Como captar clientes para administradora de condomínios?
Embora seja uma demanda de extrema importância para administradoras, captar novos condomínios para sua carteira de clientes não é uma tarefa das mais fáceis.
Você precisará investir em estratégias para chamar a atenção do público que você deseja atender.
Uma das formas de fazer isso, por exemplo, é conhecendo o perfil dos seus clientes. Desta forma, será muito mais fácil decidir quais são as melhores maneiras de atrair as pessoas certas e alavancar os resultados da sua administradora.
No novo post do blog uCondo, separamos as melhores dicas de vendas e captação de clientes para administradoras de condomínio.
Índice:
- Como conseguir clientes para administradoras?
- Quais são os principais problemas do condomínio?
- As dores dos clientes de administradoras de condomínios
- As estratégias de vendas para administradoras
Como conseguir clientes para administradoras?
Embora muitas pessoas acreditem que a famosa “propaganda boca a boca” é a melhor forma de atrair clientes, apostar apenas nessa “estratégia” pode colocar a sua administradora um passo atrás da concorrência.
Fazendo isso, você estará deixando nas mãos de seus clientes e parceiros a responsabilidade pelo sucesso do seu negócio.
Isso não significa que ela não seja importante, muito pelo contrário, aboca a boca é uma ótima forma de divulgação, mas ela não deve ser a única.
Apesar da indicação de síndicos e condôminos influenciarem positivamente para o crescimento da sua administradora, existem outras maneiras de prospectar condomínios de forma estratégica.
Assim, as chances de conseguir novos clientes serão muito maiores.
Para começar a elaborar uma estratégia eficiente de divulgação dos seus serviços, você primeiro deve pensar nas dores do seu público.
Em vídeo publicado no YouTube, a uCondo traz algumas dicas importantes para administradoras de condomínios que estão procurando novos clientes. Assista:
Quais são os principais problemas de um condomínio?
Os pontos de dores em um condomínio são aqueles problemas específicos que atrapalham os clientes no seu dia a dia. E identificar esses problemas é sempre o primeiro passo.
São esses problemas que fazem com que o potencial cliente vá atrás de uma administradora de condomínio que solucione de vez a questão.
Acontece que nem todos os clientes sabem identificar suas próprias dores. Muitos gestores não sabem da existência do problema até que não haja mais forma de solucioná-lo.
Segundo o publicitário americano Eugene Schwartz (um dos pioneiros no estudo do comportamento do consumidor), existem cinco níveis de consciência do cliente.
- Inconsciente: São aquelas pessoas que não sabem que tem um problema, por isso não estão buscando uma solução. Elas não sabem o que é uma administradora de condomínios, muito menos quais problemas elas resolvem.
- Consciente do problema: São aqueles potenciais clientes que, de alguma maneira, sabem que tem um problema, mas não sabem como resolver. Por exemplo, um síndico de um condomínio que sofre com a inadimplência dos moradores.
- Consciente da solução: Neste nível, o potencial cliente já sabe do problema e que existem algumas soluções. Seguindo o exemplo anterior, é como se o síndico já tivesse descoberto algumas maneiras de reduzir a inadimplência, mas não teve sucesso.
- Consciente do produto: Aqui, o consumidor descobre que determinado produto resolve seu problema. Ele sabe, que existem administradoras de condomínios, mas ainda está em dúvida sobre qual empresa contratar.
- Totalmente consciente: Por fim, são aquelas pessoas que estão prestes a comprar. É aquele tipo de cliente que já tomou a decisão de qual administradora de condomínios contratar. Ele sabe que precisa de uma administradora e que a sua empresa é a melhor opção. É provável que, neste nível de consciência, ele esteja aguardando apenas uma “oferta”.
As dores dos clientes de administradoras de condomínios
Acontece que para fazer uma prospecção de condomínios eficiente e atrair muito mais clientes para sua administradora, é importante considerar estes níveis de consciência no desenvolvimento de suas estratégias.
É muito comum as empresas focarem suas ações e estratégias para atrair um consumidor totalmente consciente e esquecem dos demais.
O que muitos não sabem é que a quantidade de potenciais clientes diminui à medida que seus níveis de consciência aumentam. Ou seja, existem muito mais pessoas que não conhecem as soluções que a sua administradora oferece.
Por isso, é importante pensar em formas de impactar as pessoas que estão em cada um dos 5 níveis (citados acima).
Desta forma, você vai atrair clientes que talvez ainda não estejam no momento de compra, mas que levarão em consideração a sua empresa quando chegar a hora.
Agora que você já sabe a dor de seus clientes, pode começar a usar estratégias de vendas como essas:
Estratégias de vendas para administradoras de condomínio
Não existe uma fórmula mágica para que sua administradora de condomínios cresça do dia para a noite.
No entanto, existe uma série de medidas que podem ser tomadas para aumentar a cartela de clientes e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.
A primeira dica é pensar em estratégias de vendas que sejam mais eficazes e atrativas.
Para ajudar administradoras de condomínios e síndicos profissionais, a uCondo separou algumas dicas que são importantes na hora de captar novos clientes.
1: Utilize o modelo Inside Sales
A proposta deste modelo é apoiar a maior parte do processo do processo de vendas na estrutura interna da empresa, aproveitando os recursos tecnológicos para reduzir despesas com deslocamentos.
Porém, a vantagem deste modelo de vendas vai além da economia financeira. Confira alguns benefícios do Inside Sales:
- Reduz o custo de aquisição por cliente;
- Aumento da produtividade;
- Redução do tempo de fechamento da venda;
- Previsibilidade de receita;
- Aumento da capacidade de clientes;
- Melhoria na análise de resultados.
Como toda operação pode ser conduzida remotamente, será possível captar clientes que estão mais distantes, expandindo sua atuação regionalmente.
2: Marque presença nas redes sociais
Não é de hoje que as redes sociais se tornaram canais importantes para a prospecção de clientes. Afinal, todos os dias, milhões de pessoas acessam plataformas como Facebook e Instagram.
Sendo assim, aproveite esse ambiente para se relacionar com seus potenciais clientes, publicando conteúdos e anúncios relevantes para o seu público-alvo.
Esta será uma ótima oportunidade para atrair consumidores em cada um dos níveis de consciência que falamos anteriormente.
Através do Facebook Ads (anúncios pagos) você ainda poderá divulgar seus serviços e até estimular visita ao site da sua administradora de condomínios.
Outra rede social que pode fazer parte de sua estratégia de prospecção é o LinkedIn. Nela, muitas pessoas estão atrás de parceiros estratégicos para os seus negócios.
Por estas e outras, o LinkedIn se tornou uma rede indispensável para o mundo empresarial.
Você pode começar criando uma página para sua administradora de condomínios e adicionando todas as informações relevantes sobre as soluções que você oferece.
Além de, claro, manter um diálogo com clientes, parceiros e pessoas interessadas nos seus serviços.
3: Organize encontros com síndicos
Ações de relacionamento sempre funcionam muito bem tanto para a prospecção de novos clientes quanto para estreitar laços e agregar valor.
Você pode organizar minicursos, palestras ou workshops... etc. O importante é entregar um conteúdo que seja relevante para o público que deseja atrair.
Lembre-se que esta será uma ótima oportunidade de mostrar aos possíveis clientes o que sua empresa faz, já que muitas pessoas podem não conhecer todos os serviços que uma administradora oferece.
Além disso, reunir em um encontro clientes e potenciais clientes pode fazer com que aqueles que ainda não contrataram sua empresa receba boas referências dos seus serviços.
4: Participe de eventos
Esta é a oportunidade perfeita para conhecer de perto as estratégias da concorrência. Outra vantagem de manter uma participação ativa em eventos é a ampliação da rede de parceiros.
Assim, você poderá se conectar com prestadoras de serviço que podem gerar ainda mais valor aos serviços que sua administradora oferece.
E já que estamos falando em “percepção de valor”...
5: Entregue a melhor experiência possível
Você precisará mostrar ao seu futuro cliente o que ele estará ganhando ao optar por sua empresa. Por isso, é essencial que sua administradora crie diferenciais competitivos.
Afinal, se o potencial cliente não perceber valor na sua prestação de serviços, fará comparações injustas, baseadas apenas no preço de mercado, e aí você estará entrando em uma competição muitas vezes injusta.
Para evitar esta situação, é importante criar um leque de planos de prestação de serviços. Desta forma, o cliente poderá transitar por opções que atenderão às necessidades dele em cada momento.
Começando por um plano mais básico e podendo fazer a transição para um plano mais completo futuramente.
6: Invista em tecnologia
A verdade é que a tecnologia já faz parte da rotina da grande maioria dos condôminos, o que faz com que a sua utilização, além de otimizar processos em sua administradora, será um diferencial competitivo que permitirá uma melhor experiência dos seus clientes.
Principalmente para um público que tem ganhado um poder aquisitivo cada vez maior, os "millennials".
Você sabia que cerca de 40% da população economicamente ativa do Brasil é formada por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995?
Acontece que, para lidar com a dinâmica exigida por esse público, é preciso focar em oferecer soluções mais rápidas e inovadoras. Por isso, ao prospectar clientes para sua administradora, lembre-se de que usamos nossos smartphones, tablets e computadores para gerenciar tarefas.
Sendo assim, uma ótima maneira de aumentar sua carteira de clientes é mostrar que a tecnologia é uma aliada de sua administradora. A última dica, tão importante quanto todas as demais, é utilizar a tecnologia como diferencial.
Como citado ao longo do conteúdo, a uCondo é uma solução cada dia mais popular pela quantidade de funcionalidades e pela forma intuitiva que pode ser utilizada.
Para te mostrar na prática como a solução da uCondo ajuda administradoras a expandirem sua atuação, trazemos um exemplo real.
No podcast Fala Condomínio, o administrador Renato Santos, da Qualitá, detalhou o uso do sistema no dia a dia e como ele ultrapassou cem clientes. Assista:
Como captar clientes para administradoras?
Captar novos clientes para administradoras de condomínios não é uma tarefa fácil. Além de oferecer um serviço de excelência, também é preciso ser eficiente e buscar evolução constante.
Para te auxiliar nesta tarefa, a uCondo oferece um material gratuito, destinado para síndicos profissionais e, principalmente, para administradoras.
Cadastre-se abaixo para baixar o Guia para Captação de Clientes da uCondo:
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