Tempo estimado de leitura:

Aplicativo para condomínios: o guia completo

Não é novidade para ninguém que a era do digital chegou e com ela aconteceu uma grande revolução em todos os setores do mercado. E não seria diferente com o mercado de condomínios.

Afinal, o setor de condomínios foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, afinal, somente no Brasil são mais de um milhão de condomínios que movimentam R$ 165 bilhões por ano.

Seguindo a tendência do mercado, diversas administradoras e síndicos buscaram por soluções inovadoras a fim de ganhar destaque no mercado e ter mais produtividade para realizar suas tarefas.

Foi assim que surgiram os primeiros sistemas para condomínios, que possuiam o objetivo de auxiliar a rotina de gestores de condomínios.

Atualmente, os sistema são integrados com app para condomínios que são a grande chave para o sucesso de uma administradora ou síndico.

Nesse artigo você vai aprender tudo sobre a ferramenta mais importante na administração de condomínios eficiente e inovadora: os aplicativos de gestão de condomínios.

Índice:

aplicatvo para gestão de condomínios

O que é um aplicativo de condomínios?

Desde que os smartphones se popularizaram, muitos aplicativos foram desenvolvidos como ferramentas para a resolução de problemas. Não demorou muito para que aplicativos para condomínios se tornarem ferramentas poderosas.

Um app de condomínios geralmente é uma ferramenta que centraliza toda a administração em uma única plataforma.

Por isso, a maior parte dos aplicativos disponíveis no mercado conta com um grande número de recursos que auxiliam a rotina de administradoras de condomínios, síndicos, moradores e funcionários.

Para que serve um aplicativo para condomínios?

Qualquer profissional que trabalha com administração de condomínios pode concordar que cuidar de toda a gestão não é uma tarefa fácil e muito menos uma tarefa breve.

O trabalho na gestão de condomínios fica ainda maior dependendo da quantidade de unidades, do número de funcionários, da variedade de áreas comuns, das especificações do regimento interno e convenção condominial, e etc.

Portanto, um aplicativo para condomínios serve para tornar esse trabalho mais prático, realizando de forma automática trabalhos manuais, realizando cálculos e recursos inteligentes para reduzir o trabalho de gestores.

Além disso, um aplicativo também oferece uma experiência muito mais integrada para todos os presentes no condomínio.

Recursos de um app de condomínios

Para suprir as inúmeras demandas da administração condominial, um aplicativo para gestão de condomínios deve contar com diversos recursos.

Isso porque um condomínio possui diversos setores e a administração precisa atender diversas responsabilidades, como por exemplo:

  • Prestação de contas;
  • Comunicação com os condôminos e funcionários;
  • Cotações e orçamentos;
  • Manutenção predial;
  • Chamados, solicitações, reclamações, dúvidas e sugestões de moradores;
  • Cobranças;
  • Envio de boletos e segunda vias;
  • Previsão orçamentária;
  • Agenda de uso de áreas de uso comum;
  • Controle da portaria;
  • e muito mais.

Um bom aplicativo irá cobrir todas as necessidades do condomínio com funcionalidades que funcionam melhor do que os métodos tradicionais.

Recurso para prestação de contas

Aplicativos de condomínios contam com recursos que permitem ao gestor entregar um relatório em tempo real das contas do condomínio.

Esse relatório cobre todos as despesas e ganhos com anexos das notas fiscais e comprovantes. 

O recurso é a solução mais transparente para a prestação de contas e além de apresentar as contas, também passa mais segurança no trabalho do síndico ou administradora de condomínios para os moradores.

Recursos para a comunicação no condomínio

É importante entender que a comunicação é um dos fatores mais determinantes para o sucesso da gestão condominial. Portanto, o aplicativo precisa conter recursos que auxiliem a conversação entre setores do condomínio.

Aplicativos para condomínios geralmente oferecem funcionalidades que permitem enviar avisos aos condôminos diretamente no app, sem utilizar grupos de Whatsapp ou outras formas de comunicação tradicionais.

Além disso, os aplicativos podem enviar emails com avisos urgentes e até oferecer modelos para a impressão de recados a serem espalhados pelo condomínio.

Recursos para a administração financeira do condomínio

Os recursos voltados para auxiliar na contabilidade do condomínio geralmente auxiliam nas seguintes tarefas:

  • Registro de todas as contas bancárias vinculadas ao condomínio;
  • Registro dos consumos dos condôminos;
  • Controle das receitas e despesas do condomínio;
  • Atualizações sobre transferências entre contas com a atualização de saldos das contas do condomínio;
  • Aplicação de abonos para unidades;
  • Criação de grupos de rateio;

Recursos para o controle de inadimplência

Infelizmente a inadimplência ainda é um problema comum na maior parte dos condomínios, então, o aplicativo que possuir um recurso para ajudar a diminuir essa taxa, será mais valorizado.

Nos aplicativos de condomínios o recurso para inadimplência funciona com uma central com todas as informações importantes para lidar com aquele problema.

Melhores aplicativos para condomínios

Atualmente existem diversas opções no mercado de aplicativos para condomínios, contudo alguns ganham destaque pelo grande número de recursos, atendimento ao cliente e outras questões.

Os aplicativos de condomínios são desenvolvidos para diversas necessidades de condomínios diferentes, portanto, é impossível selecionar o melhor, porque isso vai depender do que o condomínio precisa.

O que não pode faltar em um aplicativo para condomínios?

Na hora de escolher o aplicativo de condomínios para a sua gestão, é importante estar atento às seguintes questões:

O aplicativo de condomínios é compatível com sistema IOs e Android? 


Afinal seus moradores vão precisar acessar o app de seus smartphones que podem ser de marcas que utilizam sistemas diferentes.

O aplicativo para condomínios é fácil de usar?


É importante lembrar que o aplicativo de condomínios pode ser usado por qualquer condômino, isso inclui pessoas de todas as idades, gêneros e escolaridades. Para ser acessível a todos, o aplicativo deve ser intuitivo e fácil de usar.

O aplicativo possui todos os recursos que o condomínio precisa?

Um aplicativo que não possui todas as funcionalidades que o condomínio precisa não será eficiente, portanto, é essencial que o gestor busque por uma alternativa que vá ajudar com todos os problemas do condomínio.

O aplicativo para condomínios é confiável?

Algumas opções de aplicativos podem não ser tão confiáveis. Um aplicativo confiável é ainda mais indispensável no caso da gestão utilizá-lo para realizar transações bancárias e cobranças de moradores.

O aplicativo possui um bom suporte técnico?

Mesmo o gestor que conheça a plataforma da melhor forma possível vai ter dificuldade com algumas questões, principalmente no começo da utilização. Além disso, os moradores também podem ter dúvidas e problemas.

Um bom suporte técnico é vital para que o gestor encontre maior facilidade na hora de utilizar o aplicativo.

Os planos de contratação do aplicativo são acessíveis?

Um aplicativo para condomínios não precisa ser necessariamente caro e nem um gasto excessivo para o financeiro condominial.

Portanto, deve-se considerar aplicativos que possuam bons planos de contratação.

Vantagens e desvantagens de aplicativos de condomínios

Depois de conhecer todas as possibilidades de um aplicativo para condomínios, é importante avaliar quais serão suas vantagens e desvantagens.

Afinal um aplicativo para condomínios promete diversos benefícios para os moradores, administradoras e síndicos.

Contudo, podem existir desvantagens, principalmente considerando os usuários do app.

Desvantagens de aplicativos para condomínios

A principal desvantagem de optar por um aplicativo para condomínios em ordem de auxiliar a gestão do condomínio tem relação direta com os usuários do app e pode ser resolvida facilmente.

Afinal, mesmo que o aplicativo tenha sido desenvolvido com foco na acessibilidade e usabilidade, ainda pode ser desafiador para pessoas que não são tão familiarizadas com tecnologia.

Contudo, essa desvantagem é facilmente resolvida com aplicativos que possuem treinamentos especiais para os moradores. Além disso, esses aplicativos contam com suporte técnico para auxiliar na utilização da plataforma.

Vale a pena contratar um aplicativo para condomínio?

Essa é uma das perguntas que os síndicos e administradoras mais fazem.

Por isso, preparamos um vídeo com exemplos práticos que vão mostrar como um aplicativo vai ser útil na sua rotina de administração de condomínios e mais: descubra qual é o melhor aplicativo para condomínio!

Conclusão

Aplicativos para condomínios vieram para revolucionar a gestão de condomínios. Essas ferramentas oferecem diversos benefícios, principalmente em relação a integração entre gestão e condôminos e inovação.

Quando uma administradora ou um síndico decide utilizar um aplicativo para condomínios isso quer dizer que não é só os moradores afetados por aquela gestão que serão afetados. Um aplicativo para condomínios também ajudará a encontrar novos clientes.

Se você gostou desse artigo da uCondo, também pode gostar:

Postado em  

May 12, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.