PARTICIPE DA LIVE DE LANÇAMENTO DO CENSO CONDOMINIAL 2026

Participar
Tempo estimado de leitura:

Como fazer economia no condomínio? 4 dicas para economizar!

No final de cada mês, o síndico possui a responsabilidade de gerir as finanças e liquidar com todos os custos possíveis em um condomínio. Em muitos casos, a principal preocupação é fazer economia no condomínio.

Para ter uma gestão tranquila, o responsável precisa saber como reduzir gastos e economizar recursos em um condomínio.

Assim, uma boa gestão financeira é essencial, tendo em vista que todas as contas pagas provêm das taxas pagas pelos condôminos.

Água, energia, manutenção, impostos: todas essas são obrigações que o síndico não pode “escapar”. Então, como o síndico pode economizar no condomínio?

Confira este material especial do blog uCondo, incluindo uma calculadora que te mostra a economia que a tecnologia pode te trazer!

Índice

gestor busca gerar economia no condomínio
Guia da uCondo traz quatro dicas essenciais para gerar economia no condomínio.



Os custos do condomínio

Talvez a pessoa que mais tenha consciência dos gastos de um condomínio é o gestor ou síndico responsável pela gestão.

É ele que é o responsável por pagar as contas e ratear o valor entre os moradores.

No entanto, muitos sequer sabem quais custos são estes.

Quais os custos de um condomínio?

Dentre os gastos mensais obrigatórios, estão: água, energia, gás, internet, telefonia, limpeza, segurança, folha de pagamento e tributos.

É claro que os custos podem variar de um condomínio para outro, mas, em suma, estes são os mais comuns.

Quando falamos de água e energia elétrica, as formas de economia podem estar ligadas com ações de conscientização e incentivo de uso responsável dos recursos, bem como ao uso de novas tecnologias, como a instalação de placas solares ou a captação da água da chuva.

Com gás, internet, limpeza, segurança e telefonia, é possível economizar buscando novos fornecedores ou prestadores de serviço que tenham melhores preços e condições mais atrativas.

Com a folha de pagamento e tributos, não há muito o que o síndico possa fazer além de garantir que o trabalho de todos os funcionários seja realizado de forma responsável e eficiente.

Os gastos citados acima são obrigatórios. Todos eles são essenciais para a vida dos condôminos e não há como fugir destas responsabilidades. Mas, além destes custos, existem diversos outros custos que o síndico pode eliminar e que podem gerar economia todos os meses.

Como fazer economia no condomínio?

Para fazer economia no condomínio, é essencial otimizar despesas operacionais, cortar gastos desnecessários e adotar soluções tecnológicas eficientes.

Neste conteúdos, separamos dicas relacionadas a quatro pontos:

Papel e material de escritório – Digitalize documentos e comunicações para reduzir impressões e desperdícios.

Emissão de boletos – Opte por boletos digitais e negocie tarifas com o banco para diminuir custos com papel e envio.

Tarifas bancárias – Pesquise instituições financeiras com taxas reduzidas e centralize contas para evitar múltiplas cobranças.

Sistema de gestão – Use uma plataforma integrada para automatizar processos, evitar erros e melhorar o controle financeiro.

Confira abaixo as dicas para economizar nestas tarefas.




1 - Papel e material de escritório

A organização é um passo importante para a gestão responsável de um condomínio. Na área financeira e contábil, o síndico precisa ter um sistema que lhe permita controle sobre custos e gastos em tempo real.

Para muitos síndicos, o papel ajuda bastante. Boletos, guias e documentos são separados em pastas e organizados de forma que o síndico consiga estabelecer um processo eficiente para controle.

No espaço utilizado pelo síndico, outra pessoa talvez não vá entender como funciona a sua “bagunça organizada”, comum em qualquer mesa de escritório.

Em muitos momentos, isso não se torna um problema. Mas, com a informatização e a digitalização de muitos processos, é preciso se adaptar: um escritório só vai ter 100% de eficiência se ele tiver o apoio de um sistema que resolva 100% dos seus problemas.

Assim, reduzir o uso de papel e materiais de escritório é essencial para economizar no condomínio.

Com o app uCondo, o sistema de gestão condominial mais eficiente do mercado, é possível reduzir (e muito) o número de papéis sobre a sua mesa. Chega de imprimir cada documento, boleto ou guia de pagamento: com o uCondo, você pode digitalizar todos esses processos.




2 - Emissão de boletos de taxa condominial

Todos os meses, cabe ao síndico emitir os boletos bancários com a taxa condominial que deve ser paga por cada morador. 

Qualquer síndico que realiza sozinho o processo de impressão e entrega de boletos para os condôminos sabe bem: não é fácil. Haja impressora e haja papel.

E se, a partir do próximo mês, você não precisasse mais imprimir e entregar centenas de boletos? Para os síndicos que já contrataram a uCondo, essa é a realidade.

Como fazer a emissão de boletos?

Pelo uCondo, o síndico gera e emite boletos com poucos cliques, eliminando processos de remessa e retorno bancários.

Além disso, o gestor conta com a régua de cobrança automática, que ajuda a diminuir a taxa de inadimplência.

O sistema pode ser programado para emitir alertas automáticos para os dispositivos cadastrados pelos condôminos, lembrando os mesmos da data de vencimento de cada boleto.

Qual o custo de emitir um boleto?

Com a uCondo, é cobrada uma única tarifa do boleto: apenas quando há compensação do boleto.

Todos os boletos são emitidos de forma registrada no banco escolhido e o dinheiro irá cair na conta do condomínio ou da aministradora normalmente.

Além disso, a economia pode ser ainda maior se a cesta de serviços for renegociada. O gestor ainda deve mensurar quanto tempo irá ganhar com a automação financeira, comparando o valor por hora e o tempo ganho.

Assista o vídeo abaixo e saiba como gerar boletos de forma rápida e prática para economizar recursos:




3 - Custo mensal com tarifas bancárias

O custo mensal com tarifas bancárias é uma das principais despesas em muitos condomínios. Quando falamos em despesas bancárias, considere os seguintes pontos:

  1. Quanto você paga para emitir o boleto?
  2. Quanto você paga para registrar o boleto?
  3. Quanto você paga para cancelar o boleto?
  4. Quanto você paga para alterar o boleto?
  5. Quanto você paga para gerar a 2ª via do boleto?
  6. Quanto você paga para baixar o boleto?

Administradores, gestores ou síndicos de condomínios pagam para emitir boletos, registrá-los, cancelá-los e emitir segunda via, além de ter um custo extra com as taxas de manutenção da conta. Essa taxa é cobrada mesmo que o boleto não tenha sido pago.

A uCondo automatiza 100% da remessa e retorno. Os lançamentos das receitas são automáticos para todo condomínio na realização do pagamento de uma fatura.

Com isso, fica ainda mais transparente o que é gasto com boletos e o que é gasto com tarifas bancárias.




4 - Sistema de gestão condominial

Para ter um sistema de gestão condominial, é preciso acrescentar mais um custo mensal ao seu controle de gastos. E para que esse “gasto” gere economia no final do processo, é importante analisar muito bem as opções que estão disponíveis no mercado.

Podemos afirmar com certeza absoluta que o uso de um sistema de gestão condominial vai mudar a forma com que o trabalho do síndico é realizado.

Se a opção escolhida foi a uCondo, também podemos garantir que a vida do síndico vai mudar para melhor. E também vai te ajudar a fazer economia no condomínio.

Como citado no item anterior, o sistema reduz sua papelada e o custo com materiais de escritório.

Com o uCondo, o síndico pode reduzir significativamente o custo com despesas bancárias, consumos e pessoas. 

🎥 Assista o vídeo abaixo e saiba como economizar no condomínio utilizando um app:

Além disso, o sistema oferece tudo isso com um custo extremamente acessível. Com a economia gerada pelo uCondo apenas com tarifas bancárias, você consegue pagar a mensalidade do sistema e ainda sobra dinheiro.

Na Calculadora de Economia no Condomínio (confira abaixo), você pode calcular quanto gasta com cada um dos itens citados e no final, saberá a economia exata que o sistema uCondo pode te trazer. 

Sem asteriscos e sem itens escondidos nas letrinhas pequenas. A calculadora abaixo é 100% fiel ao sistema uCondo para gestão condominial: cada centavo do resultado final é a economia que seu condomínio pode ter ao migrar para o sistema uCondo.




Bônus: Calculadora de Economia no Condomínio

Todos os itens citados acima são preocupações recorrentes do síndico. Por isso, cada detalhe faz a diferença na hora de economizar e garantir uma taxa condominial menor para seus condôminos.

A redução de custo com cada item impacta diretamente no custo de cada morador e a soma de todos os valores traz um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores.

Pensou em todas as despesas administrativas e bancárias do seu condomínio? Então chegou a hora de calcular o que você pode economizar com a uCondo.

Preencha o formulário abaixo e acesse de forma gratuita a Calculadora de Economia no Condomínio:

Para finalizar, trazemos também um dos episódios mais recentes do podcast Fala Condomínio, que abordou a redução de custos nos condomínios. Assista:

Postado em  

October 11, 2025
Lançamento Exclusivo

Censo Condominial 2026

Estudo completo sobre o segmento condominial traz pesquisas e dados das principais áreas de interesse dos gestores de condomínios.

Contéudo mais atualizado do mercado.

Pesquisas completas sobre gestão de condomínios no Brasil.

Lançamento Ao Vivo no Youtube com dados inéditos.

Inscreva-se na Live de Lançamento

📲 Vagas limitadas | 100% gratuito

Destaques do Blog

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.

Converse com a IA da uCondo pelo Whatsapp

Tire suas dúvidas sobre gestão condominial com a Móra, a IA da uCondo. Experimente agora!

Fale com a Móra