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5 Dicas de como criar uma persona de forma rápida e fácil

Você sabe o que é e como criar uma persona de forma rápida e fácil? Conhecer o cliente ideal do seu negócio é essencial para escolher estratégias e ações que surtam efeitos positivos no seu público.

Se você atua como administradora de condomínios ou como síndico profissional, é importante identificar seus potenciais clientes. E a criação de uma persona pode te ajudar.

Por mais que muitos negócios acreditem que não precisam desenvolver uma persona, sempre estamos sujeitos a interpretações e "achismos". E quando falamos em marketing e vendas, isso pode ser um problema bem grande.

Para te ajudar a conhecer seu cliente de verdade de forma rápida e fácil, hoje vamos dar algumas dicas para que você saiba como criar uma persona de forma rápida e eficiente.

Índice:

administradora criando persona
Administradoras e síndicos precisam entender qual a sua "persona".



O que é Persona?

Persona ou Buyer Persona é uma ferramenta de marketing que pode ser aplicada em todos os setores de uma empresa. Isso inclui a atuação em condomínios e administradoras.

Responsável por representar os clientes de um negócio, ela é composta por uma série de elementos. Estes elementos buscam aproximá-la ao máximo do que seria um consumidor de verdade.

A grande vantagem de se investir em uma persona é que ela é feita com base em dados reais. Essas informações coletadas do público não apenas dão veracidade a ela, como também permitem que tomemos decisões mais assertivas.

Para ver sua aplicação na prática, pense na seguinte situação: 

Você é dono de uma loja online de calçados e deseja fazer uma campanha promocional. Com base em seu conhecimento próprio, desenvolve ações de marketing nas redes sociais, voltadas para um segmento de público feminino e que possui entre 24 e 34 anos.

Entretanto, ao analisar os dados da sua empresa, percebemos que a maior parte do seu público consumidor é formado por homens entre 24 e 34 anos. E ainda que eles costumam chegar ao seu site muito mais por buscas diretas nos navegadores de pesquisa, como Google, do que pelas redes sociais.

A diferença entre o "achismo" e a persona é que ela irá ser muito mais direta e precisa. Isso vai dar foco às ações e decisões que você e toda sua equipe tomarão no dia a dia.

Errar o público-alvo da empresa pode ser um grande problema de gastos de dinheiro, tempo e esforço a longo prazo. Por isso, saber bem quem é seu cliente ideal é a função da criação de personas.




O que deve ter em uma persona?

Os elementos que compõem uma persona podem variar bastante de acordo com a necessidade de cada empresa.

Uma administradora de condomínios, por exemplo, terá características bem diferentes de uma loja de eletrônicos.

Apesar de termos alguns elementos básicos, que precisam estar presentes e logo mais vamos te mostrar, um dos maiores benefícios de estruturar esse cliente ideal é que ele se adapta ao que seu negócio precisa.

Durante o processo de pesquisa e análise para o desenvolvimento da persona, é normal que tenhamos vários insights.

Nesse momento, também, algumas informações podem se destacar, pedindo por mais campos dentro do seu "template de persona".

A regra aqui é: quanto mais dados melhor. Apenas não exagere, afinal eles devem fazer sentido com seus clientes como um todo e não representar apenas uma pequena parcela.

Voltando aos elementos essenciais, eles são responsáveis por dar características e personalidade a criação da sua persona, realmente fazendo com que ela funcione como uma pessoa de verdade.

cada empresa tem uma persona diferente
Cada persona possui características e elementos diferentes.

Os elementos principais são:

  • Nome
  • Idade
  • Ocupação
  • Estado civil
  • Personalidade 
  • Objetivos implícitos
  • Objetivos explícitos
  • Interesses
  • Dores
  • Objeções à sua empresa
  • Fontes de informação
  • Marcas que influenciam

E para já começar com as dicas, sugerimos que você use o nome da sua persona como uma forma de identificá-la.

O que queremos dizer é que melhor do que nomear sua persona de Maria, por exemplo, nomeá-la de “Maria Calçados Esportivos”. Isso lhe dará um resumo de quem essa persona representa.




Como criar uma persona de forma rápida e fácil?

Agora que já temos uma boa base de informações, podemos seguir para as dicas de criação de personas.


  1. Encontre fontes de informação confiáveis

Como mencionamos anteriormente, uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um cliente ideal é a busca e análise de dados.

Podemos até mesmo dizer que se essa parte da criação de personas não for bem trabalhada, nem adianta continuar com a construção. Afinal, você não poderá confiar em seu cliente ideal.

Mas como solucionar esse problema? A resposta é simples, foque em dados que sejam relevantes. Fontes de informação como Google Analytics, Google Ads, entre outros, são excelentes fontes!

Isso porque essas plataformas conseguem recolher dados de forma automática de como seu público interage com a marca, não dando margem para achismos equivocados.


  1. Crie mais de uma Persona

Quando começar sua pesquisa vai ver que dificilmente seus clientes vão se encaixar em uma única persona. Isso porque o seu mercado é diverso.

Ainda assim, precisamos ter representantes que englobam todos eles. A solução, então, é criar mais de uma persona para sua empresa.

Um síndico profissional, por exemplo, precisa lidar com diversos tipos de moradores. Desse modo, ter apenas uma persona não o ajuda muito.

Sugerimos que você crie por volta de três, não passando muito disso para não dificultar a execução de ações no futuro.

Desse modo, você terá uma persona principal, que representa os seus clientes mais qualificados, e outras duas para englobar os demais consumidores, que também são importantes.

  1. Aproveita os exemplos da internet

A internet está cheia de exemplos de personas e modelos prontos para serem usados de forma gratuita. Então por que não ganhar tempo pegando um deles?

Usar exemplos grátis pode garantir mais agilidade na sua criação de persona, apenas tome cuidado com as fontes.

Garanta que o modelo que vai usar é feito com base em pesquisas de mercado e não se esqueça de adicionar informações para que ele combine com seu público específico.

  1. Use a Automação de Personas

Outra forma de ganhar tempo, e essa com a qualidade da criação garantida, é com a Automação de Personas.

Empresas como o Jornio disponibilizam essa automação como uma alternativa muito mais simples e rápida, possibilitando a criação de personas em menos de 5 minutos.

O que eles fazem é integrar os dados da sua empresa, para que eles possam ser analisados e reinarem como um cliente ideal em poucos minutos. Legal, não?

Teste agora: Automação de Personas

  1. Não se esqueça de atualizar sua Persona

Por fim, não se esqueça de sempre atualizar sua persona.

Assim como qualquer ser humano, ela muda com o passar do tempo, acompanhando as alterações do seu público. Por isso, é importante que refaça sua persona ao menos uma vez ao ano para garantir sua qualidade.

Você pode usar as dicas 3 e 4 para isso. Assim ganhará tempo e praticidade na hora de atualizar seu cliente ideal.




Como atrair mais clientes?

A criação de personas é uma etapa essencial em todas as empresas que desejam acertar em suas decisões e converter mais clientes.

Criar experiências personalizadas é a chave para vender mais em um mercado de ampla concorrência.

Por isso, aproveite a oportunidade de entregar o que seus clientes desejam, na hora e forma que melhor nos convém. Com isso, você estará preparado para vender mais.

Para te ajudar, a uCondo preparou um material gratuito: um Guia de Como Conquistar Mais Clientes. Para baixar, basta se cadastrar abaixo:

Agora que já sabe tudo o que precisa para arregaçar as mangas e encontrar sua persona, o que está esperando?

Aproveite os conhecimentos desse texto, produzido pelo Jornio em parceria com a uCondo, para começar a busca por seu cliente ideal agora mesmo.

Postado em  

June 10, 2024

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