Tempo estimado de leitura:

Motoboy é humilhado em condomínio de Valinhos/SP

Em 2020, um motoboy foi humilhado por um morador de um condomínio de luxo na cidade de Valinhos, em São Paulo. Matheus Pires Barbosa estava fazendo uma entrega para o iFood quando sofreu agressões verbais e racismo.


O caso ocorreu no dia 31 de julho, mas o vídeo vazou somente na semana seguinte, no dia 7 de agosto.

A repercussão do caso trouxe luz para o assunto, que segue sendo motivo de polêmica até hoje, com novos casos de racismo e de discriminação sendo registrados frequentemente em todo o país.

Índice:

  • Motoboy é humilhado em condomínio
  • Pronunciamento oficial do condomínio
  • Pronunciamento do aplicativo de entregas
  • Manifestação dos motoboys no condomínio
  • Repercussão do caso em todo o Brasil
  • Bônus: controle de acessos no condomínio

Motoboy foi humilhado por morador e o caso repercutiu em todo o Brasil.


Motoboy é humilhado em condomínio


Essa era a segunda entrega de Matheus para a mesma pessoa. Na primeira vez, o morador Mateus Almeida Prado já havia sido grosseiro com o entregador, que estava com dificuldade de encontrar o endereço do condomínio. 


A agressão verbal no dia 31 aconteceu após o motoboy pedir para que o morador buscasse o pedido na portaria do condomínio e então o morador reclamou, dizendo que o motoboy do iFood tinha a obrigação de ir até a sua casa fazer a entrega.


O morador agrediu verbalmente o motoboy e cometeu crime de racismo quando disse que ele “tinha inveja disso aqui” apontando para a própria pele. Além disso, também chamou o entregador do aplicativo de comida de “semianalfabeto”. Assista o vídeo:


No dia do ocorrido, a Guarda Municipal foi chamada e encaminhou os envolvidos para a Delegacia de Valinhos, onde o caso foi registrado como injúria racial.


A defesa do morador Mateus informou que ele tem esquizofrenia.


Pronunciamento do condomínio Vila Bela Vista


Diante da repercussão, o condomínio se manifestou contra a atitude do morador. A administradora do condomínio colocou uma faixa ao lado da portaria. Confira:


"O condomínio Vila Bela Vista vem a público repudiar o ato de discriminação ocorrido em sua área comum. Neste ato, informamos que o corpo diretivo e seus moradores não compactuam com a atitude do cidadão em questão"


A administradora do condomínio colocou a faixa para se posicionar pois muitas pessoas se revoltaram com o caso e começaram a passar na frente do local gritando contra o morador.

Pronunciamento do aplicativo de entregas - iFood



Na ocasião, o iFood excluiu o usuário agressor de seu aplicativo de entrega de comida e ofereceu apoio jurídico e psicológico para o motoboy Matheus Pires Barbosa.

Manifestação dos motoboys no condomínio em Valinhos - SP


Na manhã do dia 08 de agosto, cerca de 100 entregadores de aplicativo de comida se reuniram em frente ao condomínio em Valinhos. 


A manifestação pacífica fez um buzinaço para demonstrar apoio ao motoboy Matheus Pires Barbosa. 

aplicativo para controle de acessos e entregas
Motoboys estão na linha de frente na pandemia e facilitam a vida de muita gente, a manifestação dos motoboys em Valinhos - SP trouxe apoio para o entregador Matheus. 


Repercussão do caso do motoboy humilhado em condomínio


  • O humorista Matheus Ceará ajudou o entregador, comprando uma moto 0 km para ele no mesmo dia em que o vídeo viralizou. Matheus Pires Barbosa estava trabalhando com a moto de seu pai porque a sua estava estragada. 


  • Luciano Huck também presenteou o motoboy com uma moto. o apresentador declarou que “Matheus foi corajoso e não baixou a cabeça pro preconceito. Este vídeo é revoltante. É um dever como cidadão denunciá-lo”


  • Internautas organizaram uma vaquinha para ajudar o entregador através do Razões para Acreditar. A arrecadação serviu para ajudar o Matheus a dar a volta por cima e arrecadou mais de R$ 216 mil.


  • No Instagram, a conta do motoboy já está com 2 milhões de seguidores. 


  • Matheus foi contratado como editor de vídeo na agência de publicidade Avellar.

Bônus: Você controla os acessos e entregas no seu condomínio?

Acreditamos em soluções que descomplicam o dia a dia em condomínios, trazendo segurança e comodidade, por isso queremos mostrar um aplicativo de condomínio preparado para facilitar a vida do entregador, porteiro e morador.

Com o aplicativo uCondo o morador faz a pré-liberação de acesso de entregadores na portaria, o porteiro avisa o morador quando a entrega chega e também na saída. A plataforma registra essas informações em banco de dados - que não podem mais ser deletadas - e pode-se gerar relatórios estratégicos de entradas e saídas de pessoas e entregadores do condomínio.

Em alguns casos esses relatórios podem ser disponibilizados - pela gestão - para órgãos competentes, a exemplo: caso do motoboy humilhado em condomínio.

Aplicativo para condomínio: controle de portaria

O aplicativo para condomínio uCondo faz todo o controle de acessos, encomendas, correspondências e ainda ajuda a portaria a organizar as reservas das áreas comuns.

Confira abaixo como funciona na prática:


Cadastre-se abaixo saiba como melhorar a segurança e otimizar o processo de entregas:


Postado em  

October 4, 2023

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.