Tempo estimado de leitura:

Mercado em Condomínio: o guia completo

Um mercadinho em um condomínio é algo que está se tornando cada vez mais comum, isso porque, é uma alternativa que oferece muita praticidade no dia a dia dos moradores, além de ser um investimento ótimo.

É fácil pensar em diversas situações que justificam a instalação de um mercado dentro de um condomínio, mas existem algumas questões que devem ser consideradas antes de começar a vender mercadorias no condomínio.

Neste artigo você vai conhecer todos os detalhes sobre mercado em condomínios.

Índice:

Mercadinho de condomínio: tudo o que voc precisa saber

Como funciona o mercado no condomínio?

Ter um mercado perto de casa é sempre bom e contribui muito para a praticidade no dia a dia. Foi pensando nesse benefício que gestores começaram a instalar pequenos comércios dentro do condomínio.

Dessa forma o morador pode fazer suas compras sem nem sair do espaço do condomínio. 

É normal que surjam dúvidas de como esse tipo de comércio funciona dentro de um condomínio. Contudo é muito simples:

A maior parte dos mercadinhos ou mini mercados instalados em condomínios são totalmente autônomos, o que significa que não é necessário funcionários para vender os produtos.

Estrutura e organização de um mercado no condomínio

Ao contrário do que muitos pensam, a instalação de um mercado no condomínio nem sempre vai precisar de muito trabalho ou obras.

Isso porque a maior parte das empresas que oferecem esse tipo de serviço possuem alternativas inovadoras pensadas para facilitarem o processo de instalação dos mini mercados.

Alguns mercadinhos podem utilizar um pequeno espaço do condomínio e serem “montados” dentro de containers, por exemplo. Outros podem utilizar alguma parede livre de uma área comum para a instalação de estantes e refrigeradores.

O que um mercadinho de condomínio pode vender?

Dependendo da modalidade, o mercadinho pode oferecer frutas, vegetais e carnes frescas, assim como outros itens que podem ser úteis para os moradores.

A empresa Market4u, por exemplo, oferece uma configuração inteligente que entende quais são os itens mais vendidos no condomínio e cria um estoque personalizado para o perfil de moradores.

Contudo, não existem regras sobre o que um mercado de condomínios pode vender, alimentos, artigos para limpeza, frutas, vegetais, e até mesmo bebidas alcoólicas para maiores de dezoito anos.

Como colocar um mercado no seu condomínio?

Antes de mais nada é importante pesquisar entre os moradores se há interesse na implantação de um mercado no condomínio. Caso haja uma resposta positiva, o assunto pode ser tratado de forma oficial em uma assembleia de condomínios.

Quando a decisão for tomada, o gestor deve fazer a cotação com empresas que oferecem esse tipo de serviço. Algumas opções são:

  • Smart Store: A empresa realiza a instalação de um mini mercado no condomínio que funciona 24 horas por dia;
  • Minha Quitandinha: Esse projeto oferece um mercado que pode ser instalado em qualquer lugar, interno ou externo;
  • Market4u: A empresa oferece não só um mercadinho para o seu condomínio, como também um aplicativo para realizar as compras.

Mercadinho em Condomínio

Saiba como colocar um mercadinho no seu condomínio e descubra todas as vantagens que isso traz para os condôminos.

Regras para instalação de mercadinhos de condomínio

A aprovação em assembleia para a instalação do mercado no condomínio não é opcional. Os condôminos precisam estar de acordo com a mudança da destinação do edifício antes de qualquer mudança.

Segundo o Artigo 1.351 do Código Civil de 2002, a alteração da destinação do edifício depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos.

Portanto, a convocação de uma assembleia é obrigatória.

Vantagens em ter mercado no seu condomínio

A praticidade de contar com um mercado é uma grande vantagem para os moradores de um condomínio, ainda mais um que funciona 24 horas por dia.

Dentre os diversos benefícios, pode-se destacar:

  • Valorização do condomínio: contar com um minimercado pode ser uma boa forma de demonstrar para novos moradores que o condomínio é inovador e conta com recursos que ajudam a facilitar o dia a dia de seus condôminos;
  • Satisfação dos condôminos: os moradores vão valorizar gestores que buscarem soluções modernas para integrar ao condomínio;
  • Investimento do condomínio: algumas empresas que oferecem o serviço de um mercado também oferecem a possibilidade de uma renda extra gerada através das vendas;

Tecnologia em Condomínios

Saiba quais são as vantagens de implementar tecnologia em condomínios.

Redução de tempo com as tarefas do dia a dia, redução de custos, aumento da percepção de valor que os condôminos terão do seu trabalho como gestor de condomínios.


Essas são apenas algumas das vantagens de implementar soluções tecnológicas em seu condomínio.


Saiba mais sobre os benefícios da tecnologia e como implementar em seu condomínio, assistindo ao vídeo:


Conclusão

Apesar de parecer uma solução simples, um mercado no condomínio pode sim ser um fator importante para a felicidade dos moradores. 

Portanto, todos os gestores que possuírem o espaço necessário em seu condomínio, devem considerar a possibilidade da instalação desse tipo de serviço.

Afinal, a possibilidade de aproveitar os benefícios da vida em comunidade é outra grande vantagem de morar em um condomínio.

Postado em  

January 5, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.