Tempo estimado de leitura:

Como as novas regras do WhatsApp afetam condomínios?

Você já deve ter ouvido falar das recentes atualizações nas políticas de privacidade e novas regras do WhatsApp, que trouxeram algumas mudanças emocionantes e, claro, algumas questões importantes a considerar.

Essas alterações não apenas afetam a forma como usamos o aplicativo, mas também têm um impacto direto nas dinâmicas dos grupos entre vizinhos de condomínio.

Considerando que o aplicativo ainda é um dos mais utilizados para a comunicação entre vizinhos, os gestores precisam ter alguns cuidados para evitar ações judiciais.

Neste post do blog uCondo, mergulharemos nas novas regras do WhatsApp e exploraremos como elas se aplicam ao nosso condomínio.

Índice:

Entenda os riscos que o WhatsApp pode trazer para moradores e gestores.



Quais são as novas regras do WhatsApp?

Fundado em 2009 por uma startup de mesmo nome, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014 por 22 bilhões de dólares, quando já era popularmente conhecido em todo o mundo.

E no início de 2021 o Whats informou seus usuários sobre as alterações na sua política de privacidade. Com as novas regras do WhatsApp, a partir de 15 de maio os usuários serão obrigados a compartilhar seus dados com contas comerciais integradas com o Facebook, Instagram e Messenger.

As plataformas informaram que querem intensificar sua integração, pois dessa forma as contas comerciais poderão usar a ferramenta para interagir e fazer negócios com os usuários, inclusive através da viabilização de compras e pagamentos diretamente pelos aplicativos. 




Como as novas regras do WhatsApp impactam os usuários?

A empresa afirma que as mensagens ainda são criptografadas, mas não pode mais garantir que serão criptografadas de ponta a ponta, uma vez que as empresas que usam o WhatsApp Business poderão guardar as mensagens com seus clientes em outros serviços de hospedagem, como o Facebook Messenger, por exemplo. 

Além disso, os dados dos usuários serão integrados com os Produtos das Empresas do Facebook. 

Em seu site, o WhatsApp informou que o objetivo da coleta de dados é "operar, fornecer, melhorar, entender, personalizar, oferecer suporte e anunciar nossos serviços". 




WhatsApp limita usuários que não aceitaram novas regras

Após a atualização, os usuários receberam mensagens sobre os termos da nova política de privacidade do WhatsApp.

A conta dos usuários que não aceitarem as regras não será excluída, porém, eles vão receber lembretes com o aviso da nova política de privacidade, de forma persistente.

A partir de então, o envio e leitura de mensagens ficará restrito. Segundo o app, não vai ser possível acessar a lista de conversas, mas os usuários que tiverem as notificações habilitadas ainda poderão tocar para ler ou responder as mensagens, além de atender chamadas de voz e de vídeo.

Porém, o app promete que após algumas semanas de funcionalidades limitadas, os usuários não poderão mais receber chamadas ou notificações e o WhatsApp vai parar de enviar mensagens e chamadas para o telefone.




Quais os riscos dos grupos de WhatsApp em condomínios?

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para compartilhar informações e se conectar com as pessoas, mas hoje muitas pessoas ainda não têm conhecimento que a ferramenta não é recomendada para ser usada através de grupos de WhatsApp em condomínios.

O advogado Bruno Matos, síndico de um condomínio em Bauru - São Paulo, optou por utilizar app exclusivo para condomínio, o uCondo, e sentiu o impacto positivo do uso do aplicativo durante a pandemia, já que o contato com os moradores foi prejudicado pelo isolamento social. 

Bruno conseguiu centralizar e organizar toda a gestão condominial através do uCondo. Além disso, o aplicativo permite que ele compartilhe avisos com os moradores e também possui cerca de outras 30 funções, que vão desde a abertura de chamados até a automação financeira de todo o condomínio. 

O advogado identificou que a troca do Whats e a implementação do uCondo, um app exclusivo para condomínios, o auxiliou a simplificar e organizar toda a sua rotina de gestão condominial.

O síndico Bruno ainda destacou que "o grupo de WhatsApp, apesar de ser uma ferramenta muito importante para o condomínio, não pode se tornar oficial, já que muitos moradores não gostam de participar de grupos e acabam saindo e, assim, muitas informações importantes são perdidas".

Leia também: WhatsApp no Condomínio: entenda todos os riscos

Conheça alguns casos judiciais que ocorreram em condomínios:




Quais os benefícios de um sistema para condomínio?

Desde o anúncio das novas regras do WhatsApp, o app sofreu com a migração de usuários para outras plataformas. Esses usuários estão buscando outras ferramentas para se sentirem mais à vontade com o compartilhamento de mensagens.

Essa migração já vinha ocorrendo anteriormente para usuários que moram em condomínios, pois os grupos de Whats estavam trazendo muitos problemas, inclusive judiciais, para os moradores.

Um app exclusivo para condomínio permite que síndicos e administradoras de condomínios possam centralizar e formalizar além de toda a parte de comunicação, também toda a parte financeira do condomínio. 

Conheça mais a fundo alguns dos benefícios da migração do WhatsApp para um app para condomínio:

  • Avisos: Com um app exclusivo para condomínios, os gestores podem emitir avisos e enviar comunicados, que podem ser individuais ou para todos os moradores. Eles ainda tem a opção de enviar para um bloco ou um prédio específico, segmentando o aviso da maneira que julgar pertinente.
  • Reservas: Um app para condomínio facilita as reservas de áreas comuns, dando mais autonomia para moradores e organizando a gestão do síndico. Todas as datas, horários e regras ficam disponíveis no app e se houver alguma taxa, ela será cobrada automaticamente na taxa condominial do morador no próximo mês.
  • Chamados: Através de um aplicativo como o uCondo, moradores podem abrir chamados e fazer reclamações específicas. Um morador pode comunicar uma lâmpada estragada e o síndico, ao ver a reclamação, pode designar a tarefa para que o zelador possa resolver o problema.
  • Enquetes: Os gestores podem utilizar o aplicativo para fazer enquetes e votações, que podem ser utilizadas para tomar decisões e facilitar a realização de assembleias.


No app para condomínio uCondo, todos os chamados podem ser realizados e formalizados facilmente pela plataforma. Os moradores têm liberdade para inserir sugestões, reclamações, dúvidas e solicitações e ainda podem acompanhar todo o status do chamado, sem a necessidade de ficarem contatando o síndico em horários inoportunos.

Eliminar o grupo de WhatsApp pode evitar diversos problemas.

Quer saber como o app uCondo pode facilitar a comunicação e a transparência da sua gestão? Cadastre-se abaixo para uma demonstração gratuita:

Postado em  

March 15, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.