Tempo estimado de leitura:

Qual o melhor sistema para gestão de condomínios?

Qual é o melhor sistema para a gestão de condomínios? Essa é uma pergunta que muitos síndicos e administradoras fazem em algum momento.

Por mais que muitos condomínios ainda não contem com um sistema para a gestão condominial, a tendência é de que em breve, todos os condomínios passem a contar com a tecnologia a seu favor.

Para escolher o melhor aplicativo para gestão de condomínios, é preciso levar em conta diversos fatores extremamente importantes.

Neste novo conteúdo, a uCondo vai te explicar cada funcionalidade que um aplicativo precisa ter para facilitar o dia a dia dos síndicos, gestores e administradoras.

Índice:

síndica acessando sistema para gestão de condomínios
Entenda qual o melhor sistema para gestão de condomínios.



Como organizar um condomínio residencial?

Organizar um condomínio residencial envolve diversas atividades e aspectos que visam garantir a convivência harmoniosa, a segurança e o bom funcionamento das áreas comuns.

Por este motivo, quem busca por um sistema ou aplicativo de gestão condominial, geralmente está em busca de uma forma de organizar seu condomínio.

Para resolver todos os problemas e dores de cabeça do dia a dia, existem os sistemas de gestão condominial, que muitas vezes também podem incluir softwares e aplicativos específicos para a necessidade de cada condomínio.

Algumas construtoras e incorporadoras disponibilizam estes aplicativos já na entrega do apartamento. Um exemplo é a MRV, que disponibiliza um aplicativo para todos os moradores dos seus condomínios.

Saiba mais: MRV e uCondo anunciam parceria para gestão de condomínios



Qual o melhor programa de condomínio?

Existem diversos programas que podem ser extremamente úteis para a gestão condominial. Muitos deles, inclusive, são gratuitos.

Para facilitar a vida de síndicos e gestores, a uCondo preparou uma lista com alguns dos melhores aplicativos gratuitos e que você poderá utilizar no dia a dia:

  1. Google Meet (videoconferência): O Google Meet é uma plataforma de videoconferência e comunicação em tempo real desenvolvida pela Google. Ele permite que síndicos realizem reuniões e assembleias com centenas de participantes e de forma online. Cada morador pode participar através do dispositivo que deseja (celular, computador ou tablet).

  1. Trello (quadro de tarefas): No Trello, o síndico pode criar quadros para representar diferentes projetos, equipes, fluxos de trabalho ou qualquer outra forma de organização desejada. Cada quadro é composto por listas, que representam diferentes estágios do projeto, como "A fazer", "Em progresso" e "Concluído". 

  1. Zoom (videochamadas): O Zoom é um aplicativo de videoconferência e comunicação em tempo real que permite realizar reuniões virtuais, videochamadas e até mesmo assembleias. Suas funcionalidades são semelhantes às do Google Meet.

  1. Todoist (gerenciamento de tarefas): O Todoist é um aplicativo de gerenciamento de tarefas que ajuda as pessoas a organizarem suas atividades pessoais e profissionais. Ele está disponível para dispositivos móveis e via web. Nele você pode criar listas de tarefas, definir prazos, prioridades e acompanhar o progresso das suas atividades.

  1. Google Agenda (calendário digital): Outro aplicativo gratuito é o Google Agenda. Ele cumpre a função de uma agenda em formato de calendário online, permitindo a organização de compromissos, eventos, lembretes e tarefas. É amplamente utilizado para planejamento pessoal, gerenciamento de horários e agendamento de compromissos.

  1. Evernote (organização): Outro app gratuito é o Evernote, um aplicativo de organização e produtividade projetado para ajudar os usuários a capturar, organizar e gerenciar informações de forma eficiente. Ele é amplamente utilizado para tomar notas, criar listas, armazenar arquivos e sincronizar informações em vários dispositivos.



O que é um sistema para gestão de condomínios?

Um sistema de gestão condominial é uma plataforma ou software projetado para auxiliar na administração e organização de condomínios.

Ele oferece uma variedade de recursos e funcionalidades para simplificar e automatizar tarefas administrativas, melhorar a comunicação interna e gerenciar as finanças do condomínio.

Além disso, muitos também possuem o objetivo de facilitar a interação entre moradores, síndico, conselho, funcionários, prestadores de serviço e até a administradora do condomínio.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo:

Quais os melhores aplicativos para a gestão de condomínios?

Existem diversos sistemas de gestão de condomínios disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades. 

Aqui estão alguns dos principais sistemas utilizados:

  • Conviver MRV
  • Nextin
  • CondoMob
  • Superlógica
  • BRCondomínio
  • Condomínio21

  • ByDoor

  • CondLink

É importante avaliar as necessidades específicas de cada condomínio, o tamanho e o orçamento disponível antes de escolher a solução mais adequada. 

Cada sistema possui suas particularidades e pode oferecer funcionalidades adicionais que podem ser relevantes para o condomínio em questão.




Quais as funcionalidades de um app de gestão condominial?

Para escolher o melhor aplicativo para gestão condominial, o primeiro passo é considerar quais funcionalidades são essenciais para cada condomínio.

Em alguns casos, a segurança pode ser o principal problema. Em outros, pode ser a comunicação, a cobrança das taxas condominiais, a falta de manutenção e etc.

Dentre as principais funcionalidades que um sistema precisa ter, podemos citar:

  1. Gestão Financeira: Controle das finanças do condomínio, incluindo a emissão de boletos de cobrança, controle de pagamentos, conciliação bancária, prestação de contas, geração de relatórios financeiros, entre outros.

  1. Controle de Inadimplência: Facilidade no acompanhamento e controle dos pagamentos em atraso, envio de notificações de cobrança, cálculo de juros e multas, negociação de débitos, entre outros recursos relacionados à inadimplência.

  1. Reservas de Áreas Comuns: Moradores podem reservar espaços como salão de festas, churrasqueiras, quadras esportivas, entre outros, através do sistema, evitando conflitos e agendamentos duplicados.

  1. Comunicação Interna: Inclui ferramentas para facilitar a comunicação entre moradores, síndico, conselho e administradora do condomínio, como envio de mensagens, avisos, comunicados, enquetes e votações.

  1. Gestão de Documentos: Permite armazenar e compartilhar documentos importantes do condomínio, como regulamentos, atas de assembleias, contratos, entre outros, de forma organizada e acessível para os usuários autorizados.

  1. Controle de Acesso: Possibilita o gerenciamento do acesso às áreas comuns do condomínio, registro de entrada e saída de visitantes, monitoramento de segurança, entre outros recursos relacionados ao controle de acesso.

  1. Ocorrências e Manutenções: Permite o registro de ocorrências, como problemas de infraestrutura, manutenção de áreas comuns, vazamentos, entre outros, e acompanha o status de resolução das demandas.

  2. Enquetes e votações: Alguns apps permitem a realização de enquetes e votações pelos moradores, facilitando a tomada de decisões coletivas.

Leia mais: App de condomínio: o guia completo



Qual o melhor sistema para administração de condomínios?

A escolha do melhor sistema de administração de condomínios pode variar de acordo com as necessidades e características específicas de cada condomínio. 

Existem diversos sistemas disponíveis no mercado, cada um com suas próprias vantagens e funcionalidades. 

É preciso levar em consideração diversos fatores, como o tamanho do condomínio, o número de unidades, a complexidade das necessidades de gestão, o orçamento disponível, e a facilidade de uso. 

Levando em consideração todos os pontos citados acima, podemos garantir que o melhor sistema para administração de condomínios é o uCondo, que oferece todas as funcionalidades citadas aliadas a um ótimo custo-benefício.

Quanto custa o aplicativo uCondo?

O aplicativo e sistema uCondo para gestão condominial possui planos a partir de R$99.

O custo pode variar conforme o número de condomínios ou o número de unidades gerenciadas pelo síndico ou pela administradora de condomínios.

Como funciona o sistema uCondo?

O sistema uCondo é uma plataforma de gestão condominial que oferece uma variedade de recursos e funcionalidades para facilitar a administração de condomínios. 

O uCondo é composto por um aplicativo para os moradores e uma plataforma web para a administração do condomínio.

São dezenas de funcionalidades que conectam síndicos, moradores, visitantes, funcionários, administradoras, agências bancárias, prestadores de serviços e todos os envolvidos no dia a dia do condomínio, tudo em uma só plataforma.

Além disso, o aplicativo oferece uma interface simples e intuitiva, que soluciona os problemas da gestão sem trazer novas dores de cabeça.

Assista o vídeo abaixo e saiba como funciona o aplicativo uCondo:

Como contratar o sistema uCondo?

Para contratar o aplicativo uCondo, basta se cadastrar no formulário abaixo:

Postado em  

January 27, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.