Tempo estimado de leitura:

5 dicas para escolher o melhor app de condomínio

Seja para uma gestão mais eficiente, para facilitar a comunicação ou para promover a interação entre os moradores, escolher o melhor app para condomínios é essencial para uma experiência inovadora.

Viver em um condomínio é uma experiência única, onde compartilhamos espaços, vivências e buscamos o bem-estar coletivo. 

Com o avanço da tecnologia, a gestão de condomínios tem se modernizado, e um elemento que tem se mostrado cada vez mais essencial para a eficiência e a comodidade: o uso de aplicativos de gestão.

Os aplicativos para condomínios vêm ganhando popularidade rapidamente, pois facilitam a comunicação entre moradores, síndicos e administradoras, além de otimizarem diversos processos do dia a dia. 

No entanto, com a variedade de opções disponíveis no mercado, escolher o aplicativo ideal para o seu condomínio pode se tornar uma tarefa desafiadora.

Neste post do blog uCondo, vamos trazer cinco dicas essenciais para ajudá-lo a selecionar o melhor app para condomínio, garantindo uma experiência digital ágil, segura e sob medida para atender às necessidades da sua comunidade

Neste post, você vai ver:

uCondo é o melhor app de gestão de condomínios
Saiba como escolher o melhor app de condomínio.



O que é um app para condomínio?

Um aplicativo para condomínio é uma plataforma digital desenvolvida para facilitar a comunicação e a gestão interna de condomínios residenciais.

Essa ferramenta tecnológica tem como objetivo simplificar diversos processos, melhorar a interação entre moradores, síndicos, administradores e prestadores de serviços.

Além disso, eles também podem otimizar a administração e o funcionamento geral do condomínio.

Esses aplicativos são projetados para serem acessados através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tornando-se uma solução prática e eficiente para síndicos.

Eles permitem o acesso rápido e fácil às informações e funcionalidades relacionadas ao condomínio.




Quais as principais funcionalidades de um app para condomínio?

As principais funcionalidades de um app para condomínio podem incluir:

  1. Gestão Financeira: Ajuda na administração financeira do condomínio, permitindo que os moradores acessem informações sobre suas taxas, despesas e pagamentos.

  2. Redução de inadimplência: Com um aplicativo como o uCondo, o síndico possui uma régua de cobrança automática que ajuda a reduzir a inadimplência.

  3. Emissão de balancetes: O app considera todas as receitas e despesas, facilitando a emissão de balancetes financeiros para prestação de contas.

  4. Comunicação: Possibilita a troca de mensagens instantâneas entre os moradores, síndicos e a administração do condomínio, criando um canal direto e eficiente para informar sobre eventos, comunicados importantes, ou resolver questões do dia a dia.

  5. Reservas e Agendamentos: Permite aos moradores agendar espaços comuns, como churrasqueiras, salões de festas, quadras esportivas, entre outros, facilitando o controle de uso dessas áreas e evitando conflitos.

  6. Avisos e Notificações: O app pode enviar notificações e alertas sobre eventos, assembleias, prazos importantes, manutenções programadas e outras informações relevantes.

  7. Livro de Ocorrências: Permite o registro e acompanhamento de problemas e solicitações dos moradores, agilizando o processo de resolução de questões relacionadas à infraestrutura do condomínio.

  8. Controle de Acesso: Alguns aplicativos oferecem recursos de controle de acesso, como liberação de portões remotamente, uso de QR codes para visitantes e entregas, proporcionando mais segurança aos moradores.

  9. Enquetes e Votações: Facilita a realização de enquetes e votações online, sendo útil para decisões coletivas e escolha de temas importantes no condomínio.



Por que contratar um app para condomínio?

A resposta é simples: hoje a tecnologia facilita a nossa rotina sem ao menos nos darmos conta de que ela está presente. 

E se você usa a tecnologia para facilitar todas as áreas da sua vida, não existe motivo para ainda não estar usando um app no seu condomínio.

Além de todas as funcionalidades citadas acima, um app para condomínio vai automatizar as tarefas que roubam o tempo da sua gestão: como faturamento, prestação de contas e gerenciamento de reclamações.

Se você leva 4 horas para enviar os boletos para todos os moradores, um aplicativo vai fazer isso com poucos cliques, economizando tempo e recursos. 

Qual síndico não gostaria de contar com uma facilidade dessas? 😍

Leia também: Aplicativo para condomínios: o guia completo



Qual o melhor programa de condomínio?

Existem algumas dicas importantes na hora de escolher o melhor aplicativo e sistema para condomínio.

Confira algumas dicas que a uCondo separou para você:

  1. Funcionalidade do aplicativo

Usar um aplicativo para condomínio que ajuda a gerenciar toda a burocracia financeira, é bom.

Mas contar com um app que tem funções que facilitam o dia a dia dos funcionários e dos moradores, é maravilhoso.

Antes de contratar um aplicativo de gestão, dê uma olhada na lista de funcionalidades citada acima e saiba se o aplicativo escolhido possui todas elas.

  1. Facilidade para usar

Na hora de escolher um app para condomínio, você precisa levar em consideração a usabilidade desse sistema.

A interface é intuitiva e você encontra as informações facilmente? 

Leve isso em conta na hora de contratar.

  1. Disponibilidade em diferente plataformas

Nem todos os moradores vão ter celulares da mesma marca, por isso o app para condomínio escolhido deve funcionar bem tanto no Android, como no iOS. 

E a melhor forma de descobrir isso, é olhando as avaliações desse app para condomínio na app store.

Outro ponto a ser levado em consideração, é se o app pode ser acessado também pelo computador e tablet, pois isso vai ajudar na rotina dos colaboradores do condomínio.

  1. Suporte eficiente

O suporte é a última coisa que alguém quer utilizar ao escolher uma solução. Por isso na hora de contratar, muitas pessoas não avaliam qual é o formato de suporte da empresa, o que é um erro.

Na uCondo, por exemplo, os clientes contam com um suporte humanizado e especializado em administração de condomínios, que ajuda desde a configuração do sistema, até possíveis dúvidas que podem surgir durante o uso do aplicativo. 

Além disso, a uCondo oferece um processo de "onboarding", onde os profissionais orientam os síndicos e gestores a utilizarem todas as funcionalidades disponibilizadas pelo aplicativo.

  1. Segurança reforçada

Ao contratar um app para condomínio, você como síndico deve contratar a solução mais segura.

Afinal, todos os dados do condomínio, dos moradores e dos colaboradores vão estar nesse sistema e ninguém quer ter a dor de cabeça de ter um vazamento de dados ou até mesmo perda.

Por isso, antes de contratar um sistema para condomínio, faça essas perguntas:

  • O app segue as normas da LGPD?
  • O servidor do sistema é seguro?
  • Os dados possuem backup?

Qual o melhor aplicativo para condomínio?

Um bom app vai encaixar na rotina e no bolso de todo o condomínio.

Além disso, o melhor aplicativo para condomínio é aquele que possui todos os benefícios mostrados nas dicas anteriores.

O uCondo por exemplo, é um sistema de gestão condominial acessível e prático, com dezenas de funcionalidades que facilitam o dia a dia do síndico.

Além disso, o aplicativo para condomínio uCondo é multiplataforma: os usuários podem acessar pelo computador, celular ou tablet.

Assista abaixo uma demonstração simples do uCondo:




Como contratar um aplicativo para condomínio?

Contratar um aplicativo para condomínio pode ser uma decisão positiva para melhorar a comunicação e a gestão interna.

O síndico pode fazer um levantamento e avaliar as melhores opções entre os aplicativos disponíveis e que se encaixam no orçamento do condomínio.

Antes de tomar qualquer decisão final, é fundamental levar o assunto à assembleia de condomínio. 

A convocação da assembleia deve ser feita de acordo com as normas e prazos estabelecidos na convenção do condomínio

Durante a assembleia, apresente aos moradores as opções de aplicativos e as propostas recebidas.

Leia também: Como fazer uma ata de assembleia?

Os moradores terão a oportunidade de discutir as opções apresentadas e tirar suas dúvidas. Em seguida, realize uma votação para decidir qual aplicativo será contratado. 

Após a escolha e a assinatura do contrato, inicie o processo de implementação do aplicativo no condomínio

O fornecedor deve oferecer suporte técnico e treinamento para os síndicos, administradores e moradores, garantindo que todos saibam como utilizar o aplicativo de forma eficiente.

Quanto custa o aplicativo uCondo?

O aplicativo uCondo possui o melhor custo-benefício dentre todos os aplicativos, já que traz dezenas de funcionalidades com plano a partir de R$79 por mês.

Quer saber como funciona o app uCondo? Cadastre-se abaixo e receba uma demonstração gratuita do sistema:

Postado em  

December 20, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.