Tempo estimado de leitura:

Eventos em Buenos Aires marcam nova fase na área condominial

Na semana passada, o Dr. Rodrigo Karpat esteve em Buenos Aires, capital da Argentina, a convite do Dr. Juan Martin Luciani Otaño, especialista na área condominial no país, para uma série de encontros e eventos na cidade.

Na ocasião, Karpat esteve presente como presidente da Comissão Especial de Direito Condominial no Conselho Federal da OAB e presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP, 

O objetivo da viagem foi a troca de experiência entre os dois países na área condominial e a ideia de estreitar os laços a fim de produzir futuros eventos e conhecimento. 

De acordo com o advogado, há muitas semelhanças na lei dos dois países, mas também algumas diferenças essenciais.

advogados e gestores em evento ocorrido em Buenos Aires
Advogados e gestores participaram de encontro em Buenos Aires.

O Dr. Karpat se apresentou no Consejo Profesional Económicas, onde falou sobre a responsabilidade civil e criminal do síndico no Brasil, além de fazer paralelos entre as leis dos dois países.

Também concedeu uma entrevista na Rádio Zonica e gravou um programa junto ao Dr. Otaño para o canal de YouTube Profesionales de Consorcio.

“Que venham mais viagens como essa. Isso só faz com que a área condominial do nosso país cresça ao compreender outras experiências e vivências, e entender aquilo que pode ser incorporado positivamente na legislação brasileira e também na Argentina”, comentou Karpat.

Os condomínios na Argentina

Na Argentina, o Tortugas Country Club, um dos primeiros condomínios do país, remonta às décadas de 30 e 40.

Posteriormente, nos anos 90, houve um significativo aumento no número de condomínios na Argentina, com destaque para aqueles localizados na área metropolitana de Buenos Aires. 

Entre estes, destacam-se os condomínios no condado de Pilar, situado a 60 km ao norte da cidade, e os localizados em outras áreas suburbanas, como o bairro de Nordelta.

Os condomínios de Nordelta

Uma matéria publicada pelo jornal El País em 2014 fala sobre os motivos que levaram Nordelta a se destacar quando o assunto é condomínio.

Nordelta representa o ápice do fenômeno dos condomínios privados na Argentina. Mais do que um simples bairro, é uma cidade-vila situada aproximadamente a uma hora de carro ao norte de Buenos Aires. 

Caracterizado por sua abordagem de segurança abrangente, Nordelta inclui barreiras de entrada em cada um dos três acessos, muros e alambrados em seu perímetro, além de 340 vigilantes particulares e 300 câmeras de segurança em operação. 

Além disso, possui um serviço próprio de emergência, um hospital, um hotel cinco estrelas com 140 quartos e um dos campos de golfe mais renomados do país.

A infraestrutura de Nordelta também inclui uma rede educacional robusta, com cinco escolas que atendem a aproximadamente 4.500 alunos.

O que motivou a criação de condomínios fechados?

De acordo com jornais argentinos, a criação de condomínios fechados foi uma resposta ao avanço do narcotráfico e do sentimento de insegurança da população.

Por estes motivos, uma parte da população da região de Buenos Aires “migrou” para os condomínios fechados, que ofereciam esquemas reforçados de segurança.

A privacidade também é um ponto forte, já que os condomínios fechados possuem regras de convivência que garantem um ambiente mais tranquilo e organizado.

Neles, o valor patrimonial tende a ser mais estável e até mesmo valorizado em condomínios fechados, devido ao cuidado comum com a manutenção e ao prestígio associado a esse estilo de vida.

reunião entre síndicos, gestores e advogados em Buenos Aires
Questões de propriedade e responsabilidades do síndico foram abordadas.

Postado em  

March 21, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.