Tempo estimado de leitura:

Gerador de boletos: como gerar boletos online?

Qualquer tipo de estabelecimento ou negócio encontra dificuldades na hora de gerar métodos de cobranças para seus serviços ou produtos. A maior parte dos serviços realiza a cobrança através de boletos bancários.‍

Contudo, pode não ser fácil encontrar uma forma de gerar boletos para o seu negócio.‍

Todo síndico ou gestor precisa encontrar um sistema eficiente que conte com gerador de boletos, cobrança automatizada e custos que não impactem no seu orçamento.

Neste artigo do blog uCondo, vamos ensinar para você como utilizar gerador de boletos online e ainda economizar na hora de utilizar um gerador de boletos.

Acesso rápido: Gerar 2ª via do boleto de condomínio

Índice:

Sistema gerador de boletos pode ajudar administradoras e síndicos de condomínio.



Como funciona o boleto bancário?


O pagamento com boleto bancário surge como uma alternativa para negócios cobrarem pelo seu serviço sem o uso de cartões de crédito.‍

Esse método de pagamento é um dos mais comuns a serem utilizados por todos os segmentos do mercado, afinal, a cobrança por boleto bancário apresenta benefícios tanto para quem recebe quanto para quem paga.‍

A maior vantagem para o consumidor é que não é necessário preencher os dados bancários para pagar um boleto, além de ser uma forma de pagamento rápida e fácil.‍

Já para quem está cobrando, além de oferecer facilidade para o consumidor, a cobrança de boleto também tem taxas menores.




Como gerar boleto de graça?


Conhecendo todas as vantagens de realizar a cobrança e o pagamento com boletos, muitos empreendedores e gestores buscam por geradores de boletos gratuitos online.

Contudo, nem todas as opções do mercado vão oferecer um serviço de qualidade sem cobrar taxas altas.

Ao buscar na internet por um gerador de boletos, você pode encontrar algumas opções que se encaixem no seu orçamento e nas suas necessidades comerciais.

Por este motivo, é importante lembrar que alguns segmentos serão beneficiados por ferramentas mais completas.‍

É o caso de condomínios, que precisam de um gerador de boleto próprio para a cobrança de taxas condominiais.




O que é boleto do condomínio?

Um boleto condomínio é um documento de cobrança utilizado por condomínios residenciais ou comerciais para arrecadar fundos necessários para cobrir os custos de manutenção e administração do condomínio.

É importante lembrar que o não pagamento das taxas de condomínio pode resultar em juros, multas e até mesmo em ações legais por parte do condomínio para a recuperação dos valores devidos.

Quando falamos de boletos de condomínio, é importante explicar a taxa condominial. O CEO da uCondo, Marcus Nobre, gravou um vídeo explicando como funciona a taxa condominial e sua cobrança. Assista:

O que deve constar no boleto do condomínio?


Normalmente, o boleto de condomínio inclui o valor da taxa de condomínio mensal, que pode variar dependendo do tamanho e das comodidades do condomínio. 

Além disso, ele também pode incluir outros valores, como taxa de água, gás, energia elétrica, serviços de limpeza, segurança, entre outros.

Leia também: Como reduzir inadimplência no condomínio?



Como gerar boleto de condomínio?

Para síndicos e gestores que estão iniciando o seu trabalho em um condomínio, a parte contábil e financeira pode ser um desafio.

Mensalmente, é necessário emitir boletos para que todos os condôminos possam pagar a taxa condominial e quaisquer outros custos, como o pagamento pela reserva de áreas comuns, por exemplo.

Confira como funciona o processo “tradicional” para emissão de boletos:

  1. Definir o banco que será utilizado

  2. Emissão dos boletos de forma manual

  3. Realizar o processo de remessa e retorno bancário

  4. ‍Inserir todas as informações manualmente

  5. ‍Pagar por cada boleto gerado, com custo extra para emissão de segunda via

  6. Dar baixa nos boletos pagos e incluir no sistema utilizado

Uma das melhores opções é através de um sistema ou aplicativo de gestão condominial, como o uCondo, que oferece várias facilidades na hora de gerar um boleto. Assista o vídeo abaixo e saiba como gerar boleto de condomínio:

Gerador de boletos para condomínios


Na maior parte dos condomínios, as taxas são cobradas através de boletos bancários que podem ser enviados em uma carta, ou até mesmo para o e-mail pessoal dos condôminos.‍

Condomínios que contam com sistemas para administração de condomínios, como o uCondo, encontram ainda mais facilidade na hora gerar, enviar e receber o pagamento de boletos.‍

No sistema uCondo, os síndicos e gestores contam com:

  • Automatização de cobranças: o envio de boletos com a taxa condominial é automático, ou seja: não precisa ser enviado de forma manual.

  • Taxas bancárias menores: no sistema uCondo, sua gestão paga apenas por boletos compensados, com taxas bem menores que as dos bancos convencionais.

  • Diminuição na inadimplência: como todos os processos de cobranças são feitos de forma automática, a inadimplência tende a reduzir.

  • Régua de cobrança: no uCondo, a régua de cobrança automatiza o envio de boletos e emite alertas para os moradores não esquecerem de pagar. Os avisos são automáticos e facilitam o trabalho do síndico.

  • Inclusão de detalhes: no sistema uCondo, gestor pode incluir valor para reserva de áreas comuns ou descontos por pontualidade em cada unidade, de maneira individual ou coletiva.



Qual o melhor sistema de emissão de boletos?


Para concluir, nada melhor que destacar o melhor sistema para emissão de boletos em um condomínio.

Sem sombra de dúvidas, esse sistema é o uCondo. Além das facilidades citadas acima, a uCondo ainda garante o registro de cada boleto em apenas 2 segundos, serviço que é feito pela Iugu, empresa credenciada pelo Banco Central.

A operação é feita de forma instantânea e o valor vai automaticamente para a conta do condomínio, sendo incluído em todos os relatórios e balancetes financeiros.

Confira como funciona o fluxo de recebimento de boletos bancários com a uCondo:

fluxo de recebimentos da uCondo
Entenda o fluxo de recebimento de boletos bancários na uCondo.

Leia também: Fluxo de recebimento no condomínio

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber como implementar o sistema uCondo no seu condomínio.

Se esse é o seu caso, tenho mais uma boa notícia: você pode ter uma demonstração gratuita do sistema e aplicativo uCondo. Basta se cadastrar no formulário abaixo:

Os condolovers também perguntam:

Postado em  

February 16, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.