Tempo estimado de leitura:

Como eliminar o grupo de WhatsApp do condomínio?

Existe alguma alternativa viável para eliminar o grupo de WhatsApp no seu condomínio? Sim, existe!

É comum que os grupos de WhatsApp nos condomínios se tornem um problema extra para os síndicos e gestores. Além de lidar com a demanda de solicitações e reclamações, os gestores ainda acabam tendo que resolver os conflitos gerados nestes grupos.

Para que o síndico possa evitar este problema extra e ainda manter um canal de comunicação para a solução do que realmente é relevante para o condomínio, é preciso da ajuda da tecnologia.

Neste novo post do blog uCondo, vamos te explicar como eliminar os grupos de WhatsApp e centralizar a comunicação do seu condomínio.

Índice:

síndico utiliza grupo de WhatsApp no condomínio
Uso de grupos de WhatsApp pode se tornar um problema para gestores nos condomínios.



O WhatsApp nos condomínios

O uso do WhatsApp nos condomínios é uma das soluções mais simples encontradas por síndicos e gestores para estabelecer um meio de comunicação com moradores.

Através dos grupos, síndicos podem emitir avisos e comunicados, compartilhar documentos e orientação, além de tratar de temas cotidianos de forma simples e rápida.

No entanto, qualquer síndico que exerça essa função há algum tempo sabe que a ferramenta resolve alguns problemas enquanto cria outros.

No dia a dia, as divergências entre os moradores tendem a evoluir para conflitos e discussões, tanto em relação aos temas ligados ao condomínio quanto em relação à temas diversos.




Para que serve o grupo de WhatsApp do condomínio?

O grupo de WhatsApp do condomínio pode servir para facilitar a comunicação entre os moradores, síndico e outros membros envolvidos na gestão do condomínio. Aqui estão algumas finalidades comuns para esse tipo de grupo:

  1. Comunicados e informações importantes: O grupo pode ser utilizado para transmitir informações relevantes, como comunicados do síndico, avisos sobre manutenções, eventos no condomínio, entre outros.

  1. Tomada de decisões: É possível utilizar o grupo para discutir e tomar decisões sobre questões importantes relacionadas ao condomínio. Isso pode incluir votações, sugestões de melhorias, entre outros temas.

  1. Contato com o síndico: Os moradores podem usar o grupo para entrar em contato diretamente com o síndico, fazendo perguntas, relatando problemas ou sugerindo ideias.

  1. Segurança: O grupo pode ser utilizado para compartilhar informações sobre a segurança no condomínio, como relatos de atividades suspeitas, orientações sobre medidas de segurança, etc.

  1. Avisos de emergência: Em situações de emergência, como falta de água, energia elétrica ou outros problemas que afetem todo o condomínio, o grupo pode ser uma maneira rápida de alertar os moradores.

É essencial que os membros do grupo ajam com respeito e consideração, evitando mensagens desnecessárias, discussões acaloradas e compartilhamento excessivo de conteúdo. No entanto, isso nem sempre acontece.

Leia também: As regras para grupos de WhatsApp



A reclamação que não chega ao síndico

Apesar de ser um meio de comunicação simples e eficaz, existem alguns problemas que podem ser criados pelo uso dos grupos de WhatsApp para se comunicar com os moradores de condomínio.

Imagine o seguinte cenário: um condomínio que possui 200 moradores utiliza um grupo de WhatsApp para centralizar a comunicação entre moradores e o síndico. 

Neste grupo, moradores falam sobre assuntos relacionados ao condomínio e também falam sobre assuntos cotidianos como futebol, política e entretenimento.

Em uma determinada ocasião, um morador utiliza o grupo para fazer uma reclamação em relação a um problema com sua vaga de garagem. No mesmo dia, outros moradores utilizam o grupo para falar sobre uma partida de futebol e sobre a nova eliminação do Big Brother Brasil.

Com o acúmulo de mensagens, o síndico acaba não recebendo a reclamação e o problema não é solucionado. Por mais que seja uma situação hipotética, esse problema se repete diariamente em situações reais.




Mensagem direta para o síndico

Para resolver o problema acima, você pode pensar: não é só mandar uma mensagem para o síndico? Em muitos casos, a comunicação individual pode resolver.

No entanto, existem síndicos profissionais que administram dezenas de condomínios. Se cada um destes tiver algumas dezenas ou centenas de moradores, lidar com tantas mensagens também acaba sendo inviável.

Diariamente, a uCondo é procurada por síndicos e gestores que possuem problemas semelhantes. Muitos deles relatam que a demanda de solicitações dos moradores acaba tomando grande parte do seu dia, fazendo com que seus esforços nem sempre sejam aproveitados da melhor forma.

Para resolver esse problema, a uCondo aperfeiçoou seu módulo de comunicação, garantindo com que o contato entre moradores e gestão também seja feito de forma instantânea, mas sem que haja acúmulo de demanda e garantindo, ainda, que o canal facilite a resolução das demandas e problemas.

aplicativo para eliminar o WhatsApp do condomínio
Aplicativo de gestão condominial é uma alternativa simples e eficiente para a confusão dos grupos de WhatsApp.

Por fim, a pergunta que não quer calar: como a uCondo faz isso?




Comunicação centralizada para solução das demandas

Agora que você já entendeu os problemas, chegou a hora de apresentar a solução: o sistema inteligente para gestão condominial da uCondo.

Através de um aplicativo intuitivo, rápido e fácil de usar, a uCondo garante a centralização da comunicação em um só lugar. Com o app, você pode eliminar os grupos de WhatsApp e garantir que as solicitações feitas pelos moradores sejam sempre atendidas.

Imagine o seguinte cenário: o elevador do bloco A, que possui mais de 150 moradores, estragou. Se a comunicação for feita pelo WhatsApp, serão centenas de mensagens privadas ou no grupo do condomínio.

Pelo app uCondo, você não terá esse problema: pelo próprio celular, os moradores acessam o app uCondo e, através da funcionalidade "Chamados", abrem uma solicitação de manutenção para o equipamento.

Imediatamente, o síndico será notificado e poderá delegar a tarefa para o zelador, quando houver. Se for o caso, ele ainda poderá entrar em contato com a empresa escolhida para a manutenção. 

O síndico (ou o zelador) confirmam o recebimento da solicitação feita pelos moradores, que por sua vez, serão notificados que o problema já está sendo resolvido. Assim que o elevador for consertado, o síndico (ou o zelador) acessam o sistema e notificam os moradores da conclusão da manutenção.

Tudo isso sem a necessidade de dezenas ou centenas de mensagens e ligações. 




Alternativas para o grupo de WhatsApp

Muitos condomínios também utilizam os grupos de WhatsApp para outras funções, como a reserva de áreas comuns, o envio de documentos, comunicados de manutenções programadas e até mesmo para a cobrança das taxas condominiais (o que não é indicado).

Para tudo isso, a uCondo oferece uma alternativa mais eficiente e, com certeza, muito mais segura. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:

Quando falamos de documentos e cobranças, o envio de informações através do WhatsApp nunca é a melhor opção. Isso porque, em muitos casos, podem haver violações da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Leia mais: A LGPD nos condomínios

Com criptografia de ponta e atualização constante, o app uCondo garante que sua gestão estará segura em relação à LGPD, também garantindo segurança jurídica para diversas situações.

Confira como o sistema uCondo pode solucionar os problemas citados acima:

  • Reserva de áreas comuns: O uCondo permite que os moradores reservem áreas comuns de forma online, evitando a necessidade de usar grupos de WhatsApp para isso. A plataforma oferece um calendário de reservas, possibilitando que os moradores visualizem a disponibilidade e façam suas reservas de maneira organizada.

  • Envio de documentos: O uCondo proporciona um ambiente seguro para o envio e armazenamento de documentos. Os documentos podem ser compartilhados de forma centralizada na plataforma, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações.

  • Manutenções programadas: A plataforma permite o envio de comunicados e alertas diretamente aos moradores, informando sobre manutenções programadas, obras, ou outras atividades relevantes. Os comunicados podem ser segmentados por unidades, facilitando a personalização da comunicação de acordo com as necessidades específicas de cada morador.

  • Cobrança de taxas condominiais: O uCondo oferece um sistema de gestão financeira que facilita o controle e a cobrança das taxas condominiais. Os moradores podem consultar suas obrigações diretamente pela plataforma, proporcionando maior praticidade e transparência no processo de cobrança.



Quanto custa o aplicativo uCondo?

O sistema e aplicativo uCondo possui planos a partir de R$99 mensais, oferecendo um ótimo custo-benefício para administradoras, gestores e síndicos.

Cadastre-se abaixo e receba uma demonstração gratuita do sistema:

Postado em  

February 2, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.