • Folha de pagamento dos funcionários
  • Gastos com água e energia elétrica
  • Pagamento de férias e 13º salário dos funcionários
  • Impostos e tributos
  • Custo de equipamentos de segurança
  • Pagamento de serviços diversos
  • Custo com manutenções prediais
  • Material de limpeza
  • Seguro condominial
  • Fundo de reserva

Como é feita a previsão orçamentária?

O gestor deve considerar minuciosamente todos os gastos que o condomínio teve, como despesas com: água, luz, manutenção de equipamentos ou de áreas comuns, materiais de limpeza e de escritório, seguros, documentações, folha de pagamento dos funcionários e entre outros gastos.

Também é importante considerar uma parcela do custo com o fundo de reserva, principalmente como forma de prevenção para eventuais custos que não estão previstos no orçamento.

Após analisar todos esses gastos, a dica da uCondo é: separe as informações em uma planilha de previsão orçamentária do condomínio.

Para facilitar esse processo, a uCondo desenvolveu um modelo de planilha de previsão orçamentária. Com esse material, você poderá organizar todas as informações com muito mais praticidade no modelo já pronto.

O download é rápido, fácil e gratuito. Para baixar, basta se cadastrar no formulário abaixo:




Aprovação da previsão orçamentária para os moradores

Para que a previsão orçamentária do condomínio seja aprovada, é necessário a maioria simples dos votos dos condôminos durante a assembleia geral.

É raro que a previsão orçamentária do condomínio não seja aprovada, mas é importante tomar algumas medidas para prevenir essa situação.

Para isso, faça uma previsão orçamentária do condomínio apresentando dois cenários diferentes, para facilitar a aprovação dos moradores.

Leia também: Contabilidade para condomínio: Como fazer?



Alteração da previsão orçamentária do condomínio

Existem casos onde as despesas ordinárias podem ultrapassar a previsão orçamentária do condomínio. Isso pode acontecer por conta de imprevistos ou por aumentos nos valores das contas do condomínio

Nesses casos, a gestão deve convocar uma assembleia extraordinária para reajustar a previsão orçamentária do condomínio.

Em alguns condomínios, a gestão opta por estabelecer uma taxa extra para cobrir esses gastos excedentes. Caso seja aprovado pelos moradores, a gestão pode utilizar o fundo de reserva para essas emergências, desde que este valor retorne posteriormente.




Como automatizar a previsão orçamentária?

Como citamos acima, existem duas formas de fazer a previsão orçamentária: de forma manual (reunindo todos os documentos, recibos e notas), ou utilizando um sistema de gestão condominial como o uCondo, que torna o processo mais simples e assertivo.

O uCondo atualiza em tempo real todos os relatórios financeiros do condomínio. Pelo demonstrativo financeiro, o gestor têm uma visão clara de todos os gastos do condomínio e consegue fazer a previsão orçamentária em poucos cliques.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo:

Leia mais: O que faz o conselho fiscal de condomínio?


Postado em  

March 12, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.