Tempo estimado de leitura:

uCondo lança funcionalidade de Remessa e Retorno bancário

Você pediu e o nosso time de produto atendeu: chegou a nova funcionalidade de Remessa e Retorno bancário no aplicativo uCondo.

O melhor aplicativo para gestão de condomínios agora conta com mais uma facilidade para a emissão de boletos e a comunicação entre condomínios e bancos de todo o Brasil.

A funcionalidade será um “bônus” oferecido pela plataforma, sendo que a atual funcionalidade de incorporação seguirá funcionando normalmente.

O novo conteúdo do blog uCondo vai detalhar a nova funcionalidade e te explicar como funciona todo o processo de comunicação entre os bancos e os condomínios. Boa leitura!

Índice:

síndica utiliza funcionalidade de remessa e retorno bancário da uCondo
Nova funcionalidade de remessa e retorno bancário foi solicitada pelos clientes da uCondo.



Remessa e Retorno bancário

Remessa e retorno bancário são termos relacionados a transações financeiras realizadas entre uma instituição bancária e seus clientes. 

Essas transações são comuns em diversos contextos, incluindo o de um condomínio.

Em resumo, a função permite a troca de informações entre o condomínio e a instituição financeira onde estão suas contas bancárias

O que é envio de remessa?

No contexto de um condomínio, a remessa bancária é frequentemente usada para cobrar os condôminos das taxas e despesas condominiais, como as cotas mensais de rateio para cobrir as despesas comuns.

Quando o condomínio envia as cobranças para os condôminos, é gerado um arquivo (geralmente em formato eletrônico) com os dados das cobranças (valor, data de vencimento, informações do condomínio e do condômino, etc.).

Esse arquivo é encaminhado para o banco, representando a remessa bancária, que será processada, debitando os valores das contas dos condôminos e creditando o montante na conta do condomínio.

O que é o retorno bancário?

O retorno bancário é a resposta do banco à remessa bancária. 

Ele é um arquivo gerado pelo banco contendo informações sobre as transações realizadas a partir da remessa, como a confirmação de pagamento das taxas condominiais pelos condôminos. 

O arquivo de retorno pode trazer informações detalhadas sobre cada pagamento, como data e hora em que foi efetuado, o valor pago, o número do boleto, entre outros dados.

Ao receber o retorno bancário, o condomínio pode processá-lo, atualizar o sistema de controle financeiro e verificar quais condôminos efetuaram os pagamentos corretamente e quais ainda estão pendentes. 

Isso auxilia o condomínio a manter suas contas em dia e ter um melhor controle das receitas.




O formato de intermediação deixará de funcionar?

A principal dúvida dos clientes da uCondo é: o antigo formato deixará de funcionar? NÃO!

A nova funcionalidade de Remessa e Retorno foi solicitada por alguns clientes que preferem realizar o processo pelo banco de sua escolha, e não afeta ou muda o atual formato que a maioria dos clientes da uCondo utiliza.

O processo de intermediação segue disponível na plataforma uCondo através da nossa parceira com a Iugu, instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central. 

No processo de intermediação, o registro dos boletos ocorre em segundos e de forma automática. 

Agora, no processo de remessa e retorno, fica à cargo do cliente baixar o arquivo de remessa, importá-lo junto ao seu banco (que irá registrar as faturas em até 30 minutos após a importação) e baixar o arquivo de retorno.

Neste formato, a disponibilização dos novos status das faturas podem levar até 1 dia útil para efetivação.




Quais são os padrões de remessa e de retorno?

Os padrões de remessa e de retorno são formatos padronizados utilizados para a troca de informações financeiras entre instituições bancárias e seus clientes. 

Esses formatos são essenciais para garantir a interoperabilidade e a segurança das transações realizadas.

Existem vários padrões diferentes em uso ao redor do mundo, como o SEPA (Single Euro Payments Area), utilizado para remessas, e os padrões BAI (Bank Administration Institute), MT940/MT942 (Message Type 940/942) e CAMT (Cash Management), utilizado para retornos. 

No Brasil, o principal padrão de remessa e retorno utilizado é o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária).

De forma geral, todos os formatos precisam seguir os padrões definidos pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).




O que é CNAB?

O CNAB é a sigla para "Centro Nacional de Automação Bancária", que representa o principal padrão de troca de informações financeiras utilizado no Brasil. 

Ele estabelece um formato padronizado de arquivo eletrônico para a troca de informações entre instituições financeiras e empresas (ou outras organizações), como condomínios, facilitando a automatização e agilizando processos de pagamentos, recebimentos e outras transações bancárias.

O CNAB foi criado com o objetivo de padronizar a troca de informações entre os bancos e as empresas, eliminando a necessidade de formatos personalizados para cada instituição financeira

A padronização do CNAB torna possível que diferentes sistemas computacionais compreendam e interpretem as informações contidas no arquivo eletrônico sem ambiguidades.

Como gerar arquivo CNAB 240?

Existem diferentes versões do CNAB, como CNAB 240 e CNAB 400, que determinam a estrutura do arquivo e as informações contidas nele.

O sistema e aplicativo uCondo utiliza o CNAB 240, que é mais completo e detalhado, sendo ideal para processos de pagamento e recebimento mais complexos.

Para gerar um arquivo CNAB 240, é necessário ter um sistema de gestão financeira ou software específico que suporte esse padrão.

Para gerar o arquivo CNAB 240, é necessário ter cadastrados no sistema os dados do condomínio, como CNPJ/CPF, endereço, informações bancárias, etc., bem como os dados dos condôminos, incluindo nome, CPF/CNPJ, unidade do condomínio, valor das taxas, entre outros.

Com isso, o síndico pode registrar no sistema todas as movimentações financeiras do condomínio, como cobranças de taxas, recebimentos de pagamentos, despesas, etc. 

As informações devem estar corretas e atualizadas para garantir a precisão do arquivo CNAB 240.




A nova funcionalidade do sistema uCondo

A partir das informações cadastradas e das movimentações financeiras lançadas, síndicos e administradoras poderão utilizar a nova funcionalidade do sistema uCondo para gerar o arquivo de remessa.

A funcionalidade “Remessa e Retorno” já pode ser acessada através da aba “Financeiro”, dentro do app uCondo, podendo ser acessada pela web ou pelo celular.

Assista o vídeo abaixo e saiba tudo sobre a funcionalidade:

Quer saber como isso pode ajudar seu condomínio? Cadastre-se abaixo e receba uma demonstração gratuita:

Postado em  

January 27, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.