Tempo estimado de leitura:

Como abrir chamado ou fazer reclamação no condomínio?

Abrir um chamado ou fazer uma reclamação no condomínio, por muito tempo, eram tarefas que só poderiam ser realizadas de forma presencial. Esse, inclusive, era o motivo que levava muitos moradores a não realizar queixas formais quando presenciavam algum problema no condomínio.

Com o avanço da tecnologia e a chegada dos aplicativos e sistemas de gestão condominial, moradores podem fazer qualquer tipo de reclamação ou pedido de manutenção pelo próprio celular.

Atualmente, os melhores softwares de gestão condominial já oferecem essa facilidade, facilitando a comunicação entre a gestão e os moradores e possibilitando a resolução de problemas de forma mais rápida.

No novo post do blog uCondo, vamos te explicar como moradores podem utilizar esses sistemas para resolver os problemas do dia a dia dos seus condomínios.

Índice:

morador abre chamado e faz reclamação pelo celular
Moradores podem abrir chamados, fazer reclamações e pedidos de manutenção pelo celular.



Porque abrir um chamado no condomínio?

Abrir um chamado ou fazer uma reclamação no condomínio é importante por diversos motivos:

  • Resolução de Problemas: Ao abrir um chamado, os moradores podem relatar problemas, como vazamentos, falhas na infraestrutura, ou qualquer outra questão que exija ação por parte da gestão do condomínio. Isso permite que esses problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficaz.

  • Manutenção Preventiva: Além de solucionar problemas, os chamados também podem ser usados para solicitar manutenção preventiva. Por exemplo, os moradores podem pedir a substituição de lâmpadas queimadas, evitando situações de falta de iluminação.

  • Melhoria Contínua: As sugestões apresentadas nos chamados podem contribuir para a melhoria contínua do condomínio. Os moradores podem oferecer ideias para tornar o condomínio mais seguro, eficiente e agradável.

  • Comunicação Eficiente: Fazer uma reclamação ou abrir um chamado proporciona uma forma estruturada de comunicação com a gestão do condomínio. Isso evita mal-entendidos e garante que as preocupações sejam devidamente registradas.

  • Transparência: A abertura de chamados e reclamações promove a transparência na administração do condomínio. Os moradores podem acompanhar o status de suas solicitações e verificar se estão sendo atendidos de acordo com as normas do condomínio.

  • Resolução de Conflitos: Chamados também podem ser usados para resolver conflitos entre moradores, como reclamações sobre barulho excessivo, infrações das regras do condomínio, ou outras situações desagradáveis. Isso permite que tais problemas sejam tratados de forma discreta e eficaz.

Leia também: Como resolver conflitos no condomínio?



Como fazer uma reclamação para o condomínio?

Para fazer uma reclamação ou qualquer outro tipo de chamado para o condomínio, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo uCondo.

  2. No menu completo, clique no ícone "Chamados".

  3. Em seguida, clique em "+ Novo chamado".

  4. Selecione o tipo de chamado (reclamação, sugestão, dúvida, manutenção, etc.).

  5. Preencha o assunto e a descrição do chamado, e se necessário, anexe fotos ou documentos relevantes.

  6. Clique em "Salvar" para registrar o chamado.



Como entrar em contato com a gestão do condomínio?

Antes do uso de tecnologia e sistemas de gestão como o uCondo, entrar em contato com a gestão do condomínio era geralmente feito de maneira mais tradicional, sem a eficiência e praticidade proporcionadas por essas soluções modernas. 

Os moradores precisavam se deslocar até a administração do condomínio durante o horário de expediente para conversar com a gestão, o que nem sempre era conveniente.

Os moradores também podiam ligar para o síndico ou para a empresa de administração do condomínio.

Com o uCondo, os moradores podem abrir chamados e fazer reclamações diretamente do aplicativo, sem precisar se deslocar ou fazer ligações. Isso torna o processo mais conveniente e eficiente.




Como fazer um pedido de manutenção no condomínio?

Existe uma lâmpada queimada no seu corredor? Com o aplicativo uCondo, os pequenos problemas do dia a dia não precisam se tornar uma dor de cabeça.

Com o sistema, moradores podem acessar o menu “Chamados” a qualquer hora do dia e comunicar qualquer problema ocorrido em seu condomínio.

Seguindo o mesmo “passo a passo” para a abertura de um chamado (veja acima), os moradores podem solicitar todo o tipo de manutenção, incluindo até mesmo fotos e documentos diversos junto à solicitação.

Quanto mais informações você fornecer, melhor será para a equipe de manutenção entender o problema.

Além disso, os moradores também podem acompanhar o status do chamado através do aplicativo. Isso inclui saber quando o chamado foi recebido, atribuído a um profissional de manutenção e quando foi concluído.

Assista o vídeo abaixo e entenda melhor a funcionalidade:




Como denunciar irregularidades em um condomínio?

O mesmo formato de abertura de chamado também serve para denunciar irregularidades em um condomínio.

Por meio de um sistema de gestão condominial como o uCondo, a denúncia é um processo que pode ser realizado de forma simples e eficaz.

Algumas das irregularidades que podem ser denunciadas incluem:

  • Infrações às Regras do Condomínio: Os moradores podem denunciar infrações às normas do condomínio, como estacionamento inadequado, uso inadequado de áreas comuns, barulho excessivo, animais de estimação não autorizados, entre outras.

  • Problemas de Segurança: Qualquer questão que afete a segurança dos moradores, como portas ou portões danificados, sistemas de segurança com defeito, iluminação deficiente, ou áreas de acesso inadequadas, podem ser denunciadas.

  • Problemas de Manutenção: Problemas de manutenção, como vazamentos de água, infiltrações, problemas elétricos, quebra de equipamentos, e qualquer outra questão que requeira reparo, podem ser reportados.

  • Comportamento Antissocial: Moradores podem denunciar comportamento antissocial, como bullying, assédio, discriminação ou qualquer outro comportamento prejudicial à comunidade.

  • Problemas de Limpeza: Problemas relacionados à limpeza, como áreas comuns sujas ou falta de coleta de lixo adequada, podem ser denunciados.

  • Atos de Vandalismo ou Danos à Propriedade: Qualquer ato de vandalismo ou dano à propriedade do condomínio pode ser denunciado para que as medidas apropriadas sejam tomadas.



Como é a funcionalidade “chamados” na uCondo?

A funcionalidade "Chamados" no aplicativo uCondo é destinada a centralizar e formalizar as solicitações dos moradores para a gestão do condomínio. 

Ela permite que qualquer tipo de chamado seja aberto, incluindo sugestões, reclamações, dúvidas, pedidos de manutenção e solicitações diversas. 

Os chamados são privados, com anexos e fotos da ocorrência, sendo armazenados na nuvem com backup e sem a possibilidade de exclusão. 

Os gestores podem encaminhar os chamados para funcionários do condomínio para resolução. 

Essa funcionalidade visa simplificar a comunicação entre moradores e gestão, promovendo transparência, eficiência e resolução de questões no condomínio.

Quer implantar o sistema em seu condomínio ou administradora? Cadastre-se abaixo para uma demonstração gratuita desta e de outras funcionalidades:

Perguntas Frequentes (FAQ) 

Como abrir um chamado no condomínio?

Para abrir um chamado no condomínio, geralmente, é necessário utilizar um aplicativo de gestão como o uCondo. Basta acessar a função "Chamados" no aplicativo, selecionar o tipo de chamado (como reclamação, manutenção, sugestão, etc.), descrever o problema ou solicitação e anexar fotos, se necessário. Após preencher os detalhes, basta enviar o chamado, que será encaminhado para a gestão do condomínio.

Acesse agora: Abrir um chamado na uCondo

Como fazer uma reclamação no livro do condomínio?

Fazer uma reclamação no "livro do condomínio" tradicionalmente envolve escrever a reclamação em um livro de registro disponível nas áreas comuns do condomínio. No entanto, o uso de um aplicativo de gestão como o uCondo é mais eficaz para registrar e encaminhar reclamações de forma organizada e eficiente.

Quando devo chamar o síndico?

Você deve chamar o síndico quando houver situações emergenciais, como vazamentos, problemas de segurança, ou quando precisar esclarecer dúvidas relacionadas à administração do condomínio. O aplicativo uCondo oferece uma forma prática de entrar em contato com o síndico a qualquer momento, o que pode ser útil quando os horários não coincidem.

Postado em  

December 6, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.