Tempo estimado de leitura:

Como realizar uma assembleia de condomínio online grátis?

Com a pandemia do Covid-19, surgiu uma nova modalidade de assembleias de condomínios: as virtuais.

Em 9 de março de 2022, a Lei N° 14309, que permite assembleias e votações online nos condomínios, foi sancionada. Isso quer dizer que assembleias online são permitidas, desde que não sejam proibidas pela convenção do condomínio.

Além de ser uma solução muito útil no contexto da pandemia, as assembleias de condomínio virtuais também podem ser adotadas em um condomínio mesmo depois do fim do isolamento social de modo a facilitar a presença dos moradores e funcionar de forma mais prática.

E a melhor parte, você pode realiza-las de forma gratuita!

Nesse artigo você vai aprender com a gente a conduzir uma reunião de condomínio totalmente online, sem gastar nada - ajudando na saúde financeira de seu condomínio.

Existem diversas ferramentas no mercado para viabilizar uma assembleia de condomínio online. Nosso time e redação buscou ferramentas gratuitas, bem como, que preserve a segurança dos dados.

Índice:

  • Passo-a-passo para realizar uma assembleia online
  • Certifique-se que você possua uma conta de e-mail no Google
  • Acessando seu calendário e criando uma sala virtual
  • Fazendo a convocação e compartilhando com os moradores
  • Caso você queira gravar a assembleia de condomínio online
  • Benefícios Assembleia Virtual em Condomínios

assembleia online grátis no condomínio
Saiba como convocar uma assembleia e realizá-la de forma online e gratuita.

Passo-a-passo para realizar uma assembleia online

1) Certifique-se que você possua uma conta de e-mail no Google:

*caso você já possua uma conta no Google, pule para a etapa 2.

O Google disponibiliza diversos recursos para realizar assembleias online, dentre eles: uma conta de e-mail, um calendário, e uma ferramenta de reuniões online, o Google Meet.

Todos esses recursos são totalmente gratuitos, além de serem super fáceis de utilizar.

2) Acessando seu calendário e criando uma sala virtual (link para a videoconferência):

O calendário é um recurso muito útil para organizar tarefas e compromissos, mas também pode servir para agendar uma reunião, ou uma assembleia de condomínio.


Acesse o calendário de sua conta.

Dica: aperte "w" em seu teclado para ter uma visão semanal. Se quiser ter uma visão mensal aperte "m".

Dentro da sua tela no calendario você pode criar uma sala virtual, ou link para a videoconferência. É através dessa sala que você e os condôminos irão realizar a assembleia virtual online.

Para criar sua sala, escolha a dia e o horário em que deseja realizar a assembleia de condomínio e clique para abrir um evento:

Criando um evento de assembleia de condomínio no Google Calendar.

No exemplo, foi criado um evento no dia 10 de julho de 2020, em uma sexta-feira, as duas horas da tarde.

O nome do evento foi: "Assembleia Geral".

É muito importante que você selecione a opção: "Adicionar videoconferência do Google Meet". Dessa forma sua sala virtual será criada.

Seguindo todos esses passos, seu evento no calendário ficará assim:

Detalhes do evento e a sala virtual (link para a videoconferência)

Salve o link dessa reunião, pois será ele que você irá compartilhar com os moradores e/ou pessoas que receberão a convocação para participar da assembleia de condomínio online.

E então, clique em "Salvar" para finalizar a criação do evento no seu calendário.

Sua sala foi criada com limite para até 250 participantes.

3) Fazendo a convocação, compartilhando com os moradores e antecipando as decisões:

Convocação tradicional:

Agora você precisa realizar a divulgação da convocação da assembleia do condomínio, para isso você pode prosseguir da maneira que já realiza em seu condomínio, seja mandando através de e-mail ou redigindo um documento com os tópicos para colocar nos principais pontos do condomínio.

Há uma forma mais sustentável e eficiente de fazer essa divulgação: utilizando uma ferramenta digital de comunicação no condomínio.

Conheça agora: O sistema uCondo para gestão condominial

Convocação digital e segura:

Através do app uCondo, você pode fazer uma convocação da assembleia do condomínio do sofá da sua sala e todos os moradores receberão um comunicado no Smartphone e um e-mail.

Além disso, a plataforma gera um documento digital automaticamente da convocação da assembleia, neste documento você poderá colocar o link da sala virtual e toda a pauta que será abordada na reunião de condomínio online.

Esse documento digital que a plataforma uCondo gera automaticamente, contém uma formatação profissional e melhores práticas de uma gestão eficiente e moderna.

E tem mais, caso você ainda julgar necessário a plataforma também gera uma lista de protocolo de recebimento para que os moradores assinem a confirmação.

Antecipando as decisões:

Também através do app uCondo, você pode criar votações em enquetes com uma data de encerramento - que pode ser por exemplo 1 dia antes da assembleia do condomínio online que você criou na etapa anterior.

Na sua videoconferência da assembleia online do condomínio, você pode apresentar o gráfico dos votos e simplesmente perguntar: "Pessoal que votou pelo app, gostaria de mudar seu voto?"

Desta maneira vocês evitarão horas e horas de discussões intermináveis na assembleia do condomínio online, tornando o bate-papo mais produtivo e objetivo.

Como fazer a gravação da assembleia de condomínio?

Existe uma ferramenta, também gratuita, que você pode utilizar para gravar toda a assembleia de condomínio online, chamada OBS Studio.

Com a gravação, você pode tanto compartilhar com os moradores posteriormente ou se preferir apenas salvar em seus arquivos para alguma consulta futura.

Gostou do conteúdo? Olha o que a gente preparou para você:

Para ajudar gestores de condomínio a realizarem assembleias de condomínio virtuais com mais eficiencia e qualidade, a uCondo preparou um eBook com as principais dicas para realizar assembleias online no condomínio.

Baixe gratuitamente o Guia de Assembleia Virtual da uCondo.

guia para assembleias virtuais no condomínio

[Bônus] Benefícios Assembleia Virtual em Condomínios

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios das assembleias virtuais na sua administração de condomínios, confira o vídeo abaixo:

Redigido por: Marcus Nobre, Co-founder, CEO & board member.

Postado em  

December 20, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.