Tempo estimado de leitura:

Confusão com cachorra em condomínio tem desfecho inusitado

Seu condomínio já teve alguma polêmica envolvendo cachorros ou quaisquer animais de estimação? Recentemente, a tutora de uma cachorra, moradora de um condomínio, resolveu uma polêmica de forma inusitada e sua história acabou viralizando nas redes sociais. 

Para evitar exposição dos envolvidos, alguns detalhes foram preservados. As protagonistas da história são a moradora Carla e sua cachorra, a Nutella, da raça Border Collie.

Após se mudar para um condomínio, a moradora foi informada de que não poderia levar sua cadela para passear. Caso quisesse, ela teria que levar a cachorra no colo enquanto estivesse dentro do condomínio.

Carla enviou a história para a humorista Priscilla Tonini, que contou a mesma em uma apresentação e acabou viralizando, acumulando mais de 300 mil visualizações no TikTok.

Quer saber mais sobre o caso? Prepara a pipoca e entenda a polêmica no novo post do blog uCondo!

Cachorra Nutella foi motivo de polêmica em condomínio
Cachorra Nutella acabou sendo uma das protagonistas da polêmica no condomínio.

A mudança para o novo condomínio

A tutora Carla havia acabado de se mudar para o novo condomínio e levou com ela a cachorra Nutella, da raça Border Collie (foto acima).

Em um dia de passeio, por engano, Carla saiu pela garagem em vez do portão dos pedestres do prédio. Ao retornar, a zeladora, não familiarizada com ela, hesitou em permitir sua entrada.

Carla tentou explicar a situação, mas algo mais incomodou a zeladora: Nutella não podia transitar pelos corredores; Carla deveria carregá-la no colo, caso contrário, seria alvo de notificação.

"Aqui, neste edifício, cachorros não pisam no chão", afirmou a zeladora.

Com bom humor, Carla respondeu: "Minha cachorra senta, deita, rola, dá a patinha, mas até hoje não aprendeu a voar."

A zeladora, ofendida, ameaçou notificar e multar Carla caso a Border Collie fosse vista andando pelo prédio.

Em resposta, Carla instruiu a zeladora a não perder tempo com notificações, apenas enviar imediatamente a multa, pois ela continuaria a circular com sua cachorrinha pelos corredores do edifício.

O processo judicial

Além de Carla, outra vizinha também estava descontente com as normas do condomínio. Unindo forças, as duas tutoras decidiram processar o condomínio.

De acordo com informações do portal JusBrasil, algumas regras de condomínios exigem que os animais de estimação sejam transportados no colo em áreas comuns, mas tal prática pode violar o direito de propriedade e a dignidade humana. 

Carla manifestou sua indignação diante da norma que proibia os pets de circular livremente nas áreas comuns do condomínio. 

Isso porque as regras condominiais devem respeitar a lei e impor normas que promovam uma convivência harmoniosa, como o uso de coleiras e a responsabilidade pela limpeza.

Neste caso, as tutoras possuíam um importante precedente ao seu favor. Em 2019, o STJ publicou uma decisão que acabou se tornando parâmetro para este tipo de discussão em todo o Brasil.

O tribunal decidiu que a convenção de condomínio não pode proibir a criação e a guarda de animais de qualquer espécie quando o animal não apresentar risco à segurança, à higiene, à saúde e ao sossego dos demais moradores.

A reunião entre os moradores

Ao ser notificado do processo, o condomínio resolveu convocar uma reunião com os proprietários das unidades para tratar do assunto.

De acordo com o portal Amo Meu Pet, muitos dos moradores ainda não conheciam Carla. Por isso, eles acabaram não percebendo que ela estava no ambiente durante a reunião.

Durante a discussão, os moradores começaram a criticar Carla, sem saber que ela estava observando tudo “escondida” atrás de um pilar.

A discussão tomou maiores proporções quando uma das moradoras disse que considerava “desagradável que um cachorro transitasse pelo corredor frequentado por crianças, incluindo as dela”.

Surgindo do nada, como fazia o Chapolin Colorado, Carla saiu em defesa própria: "Seu filho usa fraldas?", indagou. "Sim", respondeu a mulher. "Então coloca ele aqui sem fralda, que eu vou colocar minha cachorra ao lado, e vamos ver qual dos dois suja o chão primeiro".

O resultado da polêmica

Como citamos acima, neste caso, Carla havia um belo precedente ao seu favor. E isso acabou fazendo toda a diferença.

Após os comentários desagradáveis, Carla esclareceu que, caso não aceitassem a circulação de Nutella nos corredores, o processo estipulava que o condomínio teria a responsabilidade de contratar um profissional para passear com o animal.

Já que o profissional deveria ser custeado pelo condomínio, o pagamento do salário seria dividido entre todos os condôminos dentro da taxa condominial.

Para evitar um conflito mais acentuado, ao final, o condomínio concordou em permitir que Carla circulasse com sua Border Collie pelos espaços comuns do condomínio.

Pode ter animais de estimação no condomínio?

A Lei, na grande maioria dos casos, permite que proprietários tenham animais de estimação em suas unidades, sejam casas ou apartamentos, desde que estes não causem dano ou incômodo para moradores de outras unidades.

Aqui na uCondo, nós somos meio “suspeitos” para falar do assunto. Por aqui, nós amamos os pets tanto quanto amamos a vida em condomínio. Na nossa opinião, a vida fica bem mais alegre com eles.

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, a uCondo preparou um vídeo especial. Assista:

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia, especialmente por meio de sistemas de gestão condominial como o uCondo, pode desempenhar um papel significativo em casos semelhantes ao citado neste post.

Os condomínios que possuem um sistema de gestão como o uCondo podem exigir o cadastro de todos os animais. A funcionalidade permite um controle completo de todos os pets, evitando muitos problemas.

Caso haja a necessidade de realizar votações ou tomar decisões que envolvam a comunidade condominial, o sistema uCondo oferece a possibilidade de realizar essas atividades online. Isso agiliza o processo e envolve todos os interessados, mesmo aqueles que não podem comparecer pessoalmente a reuniões.

Outra facilidade oferecida pelo sistema é o controle de acessos de pessoas e veículos, que facilita o trabalho de porteiros, síndicos e zeladores, e garante mais segurança para os moradores.

Por fim, a plataforma uCondo ainda possibilita o arquivamento de documentos relacionados às normas do condomínio, permitindo fácil acesso quando necessário. Assim, todos os moradores podem consultar as normas do condomínio de forma remota, pelo próprio celular.

cachorro Tesouro em um condomínio de Camaquã
O Tesouro vive em um prédio que permite o "trânsito" livre de animais.

Se você é síndico, gestor ou atua em uma administradora de condomínios, a uCondo pode ser a solução para resolver os problemas que seus condomínios enfrentam no dia a dia.

Quer saber como a gente pode te ajudar? Cadastre-se abaixo e agende uma demonstração gratuita do sistema:

Postado em  

March 6, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.