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7 estratégias para fidelizar clientes em administradoras de condomínios

Investir em estratégias para fidelizar clientes em sua administradora de condomínios é fundamental para ter sucesso neste mercado. Afinal, vender mais para clientes que já contrataram algum dos seus serviços e estão satisfeitos, será muito mais fácil do que conquistar novos.

Outro ponto é que, seu melhor vendedor sempre será aquele cliente que está satisfeito com os seus serviços e vai indicar sua administradora para outras pessoas. Se você não atender às expectativas destas pessoas, haverá uma grande chance delas gerarem um impacto negativo enorme para seu negócio.

As pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais e atentas a sites de reclamações, onde a propagação de relatos desfavoráveis podem gerar uma crise difícil de superar.

Um cliente insatisfeito tem um custo equivalente, ou até mesmo superior, ao lucro de cinco clientes satisfeitos. Na tentativa de evitar arrependimentos a respeito de uma compra, o consumidor moderno tenta tomar uma decisão a partir da experiência de outros clientes.

Você nunca deixou de comprar um produto, ou baixar aquele aplicativo que estava querendo, depois de dar uma olhada nos comentários e avaliações negativas? Sabendo disso, criamos este artigo para compartilhar algumas estratégias que vão ajudar você a encantar os clientes da sua administradora

Índice:

  • As estratégias para fidelizar clientes
  • Conheça bem o seu cliente
  • Construa um relacionamento saudável
  • Coloque em prática o "Overdelivery"
  • Organize cursos e eventos
  • Faça parcerias com outras empresas
  • Crie um programa de fidelidade
  • Invista em um sistema de gestão

administrador fecha negócio com cliente
Entender as estratégias para fidelizar clientes é essencial para ampliar sua cartela e sua renda, consequentemente.

As estratégias para fidelizar clientes

Conquistar um cliente é valioso, mas mantê-lo ao longo do tempo é o verdadeiro desafio. Em uma administradora de condomínios, a fidelização de clientes é essencial para construir relacionamentos sólidos e garantir a satisfação contínua. 

Por isso, é essencial entender quais estratégias são eficientes para fidelizar clientes nesse segmento tão crucial. 

Desde a personalização do atendimento até a implementação de tecnologias inovadoras, é preciso entender como transformar cada interação em uma oportunidade para fortalecer laços e construir uma base sólida de clientes fiéis. 

Afinal, no mundo dinâmico da administração de condomínios, a fidelização é a chave para o sucesso duradouro.

Confira as melhores estratégias para reter clientes e transformá-los em divulgadores da sua empresa:

1) Conheça bem o seu cliente

Embora as dicas que vamos compartilhar a seguir sejam eficientes para qualquer tipo de público, será muito importante conhecer bem os seus clientes, pois ajudará a definir com mais clareza, uma ordem de prioridade para serem implementadas.

Assim, você conseguirá identificar se os resultados serão percebidos a curto, médio ou longo prazo. Para isso, tente coletar informações relevantes sobre os condôminos de cada condomínio, como:

  • Classe social;
  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Necessidades;
  • Desejos;
  • Medos;
  • Frustrações;
  • Hábitos de compra.

Enfim, todas as informações que possam te ajudar a identificar um perfil comum, dentro da sua carteira de clientes.

Com esse perfil em mente, será muito mais fácil ter sucesso ao aplicar as estratégias mais relevantes para aquele público com todos os seus clientes.

2) Construa um relacionamento saudável

Um bom relacionamento precisa ir além do contato comercial. Por isso, você precisará fazer com que o cliente se sinta valorizado. Embora pareça uma premissa básica, saber ouvir sempre será a melhor forma de construir uma relação duradoura.

Para isso, tente realizar pesquisas de satisfação ou busque coletar feedbacks através de uma reunião ou conversa mais informal.

A verdade é que as pessoas sempre têm algo a dizer sobre o serviço que você oferece, seja bom ou não.

Quando a opinião for positiva, significa que você está no caminho certo. Caso contrário, significa que você precisará identificar o que está fazendo de errado e pensar em como pode melhorar.

Independente de qual seja a opinião do cliente, será uma excelente fonte de aprendizado para a sua administradora de condomínios.

3) Coloque em prática o Overdelivery

Bom, se você deseja fidelizar clientes em sua administradora de condomínios, é importante saber que fazer o básico não será o suficiente. Caso isso aconteça, você estará correndo o risco de colocar a sua empresa em uma competição por preço contra outros concorrentes.

E como sabemos, essa é uma batalha muitas vezes desleal e injusta.

Então, se você realmente deseja colocar o seu negócio em um nível mais alto, será necessário criar diferenciais competitivos.

Por isso, a prática do overdelivery se tornou um requisito para as administradoras de condomínio que desejam se destacar e ter sucesso neste mercado.

Em uma tradução literal, o termo em inglês quer dizer “entregar mais”. Ou seja, é pensar em como você pode surpreender os consumidores, adicionando ao seu serviço de gestão condominial algo que eles não estão esperando. 

E esta é justamente a chave para fidelizar clientes em sua administradora de condomínios: Superar expectativas!

Fazendo isso, a percepção de valor do cliente será muito maior do que o custo que ele terá com os seus serviços.

Como aplicar o overdelivery em sua administradora de condomínios?

Existem muitas soluções inovadoras que podem ser implementadas. Falaremos mais sobre elas a seguir, mas também existem algumas práticas simples que também caracterizam o overdelivery.

Confira algumas delas: 

  • brindes como forma de agradar o cliente;
  • descontos na contratação de um novo serviço;
  • prazo de entrega menor do que o estabelecido.

Enfim, comece por aquilo que é possível para a sua administradora.

Às vezes, uma simples ligação inesperada para se colocar à disposição do cliente para oferecer qualquer tipo de ajuda já é uma forma de “entregar mais”.

 

Um exercício interessante para você colocar em prática esta estratégia é pensar em como você pode fazer melhor, tudo aquilo que você já faz. Mas se você quiser ir além, existem outras estratégias que podem ser adotadas para encantar os seus clientes.

4) Organize cursos e eventos

Já pensou em oferecer cursos de capacitação para síndicos e colaboradores dos condomínios que você faz a gestão?

Os cursos podem ser presenciais ou online, pagos ou gratuitos (de preferência), e a forma como será realizado deve levar em consideração o perfil dos seus clientes.

Lembrando que não precisa ser nada grandioso, você pode pedir para que seus colaboradores elaborem uma apresentação sobre um tema específico.

Se você quiser validar a eficiência desta estratégia, pode começar de uma forma mais simples, compartilhando conteúdos relevantes sobre gestão condominial através das redes sociais da sua empresa.

Assim, além de ajudar aqueles clientes que seguem o perfil de sua administradora de condomínios nas redes, você ainda terá a chance de atrair pessoas interessadas por seus serviços.

5) Faça parcerias com outras empresas

Fechar parcerias com empresas que também atendem o mercado de condomínios, mas que oferecem serviços diferentes do seu, é uma ótima forma de ampliar o leque de serviços e fidelizar a clientela.

Empresas de manutenção de elevadores, segurança eletrônica e jardinagem podem ser ótimas alternativas.

Desta forma, ao mesmo tempo que sua administradora oferece o serviço principal, também pode oferecer condições especiais para seus clientes que optarem pelo serviço de um parceiro. 

Uma outra possibilidade interessante é a organização de eventos voltados para o mercado condominial, juntamente com estas empresas.

Sendo assim, além de fidelizar os clientes da sua administradora, ainda ajudará a gerar visibilidade para sua empresa a no mercado.

6) Crie um programa de fidelidade

Esta é uma excelente estratégia de diferenciação para aumentar a percepção de valor que os seus clientes têm da sua administradora.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os programas de fidelidade atraíram 161,6 milhões de cadastros entre outubro e dezembro de 2020.

Um bom programa de fidelidade traz, para a empresa, uma série de benefícios, como:

  • aumento do tíquete médio e frequência de compra;
  • melhora da reputação da empresa;
  • permanência dos clientes mais fiéis;
  • coleta de dados relevantes sobre o comportamento dos consumidores;
  • criação de laços emocionais do cliente com a marca.

Porém, este é um tipo de estratégia que precisa ser muito bem pensada e executada, para que consiga cumprir o seu objetivo.

Caso contrário, você poderá acabar investindo tempo e dinheiro em um programa que não terá sucesso.

7) Invista em um sistema de gestão para Condomínios

A verdade é que existem ótimos estratégias para fidelizar clientes em sua administradora de condomínios. Porém, para que você consiga colocar em prática algumas delas, precisará dedicar tempo para estudar o seu público e implementar aquelas que fazem mais sentido para eles.

Então, como conseguir dar conta de todas as atividades que envolvem a administração de um condomínio e ainda ter tempo para colocar em prática estas estratégias?

A utilização de um sistema para condomínio, como é o caso do uCondo, vai otimizar o trabalho da sua equipe e aumentar a produtividade da administradora, já que boa parte das demandas relacionadas ao condomínio podem ser facilmente automatizadas.

Com a ajuda deste tipo de tecnologia, será possível otimizar a gestão condominial como um todo, proporcionando uma experiência muito melhor para seus clientes.

Resumindo, além de agregar valor aos seus serviços e aumentar o nível de satisfação dos clientes, permitirá que o seu negócio ganhe escala, pois permite que você realize uma gestão 100% online e eficaz.

 

Confira alguns dos recursos disponíveis no aplicativo para condomínio uCondo e os seus principais benefícios:

O uCondo oferece uma variedade de recursos que podem ser valiosos para administradoras de condomínios na atração e fidelização de clientes. Aqui estão alguns dos principais recursos:

  1. Gestão Financeira Integrada: Ferramentas para facilitar a gestão financeira, incluindo controle de contas a pagar e a receber. Geração de boletos em massa de forma facilitada e automatizada.

  2. Agendamento de Áreas Comuns: Funcionalidade que permite aos condôminos reservar e utilizar áreas comuns, como salões de festas e churrasqueiras, de forma organizada.

  3. Comunicação Eficiente: Ferramentas de comunicação instantânea, como chat e notificações de avisos, para manter os condôminos informados sobre eventos, manutenções e outras atividades.

  4. Controle de Acesso e Segurança: Sistema de controle de acesso, com cadastro de visitantes e controle de portaria, aumentando a segurança no condomínio.

  5. Manutenção Preventiva: Funcionalidades que auxiliam na programação e acompanhamento de manutenções preventivas, contribuindo para a conservação das instalações e a valorização do condomínio.

  6. Transparência e Prestação de Contas: Relatórios e dashboards que proporcionam transparência nas finanças e atividades do condomínio, fortalecendo a confiança entre a administradora e os condôminos.

  7. Aplicativo Móvel: Acesso fácil às funcionalidades do sistema por meio de aplicativos móveis, proporcionando conveniência aos condôminos na gestão de suas demandas.

  8. Treinamento e Suporte: Oferta de treinamento e suporte técnico para garantir que tanto a administradora quanto os condôminos possam utilizar eficientemente todas as funcionalidades do sistema.

Ao adotar um sistema de gestão condominial como o uCondo, a administradora pode aprimorar sua eficiência operacional, proporcionar uma experiência mais satisfatória aos condôminos e, consequentemente, fortalecer a fidelização e atrair novos clientes. 

O aplicativo para condomínio uCondo está disponível em versões para Android, iOS e Desktop. Conheça o sistema de gestão para condomínios uCondo se cadastrando no formulário abaixo:


Postado em  

February 29, 2024

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