Tempo estimado de leitura:

5 materiais gratuitos para assembleia de condomínio

Seja você um síndico experiente ou alguém que está assumindo recentemente o papel de gestor condominial, sabemos que a organização de assembleias de condomínio pode ser uma tarefa desafiadora. 

É por isso que, na busca incessante por simplificar a administração de condomínios, a uCondo disponibiliza cinco materiais essenciais de forma totalmente gratuita.

Desde modelos editáveis de apresentação para suas assembleias até guias práticos para realizar reuniões virtuais, a uCondo se empenha em fornecer recursos que tornam cada etapa do processo mais eficiente e acessível. 

Neste novo post, reunimos os cinco materiais gratuitos mais importantes que a uCondo disponibiliza para síndicos e administradores que estão organizando sua próxima assembleia de condomínio.

Índice:

Assembleia virtual com moradores de condomínio
Assembleia virtuais são cada dia mais populares nos condomínios.



O que é uma assembleia de condomínio?

Uma assembleia de condomínio é uma reunião realizada entre os condôminos (proprietários de unidades ou apartamentos) e organizada pelo síndico. 

Essa reunião tem como objetivo discutir e deliberar sobre questões relacionadas à administração e gestão do condomínio.

A mais popular é a assembleia geral ordinária (AGO), que acontece obrigatoriamente uma vez por ano em todo condomínio, trazendo para discussão temas de interesse comum dos moradores, prestação de contas e eventualmente, a eleição de um novo síndico.

A assembleia precisa seguir uma série de regras e ritos formais para ser válida. Para a mudança de regras, por exemplo, é preciso o voto de dois terços (⅔) dos condôminos presentes na reunião.

Para detalhar cada uma das regras, a uCondo preparou uma checklist para assembleia. 

Acesse agora: Checklist para assembleia de condomínio

Materiais gratuitos para assembleia de condomínio

Se você já acessou o conteúdo ou já sabe qual as regras que precisam ser seguidas em uma assembleia, chegou a hora de garantir os materiais gratuitos que a uCondo preparou.

Ao todo, são cinco materiais que vão te ajudar a organizar a próxima assembleia do seu condomínio.




  1. Modelo editável de apresentação para assembleia:

Este material oferece um modelo de apresentação prontamente editável, adaptado especificamente para assembleias de condomínio. Com um design funcional, facilita a comunicação de informações essenciais, como pauta da reunião, decisões anteriores, e pontos relevantes a serem discutidos. Esse recurso não apenas economiza tempo na preparação, mas também assegura que todas as informações necessárias sejam apresentadas de maneira organizada e profissional.

Baixe agora: Modelo editável de apresentação



  1. Planilha de Previsão Orçamentária para condomínios:

Uma gestão financeira eficiente é crucial para a estabilidade de qualquer condomínio. A planilha de previsão orçamentária oferecida pela uCondo simplifica o processo de planejamento financeiro, permitindo que gestores tenham uma visão clara das despesas e receitas previstas. Essa ferramenta facilita a apresentação da previsão orçamentária durante a assembleia geral ordinária anual.

Baixe agora: Planilha de previsão orçamentária



  1. Modelos de cartazes para condomínio:

A comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de uma assembleia. Com esses modelos de cartazes, é possível criar avisos pré-assembleia visualmente atraentes e informativos. Esses cartazes facilitam a divulgação de datas, horários e pautas das assembleias, garantindo que todos os moradores estejam bem informados e engajados no processo.

Baixe agora: Modelo de cartazes para condomínio



  1. Guia para assembleia virtual em condomínios:

Em um mundo cada vez mais digital, a realização de assembleias virtuais tornou-se uma necessidade. Este guia prático oferecido pela uCondo fornece um passo a passo detalhado para organizar assembleias online de maneira eficiente. Desde a escolha da plataforma até a condução da reunião, o guia abrange todos os aspectos, permitindo que os condomínios realizem suas assembleias de forma remota com confiança.

Baixe agora: Guia para assembleia virtual



  1. Modelo de ata de assembleia de condomínio:

Registrar as decisões e discussões em uma assembleia é crucial para manter a transparência e a responsabilidade. O modelo de ata de assembleia online oferecido pela uCondo é especialmente projetado para capturar os eventos de uma reunião virtual, garantindo que todas as deliberações, votações e resoluções sejam documentadas de maneira clara e organizada. Isso não apenas cria um registro oficial, mas também facilita a comunicação das decisões aos moradores.

Baixe agora: Modelo de ata de assembleia



Aplicativos para assembleia de condomínios

O sistema de gestão condominial uCondo é uma ferramenta abrangente que oferece uma série de recursos para facilitar a realização de assembleias de condomínio. 

O aplicativo proporciona uma gestão mais eficiente, transparente e colaborativa, otimizando diversos aspectos do processo de administração condominial. 

Confira algumas das maneiras pelas quais o uCondo pode ser útil na realização de assembleias:

  • Comunicação Centralizada: O app uCondo fornece uma plataforma centralizada para comunicação entre condôminos, síndicos e gestores. Isso facilita a divulgação de informações relevantes sobre as assembleias, pautas de reuniões, datas e locais, garantindo que todos estejam devidamente informados.

  • Agendamento de Assembleias: Através do uCondo, é possível agendar e programar assembleias de maneira simples e eficiente. Os condôminos podem receber notificações automáticas sobre as próximas reuniões, evitando surpresas e permitindo que se planejem com antecedência.

  • Documentação Eletrônica: O aplicativo permite o compartilhamento e armazenamento de documentos eletrônicos, como pautas de reuniões, atas, regulamentos, entre outros. Isso simplifica o acesso à documentação necessária para as assembleias, reduzindo a dependência de papéis físicos e tornando o processo mais sustentável.

  • Enquetes e Votações Online: Facilitando o processo de votação, o uCondo possibilita a realização de enquetes e votações online. Isso é especialmente útil para decisões rápidas e consultas à comunidade, agilizando o processo de tomada de decisões.

  • Modelos e Guias Específicos: Como mencionado anteriormente, a uCondo disponibiliza modelos de apresentações, planilhas, cartazes, guias e atas específicos para assembleias, tornando a preparação e execução desses eventos mais eficientes e padronizadas.

  • Gestão Financeira Integrada: Além da gestão das assembleias, o uCondo oferece funcionalidades para a gestão financeira do condomínio. É possível emitir diversos tipos de relatórios através do sistema uCondo, facilitando a prestação de contas, a previsão orçamentária e o controle de despesas.

Quer fazer um teste do sistema? Cadastre-se no formulário abaixo e entenda como as funcionalidades da uCondo podem revolucionar sua gestão:

É possível fazer uma assembleia online?

Sim, é permitido fazer uma assembleia online. De acordo com a Lei 14.309, sancionada em 2022, ficam permitidas as assembleias virtuais e as votações por meios online.

Para isso, basta encontrar uma plataforma gratuita para realizar a videoconferência. E com isso, a uCondo também te ajuda. Confira as principais plataformas gratuitas disponíveis para isso:

  • Google Meet: O Google Meet é a plataforma mais simples e eficiente do mercado. A versão gratuita permite reuniões com centenas de participantes. Tendo uma conta no Google, o síndico pode criar uma reunião e compartilhar com os moradores (via uCondo ou pelo WhatsApp), criando uma reunião em vídeo rapidamente. 

  • Zoom: O Zoom se tornou uma das plataformas mais populares para videoconferências. Ele oferece uma versão gratuita que permite reuniões com até 100 participantes. É conhecido pela qualidade de áudio e vídeo e possui recursos úteis, como compartilhamento de tela e salas de breakout.

  • Microsoft Teams: O Microsoft Teams é uma plataforma integrada ao pacote Office 365 da Microsoft. A versão gratuita oferece videochamadas, mensagens e colaboração em documentos. 

  • Skype: O Skype é uma plataforma de chamadas de vídeo amplamente utilizada. Ele oferece videoconferências gratuitas para até 50 participantes, com recursos como compartilhamento de tela e gravação de chamadas.

Leia também: Como fazer uma assembleia virtual?

Checklist para assembleia de condomínio

Para te ajudar, a uCondo preparou um vídeo especial detalhando tudo que você precisa saber ao organizar uma assembleia de condomínio. Assista:

Postado em  

January 18, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.