Tempo estimado de leitura:

Como controlar o acesso de pessoas em um condomínio residencial?

O controle de acesso de pessoas em um condomínio residencial é mais um item que está se adaptando conforme o avanço da tecnologia no dia a dia dos conjuntos habitacionais.

Através de um aplicativo que integra a gestão e os condôminos, o controle de todos os acessos a um condomínio podem ser feitos de forma instantânea.

Além de oferecer mais segurança na hora de receber pessoas que não fazem parte do dia a dia do condomínio, o uso da tecnologia traz mais conforto e comodidade para os moradores.

Para esclarecer dúvidas e mostrar um pouco das facilidades do uso do app uCondo, trazemos dicas de uso do melhor e mais prático aplicativo para gestão de condomínios.

Índice:

 

Controle de acessos no condomínio passa por evolução com novas tecnologias sendo aplicadas.



Aplicativo para gestão de condomínios

Por muito tempo, síndicos e porteiros possuíam apenas os conhecidos interfones para o controle de acessos no condomínio.

Com o avanço da tecnologia, todas as funções de um porteiro também começaram a passar por mudanças. Nos condomínios, a principal delas é a chegada dos aplicativos de gestão condominial, como o uCondo.

São inúmeros os benefícios e facilidades trazidos por um aplicativo de condomínio. O app uCondo, por exemplo, oferece diversos recursos para a gestão e para os condôminos, trazendo melhoria na contabilidade, segurança e comunicação. 

Uma das principais funcionalidades é o controle de acesso do condomínio via app. 




Como fazer o controle de acessos no condomínio?

 

A segurança de um condomínio passa, em primeiro lugar, pelas pessoas que têm seu acesso liberado e desta forma, recebem autorização para transitar nas áreas comuns.

Através de um aplicativo de gestão, é possível fazer o controle de forma remota, prática e rápida. Se necessário, a autorização pode ser feita previamente ou programada para ocorrer periodicamente.

Pelo aplicativo, todo o controle de acessos é centralizado em uma só ferramenta, evitando ruídos na comunicação e fazendo o controle do tempo de permanência de cada visitante ou prestador de serviço, caso seja necessário.

Quem pode solicitar acesso?

Tanto moradores quanto síndicos e porteiros podem solicitar liberação do acesso de pessoas em um condomínio via aplicativo

Os moradores podem fazer uma pré-liberação para os mais diversos tipos de acessos, gerando uma notificação instantânea para a portaria. Da mesma forma, os acessos liberados na portaria também são notificados ao morador.

Para a liberação do acesso de entregadores (delivery), por exemplo, o morador faz um pedido de liberação prévio (veja abaixo) e agenda para certo horário do dia ou da noite.

O porteiro é notificado e comunica o sistema no momento em que o entregador chega. Após a entrega, ele comunica o sistema novamente após sua saída, mantendo o controle de pessoas transitando pelas áreas comuns.




Como comunicar um novo acesso?

1. No menu à esquerda, clique em Acessos: 

2. Clique em + Novo no canto inferior direito: 

3. Selecione o tipo, pessoa/empresa, dia, hora, observações e recorrência

4. Clique em Confirmar.

Caso o morador esteja temporariamente impossibilitado de acessar o aplicativo, é possível realizar o contato prévio com a gestão, deixando o síndico ou o porteiro responsáveis por liberar o acesso de visitantes ou prestadores de serviço.




Como comunicar acessos recorrentes no condomínio?

Através do aplicativo, moradores também possuem a funcionalidade que permite “programar” um acesso recorrente. 

Para quem está cansado de ter que interfonar ou ligar para a portaria a cada visita, o aplicativo se torna uma opção fácil, rápida e confortável. Não é preciso interromper suas tarefas diárias para liberar um acesso.

No caso de visitas que acontecem periodicamente por prestadores de serviço, como por exemplo faxineiras, é possível marcar um horário semanal, quinzenal ou mensal para que o acesso seja liberado.

Desta forma, o morador não precisará repetir o pedido, marcando quantos horários forem necessários ao longo da semana ou do mês. E tudo isso de forma remota.

Tutorial completo: Como liberar um acesso?



Pode proibir a entrada de pessoas em condomínio?

Assim como o aplicativo controla os acessos que estão liberados, ele também ajuda o gestor em situações adversas, como no caso de uma visita inesperada ou indesejada.

O aplicativo permite a comunicação instantânea entre gestor e morador, garantindo que seja barrada a entrada de qualquer pessoa que não possua autorização para acesso do condomínio.

Em relação à segurança, o aplicativo também é um importante aliado para evitar possíveis tentativas de roubos, furtos e outros crimes. 

Caso uma pessoa tente se passar por um prestador de serviço ou visitante para acessar o condomínio, o responsável pela portaria terá a facilidade de acompanhar, em tempo real, todas as liberações feitas pelos condôminos.

Ele também poderá filtrar as liberações por apartamento, por bloco e por data, garantindo que o “invasor” não tenha sucesso na sua tentativa de acesso ao condomínio.




Como fazer relatório de visitação?

Caso seja necessário, o aplicativo uCondo também permite gerar um relatório de entradas e saídas com todos os visitantes, prestadores de serviços e entregadores que adentraram nas áreas comuns do condomínio.

No campo “Acessos”, ao lado de “Liberar Acesso”, está a opção “Relatório”. Com apenas um clique, você pode emitir diversos tipos de relatórios.

É possível emitir relatório específico sobre um apartamento, um bloco ou todo o condomínio. Também é possível estipular um intervalo de tempo específico, seja para saber quais visitas foram realizadas em um dia determinado, em uma semana, um mês ou o tempo que for necessário.




Segurança e comodidade

Contratar um aplicativo para realizar a gestão de todos os acessos de forma ágil e eficiente pode representar um avanço importante para garantir a segurança e a comodidade de seus condôminos.

Para o responsável pela portaria, representa o fim das intermináveis ligações, muito bem exemplificadas com a música “Alô Porteiro”, da sertaneja Marília Mendonça. 

Utilizando os casos passionais como exemplo, o aplicativo pode garantir que sejam evitados os conflitos e confrontos mais acalorados entre as partes.

Com o uso do aplicativo, o porteiro possui mais um recurso para evitar com que ele precise atuar como um "mediador". Com o app, a pessoa só pode acessar o condomínio com uma liberação prévia de um morador.

Baixe o aplicativo e faça um teste

Está enfrentando ou já enfrentou problemas em relação ao acesso de pessoas no seu condomínio? Teste o sistema inteligente e intuitivo do aplicativo uCondo.

Deixe para trás os cadernos, telefones, interfones e as confusões que os sistemas analógicos trazem para seu dia a dia.

Com um sistema totalmente digital, a comunicação se torna mais ágil e efetiva. Cadastre-se abaixo e tenha uma demonstração gratuita do sistema:

Postado em  

October 16, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.