Tempo estimado de leitura:

7 dicas para síndicos que buscam o sucesso

Os síndicos que buscam sucesso no mercado de trabalho precisam de um conjunto diversificado de habilidades e conhecimentos. Para isso, novidades e dicas são sempre bem-vindas.

Existem alguns pontos que são a base de uma boa gestão, essenciais para qualquer síndico, independente do seu “porte”.

Se você atua como síndico em um condomínio ou em vários condomínios, é importante entender onde focar e no que melhorar. 

Neste novo conteúdo do blog uCondo, separamos 7 dicas essenciais para síndicos que buscam o sucesso ou para síndicos iniciantes que estão em busca da profissionalização.

síndica realiza trabalho online
Confira sete dicas essenciais para facilitar o trabalho de síndicos que buscam o sucesso.

Seja você síndico morador, iniciante ou profissional, existem muitas dicas que podem te ajudar a melhorar sua gestão.

Com o objetivo de te ajudar a conquistar mais clientes, separamos sete dicas essenciais. Boa leitura!

Conhecimento jurídico e normativo

A primeira dica para síndicos que buscam o sucesso é o conhecimento jurídico e normativo.

Além de conhecer a convenção e o regimento de cada um dos condomínios administrados, é preciso conhecer as principais Leis do Condomínio.

Isso inclui a Lei nº 4.591/64 (Lei do Condomínio), o Código Civil, a Lei do Silêncio, a Lei do Inquilinato e demais dispositivos legais utilizados nos condomínios.

Para te ajudar, separamos dois conteúdos especiais:

Otimize sua gestão financeira

A gestão financeira é uma das atribuições que exigem mais atenção por parte dos síndicos. É fundamental assegurar a saúde econômica de cada condomínio para obter a satisfação dos seus moradores. 

Em primeiro lugar, cabe ao síndico garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma responsável. 

Estes recursos precisam ser utilizados para a manutenção adequada das áreas comuns, o pagamento de fornecedores e colaboradores, além da formação de um fundo de reserva para emergências. 

Além disso, também cabe ao síndico a previsão orçamentária, o controle das receitas e despesas e a prestação de contas. Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre:

Dentre os materiais gratuitos mais baixados do blog uCondo, estão os ligados ao controle financeiro. Confira:

  1. Demonstrativo Financeiro para Condomínios

  1. Previsão orçamentária para Condomínios

  1. Planilha de Análise de Orçamentos

Preocupação constante para inadimplência

Também relacionado à gestão financeira está um problema que atinge todo condomínio: a inadimplência.

Dentro das finanças, os altos índices de inadimplência funcionam como um “veneno”: quanto mais inadimplência, pior é a saúde financeira. O cálculo para entender este problema é simples. 

Se o custo para manter um condomínio é de R$10.000 e existem 10 unidades, cada uma delas pagará R$1.000 reais (mensal).

Se duas unidades ficam inadimplentes, o valor precisa ser dividido entre as outras oito. Assim, a taxa de condomínio fica mais cara. E quanto maior o valor, mais provável é que outras unidades também fiquem inadimplentes.

Para evitar a formação desta “bola de neve”, síndicos precisam utilizar ferramentas que ajudem a reduzir ou controlar a inadimplência.

Para te ajudar, separamos um material gratuito para você:

Baixe agora: Kit de Controle de Inadimplência

Gestão de conflitos e disputas

Outra dica importante é manter uma comunicação aberta com os moradores. Para isso, é essencial desenvolver habilidades de mediação de conflitos.

Estas habilidades servem para resolver disputas entre moradores de maneira justa e eficaz no dia a dia.

Os conflitos mais comuns são os relacionados à perturbação do sossego e as discussões em grupos de WhatsApp.

Para te auxiliar a resolver estes problemas, a uCondo oferece mais um material gratuito:

Baixar agora: Guia para Resolução de Conflitos

Uso da tecnologia para gestão

Nos últimos anos, síndicos e gestores de todo o Brasil ampliaram a adesão aos sistemas digitais para gestão de condomínios.

Os softwares e aplicativos melhoram a eficiência e a organização das tarefas cotidianas. Com eles, é possível atender mais condomínios sem aumentar a carga de trabalho semanal.

Isso é possível através da automação de algumas tarefas, como emissão de boletos, cobrança de inadimplentes e reserva de áreas comuns, por exemplo.

Uma das principais ferramentas é o sistema inteligente uCondo, utilizado para gestão de condomínios de todos os portes. Ele auxilia síndicos e administradoras a ampliarem sua cartela de clientes de maneira simples e eficiente.

Se quiser saber mais, te oferecemos uma teste gratuito do sistema para demonstrar o funcionamento do software e do aplicativo móvel:

Conheça agora: Teste gratuito do sistema uCondo

Capacitação e treinamento

Participar de cursos, eventos e workshops para aprimorar suas habilidades e estar sempre atualizado com as melhores práticas do mercado também é importante.

Enquanto os cursos oferecem conhecimento teórico e prático, os eventos e workshops são importantes para uma imersão direta com outros profissionais.

Diversas entidades espalhadas por todo o Brasil promovem eventos voltados ao mundo condominial. Dentre os mais populares, podemos citar a Síndico Lab, a Secovi/SP, a Sindicon/MG e a ANSíndicos.

Já na área de cursos, o principal destaque é a plataforma CondoEduca, que oferece formação completa para síndicos de forma inteiramente online. Na plataforma, é possível adquirir desenvolvimento profissional contínuo na área.

plataforma CondoEduca oferece cursos para síndicos
Clique na imagem acima para conhecer a plataforma CondoEduca.

Baixe grátis: Guia Completo Para Se Tornar um Síndico

Atualização constante

Além de buscar cursos e eventos ligados ao mundo condominial, também é importante estar por dentro das notícias que estão relacionadas aos condomínios.

Para isso, é importante acessar sites que trazem atualizações constantes e relevantes para você. E de preferência, através de canais que trazem conteúdos de forma gratuita.

Para os síndicos e gestores que preferem vídeos, trazemos conteúdos através do nosso canal do YouTube todas as semanas.

Para os que preferem a leitura, temos duas opções: o blog uCondo, um dos mais acessados do Brasil, e a Newsletter semanal da uCondo. Basta se cadastrar para receber um e-mail completo toda terça-feira.

Cadastre-se: Newsletter da uCondo

Quais as vantagens de aplicar estas dicas?

Focando nessas áreas e aplicando essas dicas, um síndico profissional pode não só atrair mais clientes, mas também garantir uma gestão eficiente e harmoniosa do condomínio.

Com o uso correto da tecnologia, é possível atender mais clientes sem aumentar sua carga de trabalho. 

Consequentemente, você também poderá aumentar sua margem de lucro mensal.

E isso não é apenas uma previsão: é uma constatação. São diversos os clientes da uCondo que conseguiram expandir sua atuação após a adoção do sistema.

Assista o vídeo abaixo e conheça o relato de um deles:

Se você ainda enfrenta problemas para ampliar seu lucro, nós podemos te ajudar. 

Envie uma mensagem para um de nossos consultores e agende uma demonstração para entender como:

Entrar em contato via WhatsApp

Postado em  

June 19, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.