Tempo estimado de leitura:

Os riscos do WhatsApp na gestão de condomínios

Você sabe quais são os riscos que o WhatsApp traz para a gestão de condomínios?


No Brasil, aproximadamente 120 milhões de pessoas usam o WhatsApp e segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o “Zap”, como é apelidado no país, está instalado em 99% dos celulares brasileiros.


Sem dúvidas, o aplicativo está presente na rotina dos brasileiros, seja para organizar grupos de trabalho, de estudo, conversas informais, ferramenta de vendas e muito mais. 

Porém, o WhatsApp não é recomendado para a gestão de condomínios. Um simples comunicado para condôminos pode gerar uma grande confusão com o uso do WhatsApp no condomínio. Saiba tudo sobre esse problema e conheça uma poderosa solução para a gestão de condomínios.

Índice:

  • O uso do WhatsApp nos condomínios
  • Casos reais envolvendo o WhatsApp
  • Porque o WhatsApp pode ser prejudicial?
  • A comunicação e a boa convivência no condomínio
  • Sistema melhora a comunicação entre moradores

riscos do whatsapp para a gestão de condomínios
O uso do WhatsApp pode trazer riscos para a gestão de condomínios.

O uso do WhatsApp no condomínio

Primeiro, é importante saber que o WhatsApp é um aplicativo informal de comunicação, portanto, não é recomendado que seja usado na gestão de condomínios. 


Seja por lista de transmissão, grupo ou mensagem direta, o uso do WhatsApp no condomínio, contribui para desorganizar a gestão do síndico e pode envolver até mesmo processos judiciais.


Confusões envolvendo o uso de WhatsApp no condomínio

  • Na Paraíba, um homem foi condenado a pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais por ter ofendido a síndica do condomínio no grupo do Whats do condomínio.


  • Em outro caso, uma condômina teve que indenizar a síndica com R$ 2,5 mil por ter depreciado a administração do condomínio, acusando o síndico de roubo em um grupo de WhatsApp no condomínio com 213 participantes.

O advogado especialista em condomínios, Zulmar Koerich, explica que alguns moradores usam o WhatsApp no condomínio como extensão da assembleia, e acabam sendo ríspidos com síndicos, exigindo prestação de contas em momentos inoportunos, levantando suspeitas sobre a honestidade da administração e entre outras situações.


Porque o uso de WhatsApp no condomínio pode ser prejudicial?


Além de todos os problemas citados anteriormente, a utilização de WhatsApp no condomínio, ao invés de facilitar a rotina do síndico, acaba dificultando ainda mais. 


  • O grande volume de mensagens e dessas, muitas vezes informais, acaba fazendo com que mensagens importantes se percam, além de desperdiçar tempo, que poderia estar sendo usado de forma mais eficiente na gestão do condomínio.


  • Conteúdos que não são referentes ao dia a dia do condomínio, como política, religião e futebol, afetam a boa convivência entre moradores. 


  • Mensagens importantes e urgentes, podem passar despercebidas e isso afeta a gestão do síndico e consequentemente bem-estar do condomínio.


  • Os moradores podem começar a usar o Whats como meio de abertura de chamados, o que vai dificultar ainda mais a gestão de condomínios.


  • Moradores podem enviar mensagens em horário inadequado e isso pode causar problemas se o síndico estiver online e não puder responder alguma urgência naquele momento.


É enorme a lista de problemas que o uso de WhatsApp no condomínio pode causar e você não quer que essas questões afetem a sua gestão, não é mesmo? 


O aplicativo para condomínio uCondo simplifica a gestão de condomínios entregando economia e comodidade,  por isso queremos apresentar uma solução que está revolucionando a gestão de condomínios.


A comunicação e a boa convivência no condomínio

A quantidade de tarefas diárias já é enorme para que síndicos e administradoras de condomínios ainda tenham que lidar com ferramentas ineficientes para a gestão de condomínios. 


Por isso, um único aplicativo para condomínio, é a melhor escolha e vai ajudar não apenas na comunicação, mas organizar toda a gestão do condomínio.


Já imaginou poder centralizar toda a sua rotina de trabalho em um único app, com ferramentas de comunicação e financeiro integrados? Com o uCondo, isso é possível.


Avisos


O síndico pode enviar avisos pelo app com muita facilidade, podendo direcionar para uma unidade específica, bloco ou condomínio inteiro. Essa função facilita a rotina do síndico e melhora a comunicação e convivência do condomínio, de forma eficaz. 


Cadastro de pessoas e acessos


Com o aplicativo para condomínio uCondo, é possível cadastrar moradores, funcionários, fornecedores e veículos. E os moradores ainda podem informar através do app, quem vai acessar o condomínio (delivery, prestadores de serviços, visitas) facilitando a rotina de trabalho da portaria e trazendo mais segurança para todo o condomínio!


Reservas


Centralize as reservas de áreas comuns do condomínio com o app uCondo. Os moradores podem selecionar a área, dia, horário e acessar dados como regras de uso da área comum e valores. E tem mais: como o aplicativo para condomínio uCondo, as taxas de reservas são cobradas automaticamente na taxa condominial. 


Chamados


Essa função centraliza todos os chamados do condomínio, seja uma sugestão, reclamação, dúvida, manutenção, ou até mesmo solicitação. Os chamados são privados, para garantir boa convivência no condomínio e os moradores podem anexar fotos. Exemplo: o morador viu alguma lâmpada queimada no corredor? É só abrir um chamado na mesma hora através do app com todas as informações e se quiser, pode tirar uma foto para facilitar ainda mais.

-


O aplicativo para condomínio uCondo ainda permite organizar correspondências, manutenções, documentos, financeiro e muito mais!


Quer conhecer o aplicativo e ganhar uma consultoria gratuita dos #condomakers? Cadastre-se abaixo:

Postado em  

February 2, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.