Tempo estimado de leitura:

Como prospectar clientes para administradora de condomínios?

Você sabe como prospectar clientes para sua administradora de condomínios?

Sabemos que a administração de condomínios é uma atividade que demanda conhecimento técnico e habilidades específicas para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos condôminos. 

No entanto, tão importante quanto a competência na gestão condominial é a capacidade da administradora em captar novos clientes e ampliar sua carteira de condomínios atendidos.

Com base no que é utilizado por milhares de condomínios e síndicos que são clientes uCondo, o nosso Co-Founder, CEO & Board Member uCondo, Marcus Nobre, preparou um conteúdo especial.

Junto ao time de marketing da uCondo, separamos as principais técnicas de vendas para te ajudar a captar clientes para sua administradora de condomínios ou para você que é síndico profissional.

Índice:

como prospectar clientes para sua administradora
Saber como prospectar clientes é essencial para sua administradora.



Como conseguir clientes para administradoras de condomínios?


A captação de clientes é um desafio constante para as empresas que atuam nesse mercado, especialmente em um contexto de grande concorrência e de demandas cada vez mais complexas por parte dos condôminos. 

Nesse sentido, é fundamental adotar estratégias eficientes de marketing e vendas, que permitam à administradora destacar-se da concorrência e conquistar a preferência dos potenciais clientes.


Se você quer vender mais e melhor, precisa aprender técnicas de vendas, que consistem em processos com o objetivo de ajudar os vendedores da sua administradora a persuadir os clientes/condomínios no momento da compra de seu serviço.


Hoje, existem diversas técnicas de vendas, e vamos citar as principais para o mercado de administração de condomínios:

SPIN (S = situação, P = problema, I = implicação e N = necessidade): para cada uma dessas siglas, você criará perguntas para o síndico/conselho que está prospectando, justamente para entender se você atende esse condomínio ou não, se ele está no momento de compra ou não e os impactos disso. ‍

Portanto, pergunte sobre a situação, o problema, a implicação e a necessidade.

Exemplo: "Síndico, qual é o principal motivo de você estar trocando/contratando uma nova administradora para o condomínio?" 

BANT (B = Budget / orçamento, A = autoridade, N = necessidade e T = tempo): novamente, uma vez que usada essa técnica você formulará perguntas estratégicas para extrair informações de seu possível cliente! ‍

Exemplo: "Síndico, prosseguindo com as nossas parcerias e fechamento do contrato, você precisa da aprovação do conselho ou precisa levar para assembleia?" Repare que aqui você estará validando a autoridade, ou seja: quem são os decisores para o fechamento. 

GPCT (G = Goals / objetivos, P = planejamento, C = Challenges / desafios e T = tempo): essa estrutura é uma modificação do BANT, que gera mais valor para o seu potencial cliente tornando a venda mais consultiva. 

Na prática: "Legal Síndico, então o seu grande objetivo na troca de administradora é reduzir custos, certo?" Repare que agora você estrutura toda a sua conversa de venda para o que realmente o seu potencial cliente deseja!




Como usar as técnicas de vendas para administradoras?


Após estudar os conceitos anteriores, faça um compilado das siglas e crie a sua própria estrutura de vendas! Não se prenda a usar apenas uma das técnicas de vendas.


Exemplo: P (do SPIN) + N (do SPIN e BANT) + GPCT = "PNGPCT". 


Agora formule perguntas estratégicas e conduza a negociação com o condomínio! Sem sombras de dúvidas suas taxas de conversão irão aumentar expressivamente.‍


Confira alguns conteúdos que podem ser úteis para sua administradora de condomínios:




Quais são as principais ferramentas de vendas?


Quais ferramentas de vendas você utiliza na sua administradora de condomínios?


Se você controla suas negociações por e-mail, WhatsApp e planilhas, chegou a hora de mudar. Essas ferramentas não são completas e não vão abranger todas as suas necessidades.‍


Para trabalhar de forma mais eficiente e profissional, utilize ferramentas próprias para vendas.


‍Conheça as principais ferramentas de vendas para administradoras de condomínios: 


- Meetime
(Paga): uma excelente ferramenta para você controlar na minúcia o seu time de vendas. Quantidade de ligações, etapa do funil, performance e muito mais. Se você está disposto a investir numa plataforma, vale a pena conhecer. 


- RD Station CRM
(Paga): a vantagem da RD CRM é que você pode integrar automações de marketing ao seu CRM e funil de vendas. Também possui controles de operadores de vendas, quantidade de atividades e etc.


- Pipedrive
(Paga): muito utilizada para controlar os leads durante as etapas do funil. A visualização mostra um sinalização dos seus leads, por exemplo:  Se você precisa mandar sua proposta para dois condomínios, os negócios aparecerão na cor vermelha.


- Hubspot
(Começa grátis e conforme você vai inserindo usuários, precisa mudar para um plano pago): você pode criar uma conta gratuita na ferramenta e começar a usar o básico para controlar seus negócios.




Qual é a importância das técnicas de venda?


Essas ferramentas de vendas vão mostrar automaticamente a previsibilidade das vendas da sua administradora de condomínios.


Afinal, se você não tem uma previsibilidade das suas vendas, você não tem nenhuma perspectiva de crescimento (ou nos piores cenários: de fechamento de portas), não é mesmo?


Se você quer criar uma administradora de condomínios de impacto, uma empresa que segue um crescimento, com capacidade de gerar caixa, você precisa controlar na minúcia suas métricas de vendas! 


Para isso, você precisa ter respostas na ponta da língua: "Por mês eu ligo para 150 condomínios, consigo falar com 80, mando 40 apresentações com propostas comerciais para condomínios, dessas, faço 15 assembleias e fecho 8 condomínios por mês, uma taxa de conversão de 5,33% de topo de funil e de 53% de fundo de funil."

Para te ajudar, separamos algumas leituras obrigatórias para sua administradora:




Como conquistar mais clientes para sua administradora?


“Eu, Marcus Nobre, nunca tive coragem de compartilhar isso, mas depois de um estudo com mais de dois mil condomínios do Brasil, posso garantir: Ser uma administradora de condomínios, a maior da região, com certificações, prêmios, entrega de boletos em dia...
Nada disso vai te ajudar a fechar mais vendas.”


Sabe porque? É necessário apostar em transformação digital e tecnologia. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:

Para conquistar novos clientes, é essencial:


1) Ter uma apresentação bem formatada e objetiva; 

2) Utilizar técnicas de vendas, validando o que realmente o condomínio precisa e se você o atende; 


3) Ter profissionalismo, organização e métricas (funil), principalmente através de ferramentas;


4) E o principal: utilizar o melhor da tecnologia.


Em resumo: o que os condomínios querem é economia e comodidade através da tecnologia. E esse é o propósito da uCondo.

Como um sistema pode ajudar sua administradora?

Nossos clientes, entre eles síndicos e administradoras, otimizaram seus processos, eliminaram as remessas e retornos bancários e ainda passaram a entregar um aplicativo completo para os moradores e síndicos.


Fizemos um estudo com mais de 3 mil condomínios e mais de 100 administradoras e síndicos profissionais - possíveis clientes, clientes atuais e ex-clientes uCondo.


Com todas as 100 administradoras, fizemos uma simples pergunta: "Você mostra a plataforma uCondo na assembleia de apresentação da sua empresa?" 


Resposta: das administradoras de condomínios que responderam "sim", 80% relataram que o condomínio fechou negócio pois a administradora entregava a plataforma e aplicativo uCondo para os síndicos e moradores como complemento de seus serviços.

Quer saber como isso pode te ajudar? Acesse o link abaixo:

Demonstração gratuita: Sistema uCondo para administradoras



Como montar uma apresentação?

Para administradores e gestores, é importante saber como montar uma apresentação que seja atrativa e eficiente.

Para te ajudar, a uCondo preparou um modelo de apresentação comercial editável e gratuita. Com isso, você pode melhorar as estratégias de vendas da sua administradora de condomínios

Baixe gratuitamente: Modelo de Apresentação Comercial para Administradoras

Para baixar, basta se cadastrar no formulário abaixo:


Postado em  

June 26, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.