Tempo estimado de leitura:

As tendências para modernizar e decorar apartamentos em 2024

Com a chegada de 2024, é preciso ficar atento às tendências para modernizar e decorar apartamentos, que continuam a evoluir, trazendo abordagens criativas para transformar espaços residenciais. 

Para detalhar alguns dos conceitos que estarão presentes no design de interiores e no emprego da tecnologia, separamos algumas “previsões” para o próximo ano.

Neste novo post, vamos destacar as principais tendências que prometem definir o cenário do design de apartamentos modernos. 

Se você está ansioso para renovar seu espaço ou simplesmente curioso para saber o que o futuro reserva para o mundo da decoração, continue lendo este conteúdo da uCondo para descobrir as inspirações e ideias que moldarão o estilo de vida residencial em 2024. 

Índice:

apartamento com tendências para 2024
Tecnologia e inovação estão entre as tendências para apartamentos em 2024.



Design biophilic e natureza indoor

Em 2024, uma das tendências na decoração de apartamentos será a utilização do design biophilic e a integração da natureza indoor nos espaços residenciais. 

Essa abordagem inovadora transforma visualmente os ambientes e promove benefícios significativos para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

O Design Biophilic incorpora elementos da natureza no design de interiores, buscando criar ambientes que reflitam a conexão entre os seres humanos e o mundo natural. 

Em 2024, o design de interiores deve abraçar esta possibilidade, trazendo plantas, texturas orgânicas e materiais naturais para dentro de casa. 

A presença de vegetação não se limitará apenas às típicas plantas de interior; jardins verticais, paredes “verdes” e até mesmo sistemas de cultivo indoor podem se tornar comuns, proporcionando uma experiência imersiva.

A Natureza Indoor, por sua vez, também é um conceito semelhante, que vai além das típicas plantas decorativas. 

Em 2024, essa tendência se estenderá a elementos como fontes de água, paredes vivas e até mesmo a replicação de paisagens naturais específicas, criando ambientes que convidam à contemplação e ao relaxamento. 

A ênfase na natureza não se restringirá apenas aos espaços de convivência; quartos, cozinhas e banheiros também serão transformados em oásis de serenidade, promovendo um equilíbrio entre o estilo de vida moderno e a tranquilidade da natureza.




A paleta de cores para decoração

Todo ano, designers de todo o mundo aguardam ansiosos pela definição da cor do ano pela Pantone, a autoridade global na inspiração de cores desde 1963.

Neste ano, a cor escolhida é o Peach Fuzz, uma cor de pêssego que segundo a marca, demonstra gentileza, conforto e acolhimento.

A Pantone destacou que esta cor deve aquecer e iluminar ambientes, criando uma “onda” de transformação no mundo do design e decoração.

Qual a cor da Pantone para 2024?

A cor escolhida pela Pantone como cor do ano para 2024 é o Peach Fuzz, uma cor de pêssego com tom empático, que traz uma sensação de gentileza, conforto e acolhimento.

De acordo com a Pantone, a cor é sutilmente sensual e exprime o desejo de se nutrir e de nutrir os outros. A marca destacou ainda que o tom de pêssego tem ar gentil e aveludado, com uma aura cativante que enriquece a mente, o corpo e o espírito.

"Buscando um tom que refletisse nosso desejo inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal." destacou Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute.




Iluminação moderna e personalizada

A iluminação moderna e personalizada é outra tendência marcante que deve estar ainda mais presente no ano de 2024. Mais do que simples fontes de luz, os sistemas de iluminação estão se transformando em elementos de design versáteis e expressivos;

Essa mudança proporciona não apenas funcionalidade, mas também uma experiência estética e emocional aos espaços residenciais.

A tendência da Iluminação Moderna destaca-se por sua fusão de design contemporâneo e tecnologia avançada. Espera-se que luminárias e lustres adotem formas inovadoras e materiais futuristas, criando pontos focais que são verdadeiras obras de arte luminosas. 

A utilização de LED, sistemas de iluminação inteligente e a integração com dispositivos conectados permitirão a criação de ambientes dinâmicos, adaptáveis a diferentes atividades e momentos do dia.

Como funciona a automação de iluminação?

A automação de iluminação é um recurso que permite controlar as luzes em um ambiente de forma automatizada, proporcionando maior conveniência, eficiência energética e personalização. 

Existem várias tecnologias e sistemas disponíveis para implementar a automação de iluminação, e o funcionamento pode variar dependendo do sistema escolhido. 

Abaixo, separamos os principais componentes e métodos comuns de automação de iluminação:

  1. Sensores de Movimento: Sensores de movimento são dispositivos que detectam a presença de pessoas em um ambiente. Quando movimento é detectado, o sensor aciona a iluminação, desativando-a automaticamente quando não há mais movimento. Essa abordagem é comumente usada para corredores, banheiros e áreas de pouco tráfego.

  1. Sistemas de Controle por Smartphone: Muitos sistemas de automação de iluminação permitem que os usuários controlem as luzes remotamente por meio de controles remotos ou aplicativos em smartphones ou tablets. Essa flexibilidade permite ajustar a iluminação de qualquer lugar com conexão à internet.

  1. Programação Horária: A automação de iluminação também pode ser baseada em programação horária. Os usuários podem configurar horários específicos para ligar ou desligar as luzes automaticamente, imitando a presença de pessoas em casa, mesmo quando estão ausentes.

  1. Sistemas de Automação Residencial (Domótica): Sistemas de automação residencial mais avançados permitem a integração de diversos dispositivos, incluindo iluminação, em um sistema central. Plataformas como o Google Home, Amazon Alexa e Apple HomeKit permitem a criação de cenários personalizados, onde a iluminação pode ser ajustada em conjunto com outros dispositivos, como termostatos, persianas e sistemas de segurança.

  1. Sensores de Luz Ambiente: Sensores de luz ambiente ajustam a intensidade da iluminação com base nas condições de luz natural no ambiente. Isso ajuda a otimizar o uso de luz artificial, economizando energia quando a luz natural é suficiente.



Sustentabilidade com criatividade

Outra tendência que ganha destaque, tanto para a decoração quanto para a tecnologia, é a abordagem sustentável, aliada à criatividade, proporcionando beleza estética e um impacto positivo no meio ambiente. 

A integração de práticas sustentáveis e a reciclagem de materiais desempenham papéis fundamentais nessa evolução do design de interiores.

A busca por materiais sustentáveis será uma prioridade na decoração de apartamentos. A utilização de materiais reciclados, como madeira de demolição, vidro reciclado e tecidos orgânicos, estará em ascensão. 

Além disso, o upcycling, processo de transformar itens descartados em peças de maior valor, promoverá a criatividade e a sustentabilidade.

A sustentabilidade vai além da decoração, abrangendo o uso consciente de recursos. Em 2024, espera-se que a eficiência energética seja uma prioridade, com a integração de tecnologias que reduzam o consumo de energia, como iluminação LED e a adoção de fontes de energia renovável, como painéis solares.




Integração completa da tecnologia

A última tendência que destacamos para 2024 é a integração completa da tecnologia para melhorar o conforto e até mesmo a economia de energia nos apartamentos. O preço dos aparelhos está cada vez mais em conta, o que amplia o número de possibilidades.

Essa revolução tecnológica não apenas simplifica a vida cotidiana, mas também eleva a experiência de morar a um novo patamar, oferecendo automação e conveniência incomparáveis.

  • Automação Residencial: Cada vez mais, a integração de sistemas de automação residencial será onipresente em 2024. Os apartamentos estarão equipados com dispositivos que podem ser controlados remotamente por meio de smartphones, tablets ou assistentes de voz. Iluminação, termostatos, persianas e até mesmo eletrodomésticos serão facilmente gerenciados com a automação residencial, proporcionando eficiência energética e personalização dos ambientes.

  • Assistentes de Voz e Inteligência Artificial: A presença de assistentes de voz, como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri, será uma parte ainda mais presente na rotina doméstica. Por elas, os moradores podem controlar uma variedade de funções por meio de comandos de voz, desde ajustar a temperatura até reproduzir música ou obter informações úteis.

  • Eletrodomésticos Conectados: A próxima geração de eletrodomésticos será totalmente conectada à Internet. Geladeiras que sugerem listas de compras, máquinas de lavar que podem ser acionadas remotamente e fornos que podem ser pré-aquecidos enquanto você está a caminho de casa são apenas alguns exemplos das possibilidades oferecidas pelos eletrodomésticos inteligentes.

  • Internet das Coisas (IoT): A Internet das Coisas desempenhará um papel crucial na integração tecnológica. Dispositivos IoT, como sensores de qualidade do ar, termostatos inteligentes e sistemas de irrigação para plantas, serão parte integrante da experiência de vida em apartamentos conectados.

Quais as principais tendências para condomínios residenciais?

Para falar sobre as tendências que se aplicam aos condomínios residenciais como um todo, a uCondo preparou um post especial.

Neste conteúdo, destacamos algumas das principais tendências do mercado condominial, que também influenciam a forma com que muitas pessoas vivem em seus apartamentos (quando eles fazem parte de um condomínio).

Leia agora: Tendências para condomínios em 2024

Postado em  

December 28, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.