Tempo estimado de leitura:

Como economizar em um condomínio?

No final de cada mês, o síndico possui a responsabilidade de gerir as finanças e liquidar com todos os custos possíveis em um condomínio. 

Como bom gestor, o síndico precisa estar atento às formas de economizar, já que todas as contas pagas, provêm das taxas pagas pelos condôminos.

Água, energia, manutenção, impostos: todas essas são obrigações que o síndico não pode “escapar”. Então, como o síndico pode economizar no condomínio?

Confira este material especial do blog uCondo, incluindo uma calculadora que te mostra a economia que nosso sistema pode te trazer!

Índice

síndico busca economizar nos custos do condomínio
Entenda as formas que síndicos e gestores podem economizar no condomínio.



Quais os custos de um condomínio?

Talvez a pessoa que mais tenha consciência dos gastos de um condomínio é o gestor ou síndico responsável pela gestão.

Em primeiro lugar, é necessário ter noção dos gastos mensais obrigatórios: água, energia, gás, internet, telefonia, limpeza, segurança, folha de pagamento e tributos.

Quando falamos de água e energia elétrica, as formas de economia podem estar ligadas com ações de conscientização e incentivo de uso responsável dos recursos, bem como ao uso de novas tecnologias, como a instalação de placas solares ou a captação da água da chuva.

Com gás, internet, limpeza, segurança e telefonia, é possível economizar buscando novos fornecedores ou prestadores de serviço que tenham melhores preços e condições mais atrativas.

Com a folha de pagamento e tributos, não há muito o que o síndico possa fazer além de garantir que o trabalho de todos os funcionários seja realizado de forma responsável e eficiente.

Os gastos citados acima são obrigatórios. Todos eles são essenciais para a vida dos condôminos e não há como fugir destas responsabilidades. Mas, além destes custos, existem diversos outros custos que o síndico pode eliminar e que podem gerar economia todos os meses.




Sistema de gestão condominial

Para ter um sistema de gestão condominial, é preciso acrescentar mais um custo mensal ao seu controle de gastos. E para que esse “gasto” gere economia no final do processo, é importante analisar muito bem as opções que estão disponíveis no mercado.

Podemos afirmar com certeza absoluta que o uso de um sistema de gestão condominial vai mudar a forma com que o trabalho do síndico é realizado. Se a opção escolhida foi a uCondo, também podemos garantir que a vida do síndico vai mudar para melhor.

Como citado no item anterior, o sistema reduz sua papelada e o custo com materiais de escritório. Além disso, também reduz (ou até mesmo elimina) a necessidade de impressão de boletos, com transações que podem ser feitas via PIX ou através de internet banking. 

Com o uCondo, o síndico pode reduzir significativamente o custo com despesas bancárias e mudar a forma com que realiza a prestação de contas aos condôminos.

E tudo isso com custo extremamente acessível. Na Calculadora de Economia no Condomínio (confira abaixo), você pode calcular quanto gasta com cada um dos itens citados e no final, saberá a economia exata que o sistema uCondo pode te trazer. 

Sem asteriscos e sem itens escondidos nas letrinhas pequenas. A calculadora abaixo é 100% fiel ao sistema uCondo para gestão condominial: cada centavo do resultado final é a economia que seu condomínio pode ter ao migrar para o sistema uCondo. Saiba mais no vídeo abaixo:




Papel e material de escritório

A organização é um passo importante para a gestão responsável de um condomínio. Na área financeira e contábil, o síndico precisa ter um sistema que lhe permita controle sobre custos e gastos em tempo real.

Para muitos síndicos, o papel ajuda bastante. Boletos, guias e documentos são separados em pastas e organizados de forma que o síndico consiga estabelecer um processo eficiente para controle.

No espaço utilizado pelo síndico, outra pessoa talvez não vá entender como funciona a sua “bagunça organizada”, comum em qualquer mesa de escritório.

Em muitos momentos, isso não se torna um problema. Mas, com a informatização e a digitalização de muitos processos, é preciso se adaptar: um escritório só vai ter 100% de eficiência se ele tiver o apoio de um sistema que resolva 100% dos seus problemas.

Com o app uCondo, o sistema de gestão condominial mais eficiente do mercado, é possível reduzir (e muito) o número de papéis sobre a sua mesa. Chega de imprimir cada documento, boleto ou guia de pagamento: com o uCondo, você pode digitalizar todos esses processos.




Qual o custo de emitir um boleto?

Todos os meses, cabe ao síndico emitir os boletos bancários com a taxa condominial que deve ser paga por cada morador. 

Qualquer síndico que realiza sozinho o processo de impressão e entrega de boletos para os condôminos sabe bem: não é fácil. Haja impressora e haja papel.

E se, a partir do próximo mês, você não precisasse mais imprimir e entregar centenas de boletos? Para os síndicos que já contrataram a uCondo, essa é a realidade.

Pelo uCondo, o síndico envia boletos de forma automática e recebe o pagamento via PIX. O síndico gera e emite boletos com poucos cliques, eliminando processos de remessa e retorno bancários.

Além disso, o gestor conta com a régua de cobrança automática, que ajuda a diminuir a taxa de inadimplência. O sistema pode ser programado para emitir alertas automáticos para os dispositivos cadastrados pelos condôminos, lembrando os mesmos da data de vencimento de cada boleto.

Assista o vídeo abaixo e saiba como gerar boletos de forma rápida e prática:




Como se livrar das tarifas bancárias?

Quando falamos em despesas bancárias, considere os seguintes pontos:

  1. Quanto você paga para emitir o boleto?
  2. Quanto você paga para registrar o boleto?
  3. Quanto você paga para cancelar o boleto?
  4. Quanto você paga para alterar o boleto?
  5. Quanto você paga para gerar a 2ª via do boleto?
  6. Quanto você paga para baixar o boleto?

Administradores, gestores ou síndicos de condomínios pagam para emitir boletos, registrá-los, cancelá-los e emitir segunda via, além de ter um custo extra com as taxas de manutenção da conta. Essa taxa é cobrada mesmo que o boleto não tenha sido pago.

A uCondo automatiza 100% da remessa e retorno. Os lançamentos das receitas são automáticos para todo condomínio na realização do pagamento de uma fatura. Com isso, fica ainda mais transparente o que é gasto com boletos e o que é gasto com tarifas bancárias.

Com a uCondo, é cobrada uma única tarifa do boleto: apenas quando há compensação.

‍Todos os boletos são emitidos de forma registrada no banco escolhido e o dinheiro irá cair na conta do Condomínio/Administradora normalmente.

Além disso, a economia pode ser ainda maior se a cesta de serviços for renegociada. O gestor ainda deve mensurar quanto tempo irá ganhar com a automação financeira, comparando o valor por hora e o tempo ganho.




Livro de prestação de contas

A prestação de contas é uma das principais responsabilidades de um síndico de condomínio. Todos os anos, o síndico deve apresentar um relatório financeiro à assembleia de condôminos detalhando os gastos e receitas do condomínio. 

Este relatório deve incluir todos os custos e despesas do condomínio, bem como o saldo bancário, investimentos e quaisquer movimentações financeiras relevantes.

Além disso, o relatório deve conter informações sobre o estado das contas a pagar e a receber e detalhes sobre a administração do condomínio.

Dependendo do tamanho do condomínio, a prestação de contas pode acabar ficando do tamanho de um livro. Com um sistema de gestão condominial, existe uma alternativa mais econômica e ainda mais transparente.

Pelo plano de contas do aplicativo uCondo, todos os dados são atualizados automaticamente e facilitam a geração do balancete condominial

Síndico, conselho fiscal e moradores poderão verificar o balancete a qualquer momento. Isso facilitará a prestação de contas anual, já que os moradores poderão ter acessos a estes documentos através do aplicativo.

Caso aprovado pelos moradores, o síndico poderá deixar de imprimir a prestação de contas completa e o material ficará sempre acessível pelos dispositivos móveis dos moradores.

Assista o vídeo e saiba como fazer a previsão orçamentário do seu condomínio:




Calculadora de Economia no Condomínio

Todos os itens citados acima são preocupações recorrentes do síndico. Por isso, cada detalhe faz a diferença na hora de economizar e garantir uma taxa condominial menor para seus condôminos.

A redução de custo com cada item impacta diretamente no custo de cada morador e a soma de todos os valores traz um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores.

Pensou em todas as despesas administrativas e bancárias do seu condomínio? Então chegou a hora de calcular o que você pode economizar com a uCondo.

Preencha o formulário abaixo e acesse de forma gratuita a Calculadora de Economia no Condomínio:

Postado em  

January 26, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.