Tempo estimado de leitura:

Seguro condominial: Qual a melhor opção?

Garantir a contratação de um seguro condominial é uma preocupação comum, tanto para gestores quanto para moradores. Em geral, o seguro serve como uma das principais formas de proteger os bens dos condomínios.

Os condomínios são complexos e podem surgir diversas situações, por isso é importante ter um seguro para garantir a tranquilidade de todos.

O seguro do condomínio protege os moradores e garante a continuidade das atividades em situações inesperadas, trazendo tranquilidade e segurança para todos.

Se você é síndico ou administrador e está na dúvida de qual a melhor opção de seguro, chegou a hora de descobrir. Boa leitura!


Índice:

condomínio residencial com seguro contratado
Saiba tudo sobre o seguro condominial e conheça as melhores opções.



O que é seguro condominial?


O seguro condominial é um tipo de seguro que cobre as despesas não planejadas de um condomínio. 

O objetivo do seguro é fornecer proteção para os moradores. Ele evita que eles tenham que arcar com os custos elevados em caso de danos. 

Além disso, o seguro condominial pode incluir cobertura para responsabilidade civil. Isso significa que ele pode proteger o condomínio e seus moradores em caso de ações judiciais.




Quais os tipos de seguro para condomínio?


É comum que o seguro para condomínio inclua reparação de danos em áreas comuns de um condomínio. Os exemplos mais comuns são: elevadores, piscinas, salões de festas, entre outros. 

Ele também pode incluir cobertura para danos causados por incêndios, enchentes, roubo e outros tipos de sinistros. 

Cada seguro pode oferecer coberturas diferentes. Assim, é importante ler atentamente as condições e verificar qual é o mais adequado para as necessidades do seu condomínio.

Os tipos de seguro mais comuns são:

  1. Seguro Incêndio: cobre danos causados por incêndios, explosões e queda de raio.

  2. Seguro de Danos Físicos: cobre danos causados ao imóvel e a sua estrutura, como vazamentos, quedas de telhados, entre outros.

  3. Seguro de Responsabilidade Civil: cobre eventuais danos causados por acidentes que ocorram dentro do condomínio, como escorregões, quedas, entre outros.

  4. Seguro de Roubo e Furto: cobre eventuais prejuízos causados por roubos ou furtos ocorridos dentro do condomínio.

  5. Seguro de Vida Coletivo: oferece cobertura para os moradores do condomínio em caso de morte acidental.

  6. Seguro de Danos Elétricos: cobre eventuais danos causados por problemas elétricos, como curtos-circuitos, sobrecargas, entre outros.



O que diz o Código Civil sobre seguros?


É parte da responsabilidade civil do síndico adequar o condomínio ao Código Civil, um dos principais dispositivos da Lei em relação aos condomínios.

No seu artigo 1.346, o Código Civil estabelece que

"Art. 1.346. É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial."

É importante que o síndico contrate um seguro com coberturas básicas, garantindo proteção contra incêndio, queda de raios, roubo de bens, etc.




Qual a importância do seguro para condomínio?


Imprevistos fazem parte da rotina dos condomínios e proteção nunca é demais. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apenas 14,5% das moradias do Brasil possuem seguro.

O baixo percentual está diretamente ligado com a falta de informação em relação ao produto. E na hora do aperto, faz uma diferença enorme contar com ele.

O seguro para condomínio é importante para garantir proteção financeira, tranquilidade, responsabilidade civil e valorização do imóvel.

Todos os fatores tornam a vida dos moradores mais segura e tranquila:

  • Proteção financeira: O seguro oferece cobertura financeira para possíveis danos ou perdas no condomínio, como incêndios, enchentes, furto, entre outros. Isso significa que, em caso de sinistro, a seguradora pagará pelas reparações e substituições necessárias.

  • Tranquilidade: Com um seguro, os moradores sabem que estão protegidos contra imprevistos e que não terão que arcar com custos extras.

  • Responsabilidade Civil: A maioria das apólices de seguro para condomínio cobre danos causados a terceiros ou ao próprio condomínio.

  • Valorização do imóvel: Compradores e inquilinos tendem a ser atraídos por imóveis que possuem seguro residencial.



Qual o melhor seguro para condomínios?


Um dos melhores seguros oferecidos para condomínios é do Inter. Ele atua em parceria com as principais seguradoras do mercado para oferecer soluções específicas para o perfil de cada cliente.

Através da Conta Condomínio Inter Empresas, todo síndico tem soluções completas para simplificar a gestão do seu condomínio.

É possível proteger o seu condomínio de forma simples e prática, contando com seguro completo e condições exclusivas, com proteção contra:

  • Incêndio

  • Danos Elétricos

  • Responsabilidade Civil

  • Impacto de veículos

  • Portões automáticos

  • Acidentes em garagens

Além disso, você ainda garante assistência 24 horas para diversos serviços.


Seguro condominial do Inter


No Inter, você tem proteção completa e ainda conta com serviços emergenciais 24h, como eletricistas, encanadores, desentupidoras, chaveiros e vários outros.

Se você já é correntista, acesse sua conta pelo aplicativo, contrate o seu seguro e conheça outros seguros.

Além disso, o Banco Inter oferece rendimentos a partir de 100% de CDI, sem pagamento de taxas: rende mais que a poupança! 

Para os síndicos que querem utilizar esse fundo para melhorias, a parceria entre uCondo e Inter oferece mais uma vantagem. Se você é cliente uCondo, seu condomínio já tem crédito pré-aprovado para obter um empréstimo.

E não é qualquer empréstimo: o valor tem taxa de apenas 1,99% ao mês e até 60 meses para pagar!

Acesse agora: Conta Condomínio do Inter



Para que serve o fundo de reserva?


Outro aliado do síndico é o fundo de reserva. Ele é um importante recurso para possíveis despesas que fujam do planejamento estipulado pela previsão orçamentária.

O fundo de reserva não é obrigatório, mas pode estar incluso também na taxa condominial. Ele representa uma reserva de dinheiro para ser usado em casos de emergência. 

Normalmente, condôminos contribuem com um valor de 5% a 15% em relação ao valor da taxa condominial para compor o fundo de reserva.

Postado em  

May 13, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.