Tempo estimado de leitura:

Plano de contas para condomínio: como fazer?

No trabalho de administrar um condomínio, existem diversos processos essenciais para garantir que a prestação de contas e o planejamento financeiro estejam sendo executados da melhor forma possível.

Dentre os mais eficientes, se destaca o método de plano de contas para condomínios.

Um plano de contas é uma planilha que segue um padrão contábil e oferece uma visão muito mais clara e assertiva sobre a prestação de contas, sendo muito utilizado pelas maiores administradoras de condomínios.

A uCondo preparou este conteúdo especial para ajudar gestores e administradores de condomínios que querem utilizar o plano de contas em sua estratégia financeira. Continue lendo para saber mais!

Índice:




O que é um plano de contas?

Podemos imaginar o plano de contas como uma planilha em forma de lista, que oferece uma visão muito mais organizada para o síndico, facilitando a tomada de decisões futuras.

Diferente do balancete, que é um relatório simples, o plano de contas pode ser considerado como uma planilha que vai estruturar todas as receitas e despesas do condomínio.

Na hora da prestação de contas, é muito importante que os dados sejam listados de uma forma lógica e de fácil compreensão, afinal, é um relatório que será analisado.

Para facilitar o processo de entendimento da prestação de contas, administradores utilizam o plano de contas.

Por que a prestação de contas no condomínio é tão importante?

A gestão de um condomínio tem a obrigação de oferecer um relatório de contas do condomínio uma vez por ano, ou quando for solicitado. Esse relatório é chamado de prestação de contas.

A obrigatoriedade está prevista segundo o Artigo 1348 da Lei n° 10.406, conhecida como Código Civil Brasileiro.

Sendo assim, a administradora de condomínios ou o síndico responsável pelo controle financeiro, precisa gerar esse relatório para estar dentro da Lei Federal. Além disso, realizar a prestação de forma periódica também torna a gestão mais transparente.

Na grande maioria dos condomínios, é acordado que a prestação de contas deve ser realizada mensalmente, em um relatório conhecido como balancete.

Leia também: Como fazer a prestação de contas?



Qual é o principal objetivo do plano de contas?

O principal objetivo do plano de contas para condomínios é fornecer uma estrutura padronizada e organizada para registrar e categorizar as transações financeiras relacionadas à gestão do condomínio. 

O plano de contas estabelece uma lista de contas contábeis que devem ser utilizadas para registrar todas as receitas e despesas do condomínio, permitindo que a contabilidade seja feita de forma precisa e consistente ao longo do tempo.

Ao seguir um plano de contas bem elaborado, os administradores do condomínio podem ter uma visão clara das finanças do condomínio e tomar decisões informadas com base nos relatórios financeiros gerados. 

Além disso, um plano de contas padronizado ajuda a garantir a conformidade com as normas contábeis e tributárias, reduzindo o risco de erros e inconsistências na contabilidade do condomínio.

Quem faz o plano de contas?

O principal responsável pela prestação de contas e pelo plano de contas de um condomínio é o síndico, tendo em vista que é ele quem tem a responsabilidade legal pela administração do condomínio.

O plano de contas de um condomínio é geralmente elaborado por um profissional de contabilidade. 

Este profissional pode ser um contador ou um técnico contábil que tenha experiência na gestão contábil de condomínios e que esteja atualizado sobre as legislações que regem a administração condominial.

Os condomínios que possuem um aplicativo de gestão condominial como o uCondo possuem a vantagem de automatizar todo o plano de contas (veja abaixo).




Quais os benefícios do plano de contas para condomínios?

Alguns dos benefícios de um plano de contas para um condomínio incluem:

  1. Organização: Um plano de contas ajuda a organizar as finanças do condomínio de maneira clara e lógica, facilitando o acesso à informação e o entendimento do fluxo de caixa.
  1. Transparência: Um plano de contas permite que todos os membros do condomínio tenham acesso às informações financeiras do condomínio, o que promove a transparência e a confiança entre os membros.
  2. Controle: O plano de contas permite que o gerente ou administrador do condomínio tenha um melhor controle sobre as finanças do condomínio, permitindo tomar decisões informadas e gerenciar os recursos de maneira eficiente.
  1. Facilidade de relatórios: O plano de contas torna mais fácil a geração de relatórios financeiros para o condomínio, o que é útil para fins de planejamento e tomada de decisão.
  2. Conformidade: Um plano de contas ajuda a garantir que o condomínio esteja em conformidade com as leis e regulamentos financeiros aplicáveis, evitando problemas legais e processos judiciais.

Entenda o plano de contas e como funciona a prestação de contas com a uCondo
Entenda o plano de contas e como funciona a prestação de contas com a uCondo.

Quais são os tipos de plano de contas?

O plano de contas pode ser dividido em três tipos: gerencial, contábil e referencial.

O plano de contas gerencial é uma versão simplificada do plano de contas contábil, voltada para a gestão financeira interna.

É um instrumento útil para a tomada de decisões estratégicas, pois permite uma visão clara e objetiva da situação financeira do condomínio, sem a necessidade de conhecimentos técnicos contábeis aprofundados.

Já o plano de contas contábil é uma estrutura mais complexa e detalhada, que segue as normas contábeis e fiscais vigentes, e é utilizado para fins legais e fiscais. 

Ele é composto por um conjunto de contas que classificam as operações financeiras de acordo com sua natureza, permitindo a geração de relatórios financeiros precisos e a elaboração das demonstrações contábeis exigidas por lei.

Por fim, o plano de contas referencial é uma referência criada pelo governo para padronizar a contabilidade, estabelecendo um conjunto de contas que devem ser utilizadas para a elaboração de relatórios contábeis. 

Ele é obrigatório para algumas empresas, como aquelas que participam de licitações públicas ou que recebem incentivos fiscais. O objetivo é facilitar a comparação entre as empresas e garantir a transparência e a confiabilidade das informações contábeis.




Como se faz um plano de contas?

Um plano de contas apresenta informações através de categorias, isso serve tanto para empresas, quanto para condomínios.

Podemos chamar as categorias fixas, de "categoria pai" e as categorias que aceitam lançamentos, de "categoria filho".

Abaixo, nós vamos mostrar exemplos de categorias de um plano de contas condominial do plano de contas do sistema uCondo:

O que não pode faltar em um plano de contas para condomínios?


O plano de contas condominial contém as receitas e despesas e como explicamos anteriormente, elas são separadas em categorias.


Veja exemplos de categorias “filho” em receitas condominiais: 

  • Taxa condominial
  • Fundo de reserva
  • Multas
  • Juros
  • Água
  • Gás
  • Energia


Confira exemplos de categorias “filho” nas despesas condominiais: 

  • Salário de colaboradores
  • Água
  • Energia
  • Cobrança de empresas terceirizadas, como gastos com segurança, administradora e etc
  • Materiais de limpeza
  • Obras
  • Manutenções
  • Pinturas



Como fazer a gestão financeira do condomínio?

Uma boa alternativa para evitar erros na hora de realizar a prestação de contas é utilizar um modelo pronto. Pensando nisso, a uCondo preparou um modelo completo, que facilita bastante a vida de síndicos, gestores e administradoras.

Dessa forma os relatórios financeiros do condomínio ficam padronizados e se tornam ainda mais fáceis de serem reconhecidos e entendidos de forma adequada.

Clique na imagem abaixo e baixe o modelo de Planilha de Gestão Financeira da uCondo:

Planilha de gestão financeira para condomínios
Clique na imagem e baixe nosso modelo de Gestão Financeira para condomínios.



Como automatizar a prestação de contas do condomínio?

Aplicativos para condomínios se tornaram referência quando o assunto é facilitar a vida de gestores de condomínios. E não é diferente ao que se refere a prestação de contas.

A automação de relatórios é um recurso essencial em aplicativos para gestão de condomínios porque oferece muito mais praticidade na rotina do administrador, além de ajudar a tornar os dados mais assertivos e impossibilitar falhas humanas.

Através de um sistema exclusivo para a administração de condomínios, você consegue configurar o plano de contas de acordo com as particularidades de cada condomínio.

O sistema uCondo atualiza automaticamente saldos da conta bancária, conforme os pagamentos são realizados, facilitando a geração dos relatórios e prestação de contas!




Qual o melhor aplicativo para prestação de contas?

Como mostramos assim, você pode ganhar mais tempo e oferecer transparência para seus clientes com o plano de contas contábil da uCondo.

O plano de contas do uCondo é configurado de acordo com a contabilidade de cada condomínio, e ainda proporciona um jeito mais prático de prestar contas para síndicos, conselho fiscal e moradores.

Se inscreva no formulário e receba uma demonstração gratuita do sistema 👇



O Plano de Contas da uCondo ajuda os condomínios a terem uma gestão financeira mais eficiente, pois permite que os gestores possam categorizar todas as receitas e despesas de forma clara e organizada. 

Isso facilita a análise financeira e a tomada de decisões estratégicas, tornando a administração do condomínio mais eficaz.

Além disso, o Plano de Contas da uCondo é totalmente online e pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, o que traz mais praticidade e agilidade para a gestão financeira do condomínio. 

A uCondo também oferece suporte técnico para auxiliar os gestores na utilização da ferramenta.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo e saiba tudo sobre como fazer a prestação e o plano de contas:


Postado em  

November 9, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.