Tempo estimado de leitura:

O que é um condomínio edilício? Entenda a definição e regras

Você sabe o que é um condomínio edilício? Por definição, é uma forma de propriedade compartilhada de um edifício ou conjunto de edifícios.

Nela, os proprietários de unidades individuais possuem também uma fração do uso e propriedade das áreas comuns do prédio.

Apesar do grande número de moradores em condomínios em todo o Brasil, muitos deles sequer sabem quais são as características dos condomínios edilícios e o que os diferencia dos demais.

Para falar sobre o assunto, a uCondo preparou mais um conteúdo especial para administradores, síndicos, gestores e moradores. Este conteúdo vai tirar as principais dúvidas e explicar de um jeito simples o que é um condomínio edilício.


Índice:

condomínio residencial e condomínio edilício em um dia nublado
Entenda o que é um condomínio edilício e quais são suas regras.



O que é condomínio edilício?


Um condomínio edilício é uma forma de propriedade compartilhada de um edifício ou conjunto de edifícios, onde os proprietários de unidades individuais possuem também uma fração do uso e propriedade das áreas comuns do prédio.

De forma resumida, um condomínio edilício pode ser vertical ou horizontal e, por regra, reúne áreas privadas (o próprio apartamento do condômino) e áreas de uso comum (espaços compartilhados).

Quanto às áreas de uso comum, podemos citar o hall de entrada, elevadores, jardins, piscinas, corredores, quiosques, salões e escadas.

Condomínios edilícios no Brasil

O número de condomínios cresce a cada dia no Brasil. Atualmente, são mais de 57 milhões de condomínios no Brasil, com quase 80 milhões de moradores em prédios e residências que fazem parte de condomínios.

Ao todo, eles movimentam mais de R$200 bilhões por ano. Esse é um dos resultados diretamente ligados ao crescimento demográfico das grandes cidades.




Qual a diferença entre condomínio edilício e condomínio comum?

Um condomínio comum, também conhecido como condomínio geral, é uma forma de propriedade compartilhada onde várias unidades imobiliárias (como casas ou apartamentos) são divididas igualmente entre seus donos.

Sendo assim, a propriedade é de todos os seus proprietários ao mesmo tempo.

Um bom exemplo de condomínio geral é quando uma família divide uma propriedade. Nesse caso, todos são donos do espaço e ele é dividido igualmente entre todos.

Já um condomínio edilício é um tipo específico de condomínio que se refere a um prédio de apartamentos onde cada unidade é vendida individualmente, mas os espaços comuns são de propriedade coletiva dos proprietários das unidades.

Os espaços são divididos entre privados e de uso comum. Os privados são exclusivos de seu proprietário e, como já citado anteriormente, os espaços de uso comum são divididos em partes iguais a todos os donos.




O que um condomínio precisa para ser edilício?

Como destacado acima, em um condomínio edilício, existem dois tipos de propriedades: as privadas, que possuem um único proprietário, e as comuns, que são de todos os proprietários.

As propriedades privadas podem ser usadas com maior liberdade, de acordo com o regimento interno do condomínio. 

Já as propriedades comuns são utilizadas conforme as regras e normas do condomínio, não podendo ser vendidas ou modificadas.

Além disso, outra característica do condomínio edilício é que ele não pode ser extinto.

Para regularizá-lo é importante estar atento a certas questões:

  • As propriedades privadas do condomínio devem estar identificadas. Portanto, é importante que as unidades sejam marcadas com números ou até mesmo letras;
  • O condomínio edilício precisa ter regulamento interno e síndico.

Assista o vídeo abaixo e conheça algumas das Leis do Condomínio:

Leia também: Conheça as Leis do Condomínio



Quem representa o condomínio edilício?

Assim como um condomínio normal, um condomínio edilício também tem um síndico, que é a pessoa responsável por gerenciar as questões administrativas e financeiras do condomínio.

O síndico, também chamado de gestor condominial, também atua como intermediário entre os moradores e as autoridades locais. O síndico é responsável por assegurar que as regras e normas estabelecidas pelo condomínio sejam cumpridas.

De acordo com o artigo 1347 da Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, a convenção ou assembleia de condomínio deve escolher um síndico que deverá realizar a gestão do condomínio.

O condomínio edilício no Código Civil


O Código Civil, em seu artigo 1.331, descreve o condomínio edilício como uma forma especial de condomínio.

Essa modalidade de condomínio é utilizada em casos de prédios ou conjuntos de edificações, como condomínios residenciais ou comerciais.

Aqui está o texto do artigo 1.331 do Código Civil Brasileiro:

"Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.

§ 1o As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio.

§ 2o O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.

§ 3o A cada unidade imobiliária caberá, como parte inseparável, uma fração ideal no solo e nas outras partes comuns, que será identificada em forma decimal ou ordinária no instrumento de instituição do condomínio."

Leia também: O que é fração ideal?



Quais são as áreas comuns de um condomínio?


Antes de tudo, é importante saber que o uso dessas áreas não pode causar incômodos ou danos para os outros moradores.


Não é permitido colocar entulhos ou empecilhos nessas áreas, como alguns moradores acabam fazendo nas garagens, por exemplo.


Os moradores devem conservar as áreas comuns do condomínio e se causarem algum dano, devem cobrir os custos da reforma.

Dentre os principais exemplos de áreas comuns, podemos citar:

  • Espaço para a realização de eventos e salões de festa;
  • Espaço gourmet e cozinhas compartilhadas;
  • Churrasqueira e quiosques;
  • Quadras de esportes;
  • Piscina e hidromassagem;
  • Playground e pracinhas;
  • Academia e sauna;
  • Portarias, corredores, elevadores e escadas;
  • Garagem;
  • Jardim e horta;


Com relação às áreas comuns, é importante haver um bom sistema de reservas para auxiliar o trabalho do síndico. O aplicativo uCondo é um ótimo exemplo, trazendo a funcionalidade de reservas totalmente online. Assista o vídeo:

Áreas privativas do condomínio

As áreas privativas de um condomínio são todas aquelas que, embora possam estar em um local de uso comum, são de uso individual de um proprietário ou inquilino em específico.

Um exemplo é a vaga de garagem, que apesar de estar em uma área comum, têm seu uso particular restrito ao morador que possui a vaga.

A área privativa pode ser livremente utilizada pelo proprietário, desde que haja respeito pelas normas do condomínio e que constam na Lei, segundo o inciso I do artigo 1.335 do Código Civil.




Qual o papel do síndico na gestão de áreas comuns?


O síndico é o principal responsável por promover a boa convivência entre moradores bem como garantir que todas as normas e regras dos espaços de uso comum estão sendo compridas.

O síndico deve ficar atento se os condôminos estão utilizando as áreas comuns de forma adequada, observando se todas as regras foram cumpridas, se não houveram danos e se houve alguma violação do regimento interno.

Além disso, é importante que o regimento interno defina muito bem quais são as regras de utilização desses espaços para evitar conflitos.

Para auxiliar gestores e síndicos, a uCondo preparou um manual gratuito com dicas de gestão das áreas comuns. Cadastre-se abaixo para baixar:

Leia também: Reserva de áreas comuns do condomínio


Postado em  

January 23, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.